grades abertas e fechadas no e-commerce

Quais as diferenças entre grades abertas e fechadas na configuração de produtos no e-commerce B2B?

O cadastro de produtos é uma das etapas mais importantes da implantação de um e-commerce de sucesso. Descrições de qualidade com fotos, cores e tamanhos podem ser cruciais na decisão final de compra. Em um e-commerce B2B, além dessas configurações, existe ainda outra funcionalidade que traz benefícios e facilita a gestão do estoque: a venda por meio de grades. Neste artigo, explicarei as diferenças entre grades abertas e fechadas na configuração de produtos no e-commerce, funcionalidade disponível na Plataforma Flexy.

Grade de Produtos

No universo do atacado, é bastante comum encontrar produtos comercializáveis que possuem uma ou mais características que os diferenciam um do outro, mas que não apresentam diferenças de preço (ex.: cor e numeração). Fabricantes e atacadistas chamam esses conjuntos de variações de “grades”, geralmente usadas no comércio de calçados, roupas e acessórios. Veja o exemplo abaixo.

Exemplo de variação de produto

Com o gerenciamento de grades, fica muito mais fácil apurar quantidades em estoque, verificar a necessidade de pedidos de compras para reposição, criar promoções de vendas direcionadas aos produtos acumulados ou promover a organização de produtos no estoque e nas gôndolas (no caso de lojas físicas).

Essa classificação dos produtos por meio de grades sempre existiu no atacado e se estendeu ao comércio eletrônico. Algumas plataformas destinadas às vendas B2B oferecem essa funcionalidade.

 Leia também: A plataforma do seu e-commerce foi desenvolvida para o e-commerce B2B?

Grades abertas e fechadas

Como expliquei anteriormente, uma loja de atacado pode cadastrar os seus produtos na plataforma de e-commerce e dividi-los por meio de grades, a fim de facilitar a venda de produtos com variações e em grandes quantidades.

A primeira etapa, para um gerenciador, é fazer o cadastramento das variações dos produtos na plataforma de e-commerce. Quanto mais detalhamentos, melhor: eles definirão o que será mostrado ao comprador quando ele acessar o site.

Para entender como esse processo funciona, assista ao tutorial: Produtos com variações na Plataforma Flexy, apresentado pelo consultor comercial da Flexy, Sidney Pinheiro.

grades abertas e fechadas no e-commerce
Seleção do tipo de produto a ser cadastrado | Plataforma Flexy

Depois de denominar as variações dos produtos, é possível customizar o layout do front end, isto é, o painel que ficará disponível aos compradores que acessarem o portal. Você poderá definir se eles terão acesso a uma grade aberta ou fechada.

Por exemplo: um determinado calçado é fabricado com os números 33 – 34 – 35 – 36 – 37 – 38 – 39, esta variação de numeração é a grade. Em uma grade aberta, o cliente pode comprar as quantidades de calçados de cada número definidas por ele mesmo. Já numa grade fechada, o vendedor define as quantidades e o cliente tem que comprar as quantidades estabelecidas pelo vendedor.

A imagem abaixo mostra o exemplo de uma grade aberta. O consumidor, ao comprar o scarpin de cor vermelha, tem acesso a uma grade pronta com os números 33 – 34 – 35 – 36 – 37 – 38 – 39. Ele fará a compra da grade pré-estabelecida pelo vendedor, mas poderá adicionar a quantidade de cada um. Isto é, ele precisará levar calçados de todas as numerações, mas pode escolher se quer 10 do 35, 15 do 37, por exemplo.

grades abertas e fechadas no e-commerce
Exemplo de interface de compra no portal B2B com grade aberta de produtos | Plataforma Flexy

Ao adicionar à sacola, a plataforma calcula o preço final já com o valor da substituição tributária, descontos e outras condições de pagamentos, tudo conforme as políticas comerciais do seu e-commerce.

Além da grade de tamanhos, o seu site pode deixar visíveis todas as opções de cores disponíveis para aquele produto, como no exemplo abaixo.

grades abertas e fechadas no e-commerce
Exemplo de layout de e-commerce B2B – Demonstração de variações de cores de produtos | Plataforma Flexy

A maioria dos fabricantes opta por vender no modelo de grade para garantir que (utilizando o exemplo dos calçados) ao vender as numerações mais usuais, também ancore a venda de numerações menos usuais. Por exemplo: para o lojista ter os números 35 e 36 em seu estoque ele tem que comprar uma grade onde consta os números 42 e 43.

Para aprofundar ainda mais o assunto, assista também ao tutorial “Cadastrando Produtos em Grade

A sua plataforma de e-commerce B2B também possibilita o cadastro de grades abertas e grades fechadas? Se ficar com dúvidas ou quiser conhecer as soluções da Flexy para sua empresa, entre em contato com um especialista aqui.

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