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Análise de mercado: veja como fazer pesquisas para seu e-commerce

As vendas online vêm crescendo muito e a previsão é de que continuem assim. Segundo dados da ACI Worldwide, em abril de 2020, o comércio eletrônico teve um salto nas transações de 209% se comparadas ao mesmo mês de 2019. Nesse sentido, é importante estar atento às tendências e fazer uma análise de mercado para perceber como seu produto ou serviço se encaixa neste cenário.

Por isso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer uma análise de mercado para sua empresa. Acompanhe!

Entenda por que os dados do mercado de vendas online representam uma oportunidade de negócio 

O comércio eletrônico é uma fonte de dados e é preciso aproveitá-la para buscar melhorias. Como o processo de compra e venda ocorre de modo totalmente virtual, as lojas conseguem coletar preciosos dados sobre o perfil e comportamento do consumidor.

Por exemplo, é possível ter acesso a informações de buscas online, páginas que foram visitadas, e-mails que foram abertos, entre outros. Com isso, o e-commerce consegue fazer uma análise de mercado focada no público alvo e assim entender sobre o comportamento de consumo. Os insights fornecidos pela pesquisa podem ser usados estrategicamente em diferentes áreas do negócio.

Outro ponto que merece destaque quanto à importância dos dados do e-commerce é com relação à necessidade de retenção de clientes. Com a competitividade crescente, criar estratégias focadas em reter o público é fundamental. 

As ações de retenção de clientes são focadas em satisfazer o consumidor, de modo que ele se sinta valorizado e prestigiado. Com dados gerados por pesquisas de satisfação, por exemplo, é possível traçar estratégias e ações pautadas nas opiniões e experiência que ele viveu.

Isso pode revelar insights sobre a agilidade e qualidade do atendimento, questões referentes a precificação e promoções, preferências e hábitos e consumo, entre outros. Ou seja, as informações colhidas nos processos de venda e pesquisas de mercado servem de ponto chave para o negócio.

Qual caminho seguir para realizar minha análise de mercado? 

Para realizar uma análise de mercado é preciso, antes de tudo, entender o que não deve ser feito nesse processo. Como exemplo, podemos citar: bombardeio de ligações, e-mails diários sem relevância ao consumidor e, principalmente, compra de dados de terceiros.

Vale dizer que uma pesquisa de mercado é capaz de trazer insights e informações que podem ser utilizadas com diferentes objetivos. Um destes que podemos destacar é melhorar a experiência do consumidor, fazendo ajustes e melhorias necessárias de modo que possibilitem uma jornada de compra que entregue mais valor. Dessa forma, é possível mirar na fidelização.

Uma questão importante a considerar também em relação a como proceder é entender que uma estratégia guiada por dados é capaz de prever o hábito de consumo dos clientes. Isso pode ser o ponto alto nos planos de ação e marketing digital do negócio. Ou seja, é essencial saber utilizar os dados para planejar ações que motivem a próxima compra do cliente.

Como fazer pesquisa de mercado em e-commerce? 

Veja algumas questões que você precisa se atentar para realizar uma análise de mercado de forma eficiente:

Escolha o tipo de pesquisa .

É preciso escolher um tipo de pesquisa, como::

  • Hábitos de consumo: permite evidenciar a preferência dos clientes e seu comportamento como comprador, o que resulta em estratégias mais direcionadas;
  • Meios de pagamento: entender os meios de pagamento que os clientes usam ajuda a sua empresa a alavancar as vendas ao oferecer as opções buscadas;
  • Análise da concorrência: a análise de mercado também possibilita avaliar a concorrência, portanto, pergunte os consumidores pensam a respeito de outras marcas;
  • Elasticidade do preço: nesse tipo de pesquisa o consumidor diz quanto pagaria por um produto ou serviço e ajuda a identificar a percepção de valor quanto ao que sua marca cobra;
  • Pesquisa interna: trata-se de identificar o nível de satisfação dos colaboradores, possibilitando medir sua motivação e aspectos que podem ser aprimorados;
  • Marca: diz respeito à posição que sua empresa tem em relação aos concorrentes;
  • Satisfação dos clientes: essa é clássica e possibilita entender como seu atendimento ao cliente é visto por ele e identificar pontos de melhoria quanto a isso;
  • Clientes inativos: ajuda a compreender os motivos que os fizeram não comprar mais no seu e-commerce, o que possibilita criar uma abordagem para reconquistá-los.

Defina uma ferramenta

O tipo de pesquisa está definido? Agora é hora de buscar as ferramentas certas, como: 

  • Formulários Google;
  • Survio;
  • Typeform;
  • Online Pesquisa, entre outras. 

Todas são focadas em colher dados por meio de uma pesquisa online, mas cada uma possui seus benefícios.

Faça perguntas objetivas

É muito importante se atentar às perguntas da pesquisa. Isso porque questões com sentido dúbio podem causar confusão. 

Sem contar que, com o dia a dia corrido, as pessoas não têm tempo para se dedicar muito a esse processo. Portanto, crie perguntas objetivas, claras e simples.

Divulgue sua pesquisa

A divulgação da pesquisa é outro passo fundamental para aumentar a transparência e a credibilidade da sua empresa. 

É um meio de impactar positivamente os clientes e outras empresas, uma vez que isso mostra que seu negócio é consolidado no mercado e busca as melhores formas de alcançar o público.

Ofereça benefícios para quem respondê-la

Essa é uma estratégia usada de modo a estimular a participação, mas também como um agradecimento. 

No pós-venda, por exemplo, pode-se oferecer um desconto na compra ou um brinde. Vale lembrar que isso não induz respostas positivas por parte dos consumidores, sendo uma ação voltada para abranger um maior número de respondentes.

Defina um prazo para realizar a análise

É primordial definir uma data para que a análise de mercado seja feita. Isso vai ter impactos também no volume de respostas colhidas e é mais uma etapa que exige planejamento. Por isso, antes de tudo, pense no prazo de realização da análise e trace os procedimentos necessários para tal.

Crie um plano de ação

Por fim, crie um plano de ação. O plano de ação requer um planejamento, uma vez que ele é pensado a partir do objetivo inicial. No entanto, essa etapa diz respeito a um momento posterior ao diagnóstico, ou seja, após a análise. 

Trata-se, portanto, da fase em que a empresa poderá traduzir os resultados e traçar melhorias, utilizando as tendências que a pesquisa evidenciou.

E agora que você já entendeu como a análise de mercado pode ajudar nas suas estratégias, que tal conhecer as soluções tecnológicas que potencializam suas ações na empresa?

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