B2B e B2C, Saas, Marketplace, KPI, ROI, funil de vendas... afinal, o que significam esses termos? Acesse agora o glossário e-commerce e entenda cada um deles!

Glossário e-commerce: termos que você precisa conhecer agora mesmo

Empreender no mercado de vendas online exige não só conhecer sobre o mercado, as tecnologias existentes e o perfil do consumidor como também conhecer o que cada termo relacionado ao glossário e-commerce significa, sobretudo para aqueles que estão iniciando sua jornada. 

Pensando nisso, selecionamos neste artigo as principais expressões usadas no setor. Confira!

Você conhece os principais termos do universo e-commerce?

São muitos os termos que se relacionam aos negócios de vendas online. Esse conjunto de vocábulos específicos pode gerar dúvidas para os profissionais que estão iniciando nessa área. Se esse é o seu caso, selecionamos os principais termos e seus significados para você começar a dominar o assunto:

Plataforma 

A plataforma de e-commerce é o sistema responsável pela visualização e o gerenciamento de uma loja virtual. Esse sistema, ou software, permite algumas ações importantes, como:

  • Cadastro de produtos;
  • Gerenciamento de estoques, 
  • Inclusão de preços ou listas de preços;
  • Cadastro de transportadoras;
  • Entre muitas outras. 

Em alguns casos, a plataforma também permite o cálculo de substituição tributária para incluir o valor do imposto no preço final.

SaaS 

Saas é um termo do glossário e-commerce que significa “software as a service” ou “software como serviço”, em português. É uma modalidade de comercialização de sistema de solução tecnológica que inclui, além de uma licença de uso, todos os serviços agregados.

Nesse caso, tudo vem em um pacote que é pago mensalmente e que é válido enquanto o cliente estiver arcando com o valor.

Hospedagem 

A hospedagem é um serviço disponibilizado virtualmente para realizar o armazenamento do seu site na internet. Ao adquirir uma hospedagem, você está comprando um espaço de um servidor, onde irão ficar os arquivos e informações essenciais para o funcionamento da sua loja online ou site.

Funil de vendas

É o termo do glossário e-commerce usado para representar o processo de venda de um cliente desde o primeiro contato até a compra realizada. Trata-se de uma estratégia que permite um alinhamento entre as áreas comercial e de marketing e assim um maior controle e previsibilidade sobre as vendas. As etapas do processo são normalmente divididas em visitantes, leads, oportunidades e vendas (ou clientes). 

KPI

KPI é a sigla para Key Performance Indicador. Traduzida, a frase significa Indicador-chave de desempenho. Ou seja, trata-se de métricas que são definidas para acompanhamento e análise de performance de ações em relação ao atingimento dos resultados propostos. Em outras palavras, esses indicadores são como termômetros que dirão se o que está sendo feito está no caminho certo para atingir as metas e objetivos ou não.

ROI

ROI (Return on Investment) está relacionado ao retorno sobre investimento. É um indicativo usado para mostrar em números se um investimento teve bons resultados, trazendo retorno financeiro para a empresa.

E-commerce vs marketplace

E-commerce é uma loja virtual que utiliza a internet e um site próprio para a divulgação, armazenamento de dados e vendas de um único negócio. Ou seja, é exclusivo de uma marca. 

Já marketplace é um sistema online que possibilita a integração de várias lojas, vendedores e produtos de diferentes categorias em um único lugar. É como uma plataforma de shopping virtual, onde é possível encontrar um conjunto de negócios diferentes.

Dentro desses nichos, ainda existem outros termos do glossário e-commerce que você deve conhecer, são eles:

B2B

O B2B (Business to Business) é uma modalidade de transação entre organizações empresariais. Ou seja, diz respeito a toda negociação de uma empresa para outra empresa, independente do porte de cada uma.

B2C 

Já o B2C (Business to Consumer) se refere à transação de uma empresa e um consumidor final. Isto é, são negócios que vendem para consumidores diretamente, quem irá utilizar o produto comprado.

Por fim, agora que você já entendeu os principais termos usados do glossário e-commerce, que tal descobrir o que é necessário para vender muito na internet? Baixe o e-book e confira! 

Comentar

4 thoughts to “Glossário e-commerce: termos que você precisa conhecer agora mesmo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar