Case Flexy: Minha Cooper

Rede Cooper utiliza a solução plataforma de e-commerce para Supermercados da Flexy para vender online em seus supermercados

Há quase 80 anos no mercado, a maior cooperativa de consumo do sul do país acompanhou a evolução do mercado e lançou um supermercado online completo para seus mais de 300 mil cooperados.

Conheça o case da Minha Cooper.

Cenário e desafios: transformação digital

A Rede Cooper segue em constante crescimento. Desde a inauguração de sua primeira filial, em 1968, hoje já são contabilizadas 18 lojas no sul do país. A última ampliação significativa aconteceu em 2018, quando o Centro de Distribuição transferiu suas atividades para uma área de 18,4 mil m², sendo 1.570 m² de área de refrigeração, composto por 47 docas de carga e descarga. Internamente, o pé-direito de 12 metros permite estocar até 11,5 mil porta-paletes.

Comprometida em oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, a Cooper vem acompanhando a transformação dos hábitos de consumo. Com a busca por praticidade ao ir às compras, o crescimento do e-commerce para supermercados foi fortemente impulsionado nos últimos anos. A exigência dos consumidores em ter a mesma experiência de compra tanto online quanto offline, tornou o processo de digitalização da Cooper ainda mais desafiador. Mas a empresa estava disposta a encontrar uma solução adequada, que pudesse manter a qualidade de seus serviços, do atendimento e de seus produtos.

  • Crescimento da empresa;
  • Mudança nos hábitos de consumo;
  • Transformação digital da Rede Cooper
  • Criação de uma tecnologia que oferecesse uma experiência de compra online satisfatória.

Solução

O supermercado online da Rede Cooper, chamado de Minha Cooper, foi lançado em novembro de 2019 usando a tecnologia da Flexy. Além do serviço Cooper Entrega, o e-commerce conta com a opção de Clique e Retire em algumas filiais. Desde 2020, a Minha Cooper também funciona por meio de um aplicativo.

Promoções por lojas.

O portal permite trazer para o online quase todas as campanhas realizadas nas lojas físicas, fazendo com que a experiência omnichannel seja completa: Promoção de Catálogo; Desconto Progressivo; Compre X leve Y; Desconto Progressivo por Conjunto de Itens; Promoção no Carrinho de Compras; Cupom de Desconto; Frete Grátis; e mais!

Compra de produtos fracionados e pesáveis

O e-commerce da Minha Cooper possui a compra de produtos fracionados e pesáveis de forma simples, com a opção do cliente selecionar o produto por unidade ou pelo peso desejável. Ideal para compras de hortifruti, pães, frios e carnes.

Cobrança após picking

Uma funcionalidade importante para os supermercados online é a possibilidade de realizar a cobrança após o picking (separação dos pedidos dos clientes). A Flexy tem integrado com a Rede, empresa especializada em meios de pagamentos eletrônicos, a pré-captura, possibilitando que essa solução seja oferecida aos seus clientes, como a Rede Cooper. Portanto, quando um cliente do supermercado online Minha Cooper faz a compra, adicionando ao carrinho algum item pesável, o sistema calcula um valor provisório do custo do produto (devido a variação do peso), capturando o valor exato após o picking, sem qualquer transtorno para o cliente.

Preço exclusivo para cooperado

No front-end, que é a interface gráfica do site, os produtos aparecem com dois tipos de preço: o exclusivo para cooperados e o para não cooperados. Trata-se de um benefício exclusivo para os participantes do quadro social da cooperativa.

Entrega agendada

Essa solução permite ao cliente do e-commerce Minha Cooper pré-agendar um dia e horário para receber sua compra online. Isso aumenta a eficiência das entregas, evitando transtornos, já que é o próprio supermercado quem definirá um limite de entregas por horário.

Escolha de loja

Além de escolher entre receber em casa ou retirar na loja, o cliente escolhe em qual loja quer comprar. Assim pode aproveitar também  descontos relativos a estoque e região.

História

A Rede Cooper foi fundada em 1944, quando um grupo de operários da Indústria Têxtil Companhia Hering resolveu fundar uma cooperativa de consumo de empregados, com área de atuação em Blumenau-SC, com o objetivo de distribuir gêneros alimentícios aos cooperados. 

Os 101 primeiros cooperados multiplicaram-se rapidamente. A pequena loja, que inicialmente distribuía apenas alguns gêneros alimentícios, sendo estes descontados em folha de pagamento, cresceu. Com o desenvolvimento do Grupo Hering, a Rede Cooper ampliou o atendimento, abrindo lojas nas cidades onde a Hering tinha filiais. No início da década de 1990, a Rede Cooper passou a atender toda a comunidade, tornando-se independente e não se limitando somente aos funcionários da Cia Hering.

Atualmente, a Copper conta com 18 filiais, 19 farmácias, mais de 300 mil cooperados, mais de 3300 colaboradores diretos.

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