Depois da Black Friday e do Natal, a data é a que mais fatura no e-commerce brasileiro
O último relatório da Webshoppers, divulgado no início de 2019, comprovou que os brasileiros gostam mesmo é de aproveitar as datas comemorativas para fazer compras online. Seja para ganhar superdescontos ou presentear alguém querido, essas datas sazonais movimentaram o comércio eletrônico do Brasil em 2018, contribuindo com o aumento do faturamento de centenas de lojas.
Somente a Black Friday foi responsável por 4,9% do faturamento total do e-commerce em 2018 e é considerada a maior data do ano, concentrando um faturamento de R$2,6 bilhões, com um ticket médio de R$608. O Natal concentrou 4,8% de todo o faturamento do comércio eletrônico no ano.
Já no primeiro semestre do ano, a grande estrela é o Dia das Mães. A data, celebrada no segundo domingo do mês de maio, foi responsável por 4% de todo o faturamento em vendas online em 2018 e é a mais importante desse período do ano. Veja na tabela abaixo as principais datas do calendário brasileiro.
Você está pronto? Uma promoção ou uma seleção de produtos especialmente para as mães pode ser o incentivo que faltava para o seu cliente concluir a compra em sua loja.
Se a demanda crescer durante o período e seu e-commerce não estiver preparado, isso pode significar um problema para o consumidor: atraso na entrega, falta de produtos ou até mesmo problemas técnicos no site – devido ao aumento das visitas. Ninguém quer deixar o cliente insatisfeito, certo? E você provavelmente não quer desperdiçar vendas!
Prover uma boa experiência de compra para o seu cliente pode fazer com que ele volte em outra oportunidade – mesmo que não seja em uma data comemorativa! Desejamos muito sucesso nas vendas até o dia 12 de maio!