No próximo dia 15 será comemorado o Dia do Cliente. Uma data cheia de oportunidades para fidelizar mais clientes e aumentar o faturamento. Por isso, preparamos ótimas dicas para a sua empresa encantar e vender mais.
Afinal, você sabe o que é o Dia do Cliente? É uma data comercial para prestar homenagem e agradecimento a todos os clientes, idealizada no Rio Grande do Sul pelo empresário João Carlos Rego. Relativamente nova no calendário, já que foi criada em 15 de setembro de 2003, a data é hoje comemorada em todo o país.
Inclusive, vale dizer, que essa comemoração ganhou ainda mais força com a criação da Semana Brasil. Segundo uma pesquisa da Social Miner, no ano de 2020, a Semana Brasil e o Dia do Cliente geraram juntos um faturamento de R$ 5,3 bilhões para o e-commerce nacional, um aumento de 65% comparado ao mesmo período em 2019.
Então, que tal aproveitar esse dia e caprichar nas ações para os clientes? Acompanhe nosso artigo que traz ótimas ideias para o Dia do Cliente!
Mas, antes, vamos conferir algumas curiosidades.
O que você precisa saber sobre o Dia do Cliente
Cliente ou consumidor?
Apesar das palavras “cliente” e “consumidor” serem usadas como sinônimos, elas têm significados diferentes.
O Código de Defesa do Consumidor define assim: “consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.
Enquanto o foco do consumidor é basicamente o produto ou serviço, o do cliente tem a ver o relacionamento criado com a empresa. Ou seja, esse vínculo é estruturado a partir de uma construção sólida de confiança entre a empresa e o cliente.
Sem dúvida, a construção de um relacionamento entre empresa e cliente é um desafio para muitos negócios. Se você deseja desenvolver melhorar essa relação, aproveite para conferir as 5 estratégias focadas no cliente.
Tanto o Dia do Consumidor (15 de março) quanto o Dia do Cliente (15 de setembro) são datas comemoradas. Além disso, o mês de setembro é uma época sem datas de forte apelo comercial como o Dia dos Pais ou Dia das Crianças. Portanto, vale sim investir em promoções e campanhas para esse dia e aproveitar a oportunidade para aumentar o faturamento do seu e-commerce.
Possibilita ações para todos os públicos
Enquanto outras datas atingem públicos específicos, o Dia do Cliente é uma das poucas datas comemorativas para todos os públicos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Afinal, todos somos clientes de alguém.
Não espere, já é hora de começar sua divulgação
Coloque o Dia do Cliente no seu calendário e comece desde já a montar uma estratégia comercial e de marketing para esta data. Não perca mais tempo!
A seguir, veja algumas ideias para colocar em prática.
5 dicas para o Dia do Cliente 2021
#Dica 1: Personalização de ofertas
Personalizar as promoções é uma forte tendência no e-commerce e permite que os visitantes do site encontrem com mais facilidade o que procuram. Como resultado, acabam comprando mais.
Mostrar as ofertas certas para as pessoas certas no momento oportuno, promove um aumento significativo na taxa de conversão, uma métrica que demonstra qual a parte do seu público realmente gera resultados para a empresa. Além de conquistar a fidelidade dos clientes.
#Dica 2: Fidelização
E por falar nisso, aproveite e ofereça um Programa de Fidelização para reter seus clientes por meio de recompensas (como brindes ou descontos exclusivos) em troca de compras frequentes.
Fidelizar é uma estratégia que aumenta a chance dos clientes comprarem novamente com a sua empresa. Empresas como a Amazon e o Spotify oferecem programas de fidelização aos seus clientes e trazem ótimos benefícios. Inclusive já escrevemos sobre isso, leia o nosso artigo completo de como se aproximar do consumidor na era da conveniência.
#Dica 3: E-mail marketing
Envie e-mail marketing para a sua base de contatos com ofertas e informações direcionadas ao Dia do Cliente. Mas, não esqueça: o conteúdo deve ser relevante já que o objetivo é motivá-los para a compra.
Hoje em dia existem várias formas de automação de marketing, inclusive algumas gratuitas. Portanto, use essas ferramentas para potencializar suas vendas, conhecer melhor e interagir com o seu cliente.
#Dica 4: Remarketing
Faça a ação de remarketing para quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço, aparecendo novamente em anúncios patrocinados (Facebook Ads ou Google Display).
Esta é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e, de acréscimo, ainda alcançar clientes inativos, já que a maioria desses anúncios é segmentada por meio de uma lista de contatos com e-mail, também chamada de mailing.
#Dica 5: Engajamento nas redes sociais
Por fim, o que postar no Dia do Cliente para gerar engajamentos nas redes sociais?
Se levarmos em conta que nos dias anteriores ao 15 de setembro, você já estará interagindo com o seu público, será mais fácil planejar as ações com base no desejo dos clientes. Uma sugestão é usar o Instagram para fazer enquetes, pesquisas e perguntas.
Portanto, no Dia do Cliente publique mensagens de homenagem ou agradecimento. Além disso, é importante oferecer descontos e ofertas exclusivas para a data que podem durar um dia, uma semana ou até o mês inteiro.
Assim, mantenha as suas redes sociais atualizadas com informações úteis sobre os seus produtos e serviços. E aproveite para acompanhar o Instagram da Flexy com mais dicas para você e a sua empresa.