régua de relacionamento

Régua de relacionamento: o que é e como pode beneficiar seu e-commerce

Todo empreendimento requer investimentos em estratégias e ações que contribuam para aumentar o desempenho do negócio. Dentre essas abordagens, o que não pode faltar é o foco na régua de relacionamento com o cliente, uma vez que é fundamental manter um contato próximo a ele.

Isso porque são muitas as questões que giram em torno da necessidade de investir em ações que conquistem a fidelidade do cliente. Seja por causa da rotina do varejo online, do aumento da concorrência no setor, das mudanças nos hábitos de consumo ou da baixa conversão de vendas, a interação com o público é fundamental.

Mas, você sabe como funciona a régua de relacionamento? Continue lendo e entenda também os benefícios para o seu e-commerce!

O que é régua de relacionamento? 

Uma régua de relacionamento é uma abordagem de marketing que tem como princípio a construção de um bom e duradouro relacionamento com o consumidor, e isso  vai além do atendimento eficiente. Ou seja, é uma estratégia focada na retenção e na fidelização.

Trata-se de um processo que visa criar  ações pautadas na boa interação com o cliente. O objetivo é construir uma melhor forma de lidar com ele, pensando em quais iniciativas são necessárias para estimular esse contato mais próximo. 

Em resumo, a régua de relacionamento permite a padronização de todo o processo referente à jornada de compra e influencia  no próximo passo do cliente, considerando o funil de vendas. Ou seja, é  um meio eficiente de fidelizar e satisfazer o comprador  na experiência com a empresa.

Benefícios da régua de relacionamento para o marketing do e-commerce

A régua de relacionamento é uma estratégia pautada no marketing e, por isso, contribui com a construção da comunicação inteligente e de ações direcionadas, proporcionando:

  • Maior retenção de clientes;
  • Aumento na conversão leads;
  • Impacto positivo nas vendas;
  • Mais eficiência no marketing “boca a boca”, o que resulta na maior promoção da sua marca;
  • Redução de custos na aquisição de clientes, uma vez que as indicações de outros consumidores serão um ponto chave para isso;
  • Contribuição para o aumento da posição da sua marca no mercado;
  • Ajuda na consolidação da imagem do seu negócio junto aos clientes.

Ou seja, é uma abordagem que está diretamente ligada ao marketing da sua empresa e que permite eliminar as chances de ocorrerem equívocos na interação com o público. Portanto, criar um processo de relacionamento sólido e bem definido com o consumidor é fundamental para a fidelização e retenção.

Como aplicar ao meu e-commerce?

O primeiro passo para aplicar a régua de relacionamento no seu negócio é planejar um fluxo de mensagens por grupo de clientes, de acordo com a jornada de compra. Para facilitar esse processo, é possível adotar soluções de automação, seja com abordagens de e-mail marketing, mensagens SMS ou até mesmo por WhatsApp.

O principal objetivo, no entanto, é pensar a estratégia e definir os clientes de acordo com o perfil de consumo. Afinal, as análises dos hábitos de compra são essenciais para criar ações direcionadas. Inclusive, é preciso considerar que o comportamento do consumidor é omnichannel.

Isso significa dizer que todas as fases desse processo devem ser pensadas com base na integração dos canais de venda, uma vez que esse tipo de cliente é quem define seu meio e modo de relacionamento com a loja. Ou seja, ele pode interagir tanto no estabelecimento físico como no virtual.

Em resumo, a régua de relacionamento deve criar uma comunicação atrativa e impactar o cliente de forma personalizada. Dessa forma, estará investindo na boa interação com o público e estreitando seu vínculo com ele.

Como criar uma régua de relacionamento em 4 passos 

Agora que você já sabe como funciona o processo da régua de relacionamento e como isso beneficia o seu e-commerce, veja como criar uma para a sua empresa:

  1. Defina público-alvo e personas

Toda estratégia deve, antes de tudo, pensar no público-alvo. Para a criação da régua de relacionamento isso é ainda mais fundamental. O procedimento inclui definir as pessoas em quem essa ação é pautada. Ou seja, é o momento de construir o público-alvo e personas.

Esse é um processo necessário para elaboração do tipo de pessoa com quem a empresa vai se comunicar e como isso será feito da melhor forma possível, de modo a causar impactos positivos tanto na linguagem abordada quanto no conteúdo direcionado.

  1. Desenhe a jornada do cliente

Pensar a jornada do cliente é outro passo indispensável para criar uma régua de relacionamento eficiente. Com o público e personas já definidos, é o momento de avaliar e planejar as ações para as próximas etapas.

Nesse sentido, é preciso considerar as 4 etapas da jornada de compra do consumidor: 

  • Sintomas: referentes às dores do cliente em potencial, suas dúvidas e dificuldades, mas que possuem causas ainda desconhecidas;
  • Problema: é quando ele identifica o problema, ou seja, a causa das dores;
  • Solução: momento em que ele encontra uma solução para o problema;
  • Aquisição: etapa em que ele decide por adquirir o serviço ideal às suas necessidades.
  1. Pense no conteúdo

Após desenhar a jornada, é  preciso planejar os pontos de interação com o consumidor. Então, pense no conteúdo que será direcionado de modo a mantê-lo engajado em um bom relacionamento com a sua marca. 

Ou seja, é importante criar um funil de conteúdo, visto que isso ajuda a identificar o que enviar para cada lead. 

  1. Crie fluxos de nutrição

Então, vem a etapa dos fluxos de nutrição. Isso é baseado no envio de e-mails com conteúdo relevante para o cliente em potencial. 

Nesse sentido, é importante saber que ele não deve ser aleatório, mas muito bem pensado para captar o interesse do lead, considerando sua posição na jornada de compra. E o propósito final é estimulá-lo a avançar para a fase de conversão de venda.

Por fim, entendeu tudo sobre a aplicação da régua de relacionamento para e-commerce? Esperamos ter contribuído com isso! Mas, ainda temos uma dica extra para você que quer aumentar as suas vendas: a Flexy preparou um infográfico focado em ajudar e-commerces a alcançar um melhor desempenho. 

Descubra agora mesmo três estratégias eficientes de marketing para aplicar no seu negócio!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar