Confira as expectativas para a data
A cada data comemorativa que se aproxima, surge a dúvida: como será que as pessoas vão fazer para continuar celebrando mesmo diante das limitações impostas pela covid-19? Com a imaginação fértil dos brasileiros e habilidade de seguir inventando formas de celebrar momentos importantes, em 2020, a previsão é que o Dia dos Namorados também seja comemorado. E quem vai se beneficiar disso é o e-commerce.
Uma pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box sobre a data observou que 67,2% dos entrevistados pretendem presentear em 2020, mesmo aqueles que não poderão se encontrar pessoalmente. A maioria das compras deve ser feita online, uma vez que o acesso às lojas físicas está limitado.
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Em 2019, o varejo online faturou R$2,2 bilhões no período do Dia dos Namorados, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, segundo os dados da E-bit | Nielsen. Em 2020, a expectativa é de alta. Segundo a ABcomm, espera-se um faturamento de R$2,6 bilhões, com ticket médio de R$303 entre os dias 25/05 a 12/06. Uma excelente oportunidade para quem gerencia um e-commerce, principalmente nos segmentos de moda e acessórios, cosméticos e beleza e de eletroeletrônicos.
Além do presente, quando perguntados “como pretendem celebrar”, a maioria dos respondentes (42,10%) disse que pretende cozinhar ou encomendar uma refeição especial, já que em muitas cidades ainda não é possível frequentar restaurantes. Os “deliverys” devem ficar atentos a essa oportunidade, lançando promoções e combos especiais para a data.
A qualidade da entrega também vai pesar ainda mais neste ano. Os lojistas podem oferecer a opção de enviar um cartão de mensagem, por exemplo, fazer entregas agendadas e capricharem na apresentação do presente.
Sobre os cuidados com a loja virtual, as dicas continuam as mesmas! A entrega demorada – a ponto de não dar tempo de comemorar a data no dia certo – pode ser fator para desistência da compra. Como o foco serão os presentes enviados virtualmente, as políticas de troca devem estar muito claras. O plano é não estragar esse dia tão romântico.
A mesma pesquisa da Social Miner revelou que mais da metade (55,90%) dos respondentes já começou a planejar o Dia dos Namorados! Portanto, agora é hora de engajá-los para garantir a conversão do seu site.
Ajude os apaixonados a encontrar o que precisam com facilidade, de acordo com o que já pretendiam comprar: aqui, o conhecimento do seu consumidor vale muito! A comunicação deve ser atraente, podendo estar focada em “faixa de preço” (ex: tudo até R$60,00) ou “tipos de produto” (ex: só vestidos do P ao G). Preço baixo e promoção é sempre um atrativo.
E será que eles estão dispostos a investir no presente? Os últimos anos do e-commerce foram marcados por aumento de pedidos, porém, diminuição do ticket médio. Já o Dia dos Namorados parece estar nadando contra a maré. A intenção de gastos é maior em 2020 se comparado a 2019, conforme o gráfico a seguir.
Talvez os casais estejam tentando compensar a distância, o programa caseiro e/ou a impossibilidade de viajar com surpresas mais caras? Essas respostas só poderão ser dadas no futuro. O que sabemos no momento é que as vendas no e-commerce para o Dia dos Namorados não deverão ser prejudicadas. A Flexy deseja boas vendas a todos os comerciantes e feliz Dia dos Namorados!