Loja Virtual de Atacado: 5 dicas básicas que podem fazer a diferença!

Após muito planejamento para abrir uma loja virtual de atacado, orçamento na ponta do lápis e vontade de expandir as vendas, você tomou a decisão de iniciar no comércio eletrônico. A partir de agora, precisa dedicar tempo e preparar a equipe para que sua loja seja visitada e conhecida também na internet. Neste meio, há algumas questões que você deve se familiarizar e estratégias que você deve traçar para obter sucesso em sua loja.

Neste post, listarei cinco dicas básicas que, com a atenção devida por parte do empreendedor, podem fazer sua loja virtual de atacado alcançar melhores resultados.

1 – Seja relevante na web

Não basta ter uma loja na internet, seu consumidor precisa localizá-la com facilidade. Uma otimização de buscas bem feita é muito mais poderosa do que um ponto consagrado. Para isso, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) podem ajudar.

Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos realizados em portais de busca, como o Google. Isto é, todas as ações necessárias para ajudar o seu site a aparecer nas primeiras posições. Quanto maior a visibilidade para o público, maior a probabilidade de gerar conversões – leads, compras, envio de formulário e outros.

Seja pelo nome da própria loja, por um assunto que você é o especialista, por um de seus produtos ou por uma categoria de produto, ser relevante é uma das maiores ferramentas de venda que você poderá ter.

Somente no Brasil, há quase 60 milhões de e-consumidores, segundo estimativa da e-bit para 2018. Para ser encontrado na internet, confie em um especialista que seja capaz de colocar sua loja no topo das buscas e não esqueça de fazer a sua parte.

Confira mais dicas para melhorar sua posição nos sites de busca no artigo: 5 dicas essenciais de SEO para e-commerce.

2 – Não ignore as redes sociais

As redes sociais são plataformas de comunicação colaborativas, onde os usuários podem criar perfis e postar fotos, músicas, vídeos e artigos, trocar informações, fazer amizades com interesses em comum, entre outras possibilidades.

Quem utiliza essas redes tem nas mãos a oportunidade de gerar conteúdo próprio, manter o contato com amigos e encontrar dicas valiosas sobre assuntos diversos como viagem, moda, saúde, abertura de negócios, notícias e outros.

O acesso a informações e interesses pessoais atrelado ao compartilhamento de conteúdo gera material valioso para as empresas que buscam respostas para conhecer melhor seus consumidores, interagir com o público e melhorar seus produtos e serviços.

O uso dessas plataformas se tornou tão popular entre os brasileiros – 50 milhões de usuários no Brasil usam Instagram e 120 milhões estão no Facebook (Facebook, 2018) – que, no varejo (B2C), além de se tornarem vitrines dos produtos da empresa, as redes sociais são utilizadas também para realizar vendas. Informação relevante, afinal, o seu comprador B2B também é usuário dessas redes.

Assim como você procura reconhecer e conversar com seu cliente, tratando-o com a proximidade que a maioria deles gosta se ser tratado, as redes sociais também são, além de uma fantástica ferramenta de comunicação, uma excelente forma de gerenciar o relacionamento com o cliente na sua loja virtual de atacado. É quase um CRM, disponível de forma gratuita a você.

3 – O poder dos cupons

Uma das funcionalidades mais básicas de uma loja virtual, disponibilizada por todas as boas plataformas de e-commerce, são os cupons de desconto. Eles são capazes de ativar a visitação à sua loja, tanto para recorrência de compra e recuperação de carrinhos abandonados, quanto para aquisição de novos clientes.

Cadastre um cupom na plataforma, distribua-o em sua loja física ou para clientes potenciais e aproveite para captar seu e-mail em troca. Essa estratégia deverá funcionar muito melhor do que um cartão de fidelidade.

Inclusive, essa funcionalidade é ideal para Representantes Comerciais. Por meio de cupons de desconto associados ao nome do representante, esse profissional pode ser comissionado em uma plataforma de e-commerce nas compras realizadas pelos seus clientes mesmo não estando presente no instante da compra.

Use os cupons com consciência! Saiba que para cada ação de cupons feita, deve ser alocado parte do orçamento de marketing para cobrir estes custos. Como o ditado diz: “não existe almoço grátis”.

4 – Use e-mail marketing com inteligência

O e-mail marketing só é interessante para quem se interessa pelo assunto compartilhado. Por isso, muito cuidado com essa ferramenta! Ela pode ser comparada à panfletagem de rua, que tanta gente joga fora e acaba virando “spam”.

O objetivo do e-mail marketing é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o melhor caminho para o seu site.

Mas, lembre-se, uma newsletter só é eficaz se trouxer alguma utilidade para as destinatários tais como informações de valor e, eventualmente, produtos em condições especiais.

Utilize o e-mail marketing também para lembrar o cliente daquele produto que não existia no estoque e direcione o conteúdo para os produtos correlacionados ao interesse de cada grupo. Assim você facilita a vida do cliente que acessa sua loja virtual de atacado.

5 – Atendimento em tempo real

Disponibilize uma ferramenta de chat online que permita abordar o cliente que está navegando e ofereça ajuda para a compra.

Uma abordagem informativa e atenciosa pode encantar o cliente e ser o seu diferencial em relação às outras lojas virtuais de atacado.

O SAC também é uma solução. O “0800” permite que seu cliente saiba que sua loja é séria e confiável. Em conjunto com o chat, ele pode ser uma opção de atendimento mais adequada para compradores de mais idade, por exemplo. Evite atender com impessoalidade, ninguém quer falar com um robô.

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Você tem mais alguma dica que considera importante? Deixe um comentário!

Caso queira saber mais, assista nosso webinar sobre “Como estruturar um e-commerce na indústria”, lá iremos dar boas dicas para quem está começando a vender pela internet.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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