Plataformas de e-commerce B2B podem auxiliar esse profissional.
A rotina de um Representante Comercial não é fácil. Ele precisa preservar a boa imagem do produto, fazer visitas periódicas aos clientes e manter seu cadastro atualizado. Sem falar na necessidade ter conhecimento tributário, jurídico, e, claro, trazer resultados para a empresa representada. Mas, você sabia que é possível melhorar as vendas usando tecnologia? As plataformas de e-commerce B2B e outras ferramentas chegaram para aumentar a produtividade dos representantes comerciais e ampliar as vendas em todos os níveis de uma cadeia comercial.
Atualmente, o E-commerce B2B movimenta por ano no Brasil mais de R$2 trilhões, somente em negociações entre empresas, envolvendo vários agentes de venda (E-bit, 2018). Atrelar esta realidade à rotina do representante pode significar o fim do gargalo de vendas.
Como funciona?
Apesar de muito sofisticas, essas tecnologias são de fácil entendimento e manuseio e, no Brasil, já existem fornecedores de tecnologia que oferecem plataformas de e-commerce focadas no mercado B2B (Business-to-Business). Nas indústrias e distribuidoras que utilizam esse sistema, o representante pode usar a mesma plataforma para automatizar suas próprias vendas, mesmo não estando presente fisicamente. Essa é uma ótima maneira de evitar conflitos entre as partes interessadas.
A Indústria potencializando o Representante
Casar os interesses da indústria com a do representante comercial é sempre um desafio! Mas a experiência nos mostra que esses dois personagens não podem ser inimigos do comércio eletrônico. Para que isso seja possível, todos devem participar do ciclo de vendas. O e-commerce B2B surge como um novo canal de vendas a favor da ampliação de vendas, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas.
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Digitalização dos Catálogos
Com o acesso a essas plataformas é possível, por exemplo, que os representantes comerciais apresentem em um tablet, computador ou smartphone sua linha completa de produtos com fotos, descrição técnica completa e preços diferenciados por cliente. Melhor do que carregar fisicamente folders, catálogos e panfletos em reuniões com clientes parceiros.
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Seu catálogo integrado com a indústria
Além de disponibilizar o catálogo digital, a plataforma traz outra vantagem para quem precisa ganhar tempo e aumentar a produtividade: o cadastro dos produtos é feito pela indústria. Isto é, o representante comercial não precisa se preocupar em cadastrar item por item e averiguar os níveis de estoque de cada distribuidor. Está tudo pronto e online, com a garantia de que os produtos estarão mesmo disponíveis. Isso significa não só economia de tempo, mas um rápido retorno ao cliente, que pode ter de renegociar os itens escolhidos por falta de estoque.
Cuidado! Algumas plataformas B2B do mercado exigem que o próprio representante faça o cadastro dos produtos. Elas trabalham com softwares diferentes, um para a indústria e outro para o representante, e a integração é feita posteriormente. Certifique-se de que este controle seja feito de forma integrada, para focar no que realmente importa para você.
Baixe a planilha de funcionalidades essenciais para plataformas de e-commerce B2B e faça o check-list para descobrir se a sua plataforma está mesmo pronta.
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Comissões
As plataformas de e-commerce B2B de verdade também tornam viável o comissionamento dos vendedores por transação realizada no site. O sistema valida a compra por meio de um código digitado pelo cliente, independentemente de onde ela foi efetuada.
Justo, não é? O representante conseguiu o cliente, apresentou as novidades, manteve relacionamento, negociou e o fez satisfeito.
Leia também: Devo pagar comissão para o representante pelas compras feitas online?
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Muitas funcionalidades
O representante também consegue acompanhar seu desempenho de vendas, verificar o histórico de clientes, ter acesso a dados relevantes do segmento B2B e receber treinamento com frequência, tudo em um só lugar!
Acredite, você pode criar uma verdadeira equipe de Super Representantes. Entenda como neste infográfico que produzimos.
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Esses são alguns dos caminhos que as vendas digitais B2B podem trazer para facilitar a vida dos representantes comerciais. Para colocar o e-commerce a favor dele, o primeiro passo é incluí-lo nessa nova cadeia comercial.
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