De B2C a B2B2C: a marca de alimentos e bebidas gourmet modernizou seus canais de venda para incluir franqueadas e revendedoras nas operações online em todo Brasil.
A RAR, gaúcha pioneira na indústria da maçã e da comercialização do queijo tipo grana, foi em busca de uma solução robusta que envolvesse o cliente final, as franqueadas e lojas revendedoras em um mesmo portal, a fim de se adaptar à expansão do negócio e dos empórios Spaccio RAR.
Conheça mais um case Flexy da Spaccio RAR.
CENÁRIO E DESAFIOS: de loja única à franquia
Vinhos, queijos, azeites e outras bebidas e alimentos gourmet com a marca RAR são comercializados há mais de 40 anos, com tradição e qualidade.
Além de trabalhar com lojas revendedoras, a empresa possui empórios gourmet, o Spaccio RAR, locais que vendem produtos RAR e de outras marcas, oferecendo também experiências gastronômicas aos visitantes.
Esse modelo se transformou em franquia e, atualmente, já existem seis empórios no país: três no Rio Grande do Sul e mais três distribuídos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Até 2022, a RAR atuava com um e-commerce B2C simples para vender seus produtos regionais e importados com a sua marca. Com a expansão dos empórios, surgiu a necessidade de incluir também produtos de outras marcas e envolver o estoque dos franqueados nas operações. Isso tudo sem deixar de lado os revendedores.
- Expansão da loja física para empórios gourmet em todo Brasil.
- Transformação do Spaccio RAR em modelo de franquia.
- Necessidade de expandir a loja virtual para adicionar mais produtos e envolver os franqueados.
- Facilitar acesso aos revendedores
Solução
A solução encontrada foi o desenvolvimento de um e-commerce B2B2C, com tecnologia de marketplace da Flexy: o Spaccio RAR online, publicado em 2023.
A variedade de produtos disponíveis e a agilidade na entrega foi expandida porque o portal permite que os franqueados dos empórios cadastrem suas lojas e recebam pedidos de clientes próximos ao seu local, fazendo eles mesmos a entrega. Isso torna a experiência de compra dos clientes RAR muito mais satisfatória.
Os revendedores também têm a possibilidade de comprar online com entrega em todo Brasil ou de consultar os representantes comerciais de sua região, tendo fácil acesso ao catálogo de produtos.
A estabilidade da Plataforma Flexy e suas funcionalidades aderentes ao projeto, possibilitaram que a Spaccio Rar Online obtivesse uma boa performance.
A centralização das vendas em um só portal também foi um grande diferencial do projeto, pois permitiu que os gestores da RAR pudessem ter um controle maior das vendas em todas as lojas. Isso trouxe segurança para que eles seguissem expandindo os empórios para outros estados do Brasil.
Com layout intuitivo e responsivo, promoções e diversas formas de pagamento, desde sua publicação, a loja online contribui ativamente com o faturamento e a expansão da empresa.
História
Fundada em 1979 por Raul Anselmo Randon, na Região dos Campos de Cima da Serra, em Vacaria-RS, a RAR dedica-se ao segmento de fruticultura, na produção de queijos e derivados, além da comercialização de produtos importados, consolidando-se no cenário nacional e internacional.
Seu fundador escolheu o local para sediar a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, e de seus derivados como creme de leite, manteiga e queijo ralado, sendo a pioneira na produção de queijo ralado fresco.
Além disso, a empresa é uma das maiores produtoras de maçã no Brasil, produzindo frutas de excelente qualidade e exportando para diversos países. Hoje, são mais de 950 colaboradores e infraestrutura tecnológica de primeiro mundo, onde a qualidade, a eficiência e a inovação são desafios constantes.
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