Como funciona o split de pagamento em marketplaces?

Conheça a solução do check-out compartilhado.

Os marketplaces trazem praticidade para os clientes porque dão acesso a ofertas de diversos vendedores em um só lugar. É possível comparar e escolher os melhores preços e, além disso, fazer múltiplas compras. Mas sem as funcionalidades necessárias, a praticidade deste modelo de vendas online pode terminar por aí. Por isso, hoje vou explicar a importância do split de pagamento em marketplaces.

Imagine que você encontrou dois produtos com excelentes preços em um determinado marketplace. Na hora do check-out, você só consegue fazer o pagamento de um deles. Então, para comprar o outro produto, será preciso realizar o processo novamente: adicionar ao carrinho, colocar as informações do cartão de crédito, concluir a compra. Nada prático, não é?

Isso acontece quando os produtos selecionados pertencem a diferentes lojistas cadastrados na plataforma, sendo assim, precisam receber o pagamento separadamente. Mas, como o sistema não compartilha o carrinho de lojas diferentes, sobra para o cliente realizar o pagamento de cada um. A situação é desagradável e pode levar, inclusive, à desistência da compra.

Leia também: Como reduzir o índice de abandono do carrinho de compras?

Porém, existe uma solução ideal para evitar esse tipo de problema  – e que você precisa analisar na hora de contratar uma plataforma de marketplace. Ela se chama Split de Pagamento: “split,” do inglês, “divisão”, é um software de pagamento capaz de dividir os valores, de maneira customizada, no ato da autorização de pagamento entre as partes envolvidas.

Split de pagamento em marketplaces
Split de pagamento em Marketplaces

Como funciona?

Mesmo comprando produtos de diferentes vendedores, é possível que o cliente realize um único pagamento. É o sistema que faz a divisão dos valores, conforme o preço de cada item e, assim, cada vendedor recebe o valor referente aos seus artigos, e o administrador do marketplace recebe seu percentual na transação, se for o caso

Assim, a vantagem não é só para o cliente, que realiza um único check-out, mas também para o dono do marketplace, que não precisa fazer a divisão de forma manual, além do vendedor, que receberá sua parcela de forma automática.

Dessa forma, mesmo fazendo apenas um pagamento, o cliente sabe de quais fornecedores ele comprou. Por sua vez, o lojista sabe quais produtos vendeu e quanto receberá por cada um deles.

“A ideia é que a experiência do consumidor, ao fazer uma compra por um marketplace, seja o mais semelhante possível a de um e-commerce convencional.”

O Split de Pagamentos é apenas uma das funcionalidades imprescindíveis para garantir o sucesso de um marketplace Para conhecer o passo a passo para montar o seu próprio, baixe Guia Completo do Marketplace.

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