e-commerce para indústrias e seus revendedores

E-commerce para indústrias e seus revendedores

Fortaleça a relação com toda sua rede comercial e amplie suas vendas!

No entendimento comum, as indústrias vendem produtos para revendedores que, por sua vez, vendem para o consumidor final. Essa definição traz a ideia de que os dois agentes trabalham de forma isolada. No entanto, o trabalho dos fabricantes e dos lojistas não termina por aí. Os esforços devem ser feitos em conjunto, visando o maior número de vendas e a melhor experiência ao cliente.

Neste artigo, você vai entender como a relação indústria x revendedores pode ser fortalecida por meio de um e-commerce e por que, fora do mercado digital, você pode estar perdendo vendas.

Preciso mesmo vender online?

Sua indústria tem diversos revendedores, clientes fiéis e representantes comerciais que fazem muitas visitas e ótimas negociações. Tudo funciona muito bem junto com a equipe de televendas e dos sistemas de CRM. Seu concorrente faz tudo isso, mas também está vendendo online por meio de um sistema ágil, que gera impacto a muitos compradores B2B

Quem está à frente nesse mercado? Com certeza, seu concorrente! 

O simples fato dele disponibilizar o portfólio de produtos online já é o suficiente para que mais pessoas conheçam a marca do seu concorrente, mesmo estando há quilômetros de distância. Para esse cliente, você não existe.

Ao ter acesso a muitas outras opções e podendo consultar preços, um comprador B2B não hesitará em trocar de fornecedor. A pesquisa Global B2B Pulse mostrou que, enquanto em 2016 um cliente B2B acessava em média 5 canais diferentes antes de finalizar uma compra, em 2021, esse número pulou para 10.

Tomadores de decisões B2B
Tomadores de decisões B2B estão usando mais canais do que usavam antes ao interagir com fornecedores – (McKinsey&Company Global B2B Pulse, 2022).

Estar online não é só uma questão de visibilidade. No Brasil, durante a pandemia da Covid-19, os tomadores de decisão B2B responderam à crise aderindo ao e-commerce. O fato foi comprovado com um aumento do faturamento das vendas feitas via internet que passou de 42%, antes da pandemia, para 62% durante a pandemia. Confira mais informações aqui

Não há dúvidas de que todas as mudanças realizadas durante esse período foram incorporadas no dia a dia dessas empresas. Nos Estados Unidos, o e-commerce passou a “visita presencial” como o canal mais eficiente para vendas, segundo a mesma pesquisa da McKinsey&Company.

E-commerce para indústrias e seus revendedores.
E-commerce é o canal mais eficiente de vendas para diversas empresas % (McKinsey&Company Global B2B Pulse, 2022)

Tais fatos comprovam que sua indústria e seus revendedores estão mais do que preparados para o e-commerce. Qualquer insegurança em relação a essa possibilidade pode ser sanada com uma plataforma robusta que compreende a complexidade das vendas B2B, como a da Flexy.

Entenda como uma plataforma de e-commerce pode trabalhar ao seu favor.

Você também pode vender para o cliente final, sem conflitos.

Como indústria, o seu único objetivo é vender para revendedores? Por que não disponibilizar o seu produto para o cliente que vai consumi-lo, sem depender exclusivamente do desempenho dessas lojas? 

Com um e-commerce para indústrias, você pode ter uma loja B2B com políticas comerciais voltadas aos revendedores e permitir, ao mesmo tempo, que eles tenham lojas virtuais próprias (B2C), tudo no mesmo sistema. 

Dessa maneira, o cliente compra no portal da sua marca mas recebe e retira os produtos do estoque do revendedor mais próximo da sua região. Esse fica responsável pela logística. 

A ideia, portanto, não é passar por cima dos revendedores, mas convidá-los a participarem do processo de vendas online. 

Considerando que muitos dos seus clientes têm loja física mas não possuem uma loja virtual, essa é uma excelente estratégia de fidelização. Oferecer um canal de vendas online, ancorado pela força da sua marca, é um estímulo extra para que continuem comprando seus produtos.

Seus revendedores podem vender seus produtos mesmo sem tê-los em estoque.

Ao mesmo tempo em que você pode utilizar a localização das lojas para levar o produto até o cliente, os revendedores também podem vender seus produtos mesmo sem tê-los adquirido previamente.

A Plataforma Flexy permite aplicar essa estratégia que chamamos de dropshipping. O revendedor intermedia o processo comercial, emite notas fiscais, mas o produto é entregue a partir da indústria. Isso possibilita vender em muitos mais locais, mesmo que esses revendedores não tenham estrutura de armazenagem de produtos.

Seus representantes comerciais vão agradecer.

Ao decidir vender online, você não vai afetar a atuação dos seus representantes comerciais. Na verdade, vai disponibilizar a eles uma poderosa ferramenta de vendas. 

A plataforma permite incluir esses profissionais, evitando que o seu time comercial enxergue o e-commerce como uma ameaça.

No módulo para representantes da Plataforma Flexy, eles podem enviar ofertas e pedidos para compradores B2B de forma prática, em qualquer lugar e horário, pelo computador, smartphone ou tablet. 

Todas aquelas visitas presenciais podem ser substituídas, o que não significa a perda de vendas. Imagina o quanto é possível economizar de tempo e dinheiro? Acredite, eles vão agradecer!

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Você produz para que o produto chegue ao consumidor final. Esteja no controle!

No painel administrativo da plataforma, a indústria pode acompanhar todos os pedidos realizados por qualquer canal, sejam os Centros de Distribuição, os representantes ou revendedores. 

Este acompanhamento permite sugerir reposições de estoque mais assertivas e avaliar as regiões com maior e menor volume de vendas. Além disso, é possível organizar as promoções por regiões ou grupos de clientes junto às revendas ou Centros de Distribuição, atendendo às particularidades de cada mercado. 

Não fique para trás! Se sua indústria funciona perfeitamente do que jeito que está, mas ainda não vende online, ela já está perdendo muitas oportunidades de vendas. 
Converse com um de nossos consultores sobre como um e-commerce para indústrias e seus revendedores pode ajudar você a vender mais. Vamos encontrar uma solução juntos? Entre em contato aqui.

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