black friday 2023

Black Friday 2023: expectativas para a data segundo a economia.

Inicie cedo os preparativos para seu e-commerce e alavanque os negócios neste período!

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores em todo o mundo, é de suma importância para o e-commerce e, portanto, para os clientes da Flexy. A data acontece sempre na última sexta de novembro. Neste ano, o evento de descontos está marcado para o dia 24. 

Não só nossos clientes, mas todos os gestores de e-commerce precisam preparar sua loja virtual para o evento, conhecido pelas centenas de descontos imperdíveis que impulsionam o comércio e aquecem a economia

O segredo é o mesmo: antecipação. Por isso, vamos trazer alguns dados para embasar suas estratégias e iniciar os preparativos o quanto antes!

Breve história da Black Friday. 

Segundo dados de Alberto Guerra em seu artigo sobre o surgimento da Black Friday, o evento chegou ao Brasil com o conceito já formado nos Estados Unidos de uma liquidação de mercadorias após o Dia de Ação de Graças, mas com algumas diferenças em relação ao que se observava no mercado mais maduro do país norte-americano.

Segundo Guerra, a Black Friday no Brasil, que começou a ganhar força depois de 2012, apresenta aspectos positivos para os varejistas tais como alavancagem de vendas, captação de novos clientes e ganhos de escala. 

De 2010 a 2020, a Black Friday tem apresentado crescimento nominal acima de dois dígitos no e-commerce no Brasil (E-bit, 2021) e, por atingir tamanha relevância, muitas empresas têm considerado com grande preocupação a construção do seu orçamento anual de vendas, assim como o planejamento e preparação para a ação.

blackfriday 2023

O especialista em mercadologia e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville,Nelson Shimabukuro, explica que desde 2010 até 2021, as vendas evoluíram muito fortemente, sendo que, depois de 2010, o faturamento que marcava os R$ 3 milhões chegou a um patamar histórico de R$1 bilhão em vendas, em 2015. Desde então, até 2022, os números nunca baixaram dos bilhões.

A importância da Black Friday para o E-Commerce.

Para começar, a Black Friday é uma ação estratégica focada no e-commerce. Ao oferecer descontos atrativos e promoções exclusivas, as lojas online têm a oportunidade de atrair uma base de clientes maior e fidelizá-los, além de proporcionar uma experiência positiva de compra.

O alcance geográfico que a Black Friday proporciona para o e-commerce é outro aspecto importante. Diferentemente das lojas físicas, que têm sua área de influência limitada a uma região específica, o e-commerce permite que as empresas alcancem consumidores em todo o país e até mesmo no exterior.

O evento também promove inovação no e-commerce. Para se destacar em meio à concorrência acirrada, as empresas precisam encontrar maneiras criativas de atrair os consumidores. Isso pode envolver a implementação de novas tecnologias, como realidade virtual e aumentada, assistentes virtuais e personalização de recomendações.

Além disso, o evento impulsiona o crescimento do comércio eletrônico como um todo, estimulando a demanda por produtos e serviços online, incentivando as empresas a ampliarem seus estoques, melhorarem a logística e investirem em tecnologia para lidar com o aumento do tráfego e das transações. Como resultado, o e-commerce se fortalece, desenvolvendo-se e contribuindo para o crescimento econômico do país.

Faturamento na Black Friday de 2022.

Ano passado tínhamos algumas expectativas para a Black Friday. No final, a edição de 2022 não conseguiu decolar no faturamento, segundo os dados da Neotrust. Dentre os principais motivos, nós discutimos nesta publicação. Entender o que aconteceu é importante para nos prepararmos para a Black Friday de 2023.

Na sexta-feira, que caiu no dia 25/11, o varejo virtual registrou uma queda de 28% no seu faturamento em comparação ao mesmo período de 2021. Com pouco mais de R$ 3,1 bilhões em vendas, foi um dos piores resultados da data comemorativa no país desde que foi importada dos Estados Unidos e implementada no calendário do varejo nacional.

Além do faturamento global, outros aspectos colaboraram para a queda nos números da Black Friday no ano passado. Segundo o mesmo estudo da Neotrust, em comparação a 2021, o e-commerce também registrou queda no valor do tíquete médio de compras (-5,9%), no preço médio (-17%), no número de pedidos (-23%) e na quantidade de produtos vendidos (-13,5%).

O levantamento ainda apontou uma mudança no perfil de compras do consumidor em 2022. Um dos itens mais desejados pelos consumidores que aguardam pelos descontos da Black Friday, os aparelhos celulares, perderam 4,6% de participação no faturamento do e-commerce, enquanto itens de alimentação e bebidas subiram no ranking e chegaram ao quarto lugar em quantidade de pedidos.

Mesmo assim, na avaliação de Paulina Dias, gerente de inteligência da Neotrust, o pós-Black Friday garantiu o posto de melhor dia de vendas, em termos de variação de faturamento sobre o ano anterior. 

Aderência ao evento e processo de escolha nas compras

Embora a aderência às promoções seja grande – o que revela a pesquisa realizada em novembro de 2022, por Alberto Alexandre Carreras Guerra -, tendo 64% dos entrevistados declarado terem feito compras na Black Friday, a importância ainda está no tamanho do desconto. A maioria compra produtos que havia planejado (56%) ou com ótima oportunidade de compra, devido ao preço ser acessível (48%). Veja o gráfico abaixo:

Entrevistados que compraram na Black Friday 2023 – Conversion 

Segundo a mesma pesquisa, aqueles que não compraram na Black Friday do ano passado não o fizeram porque são céticos em relação aos descontos (50%), não acharam ofertas atraentes (22%) ou faltou dinheiro (20%).

Outro relatório da Conversion, sobre a Black Friday 2022, falou sobre a intenção de compra dos consumidores. Dentre as respostas dos entrevistados sobre qual produto pretendiam comprar, os 5 que se destacam foram: celulares (15,15%), eletrônicos e eletrodomésticos (14,28%), moda e acessórios (12,48%), calçados (11,17%) e cosméticos (8,94%). As ofertas em lojas virtuais foi o meio mais escolhido para comprar, representando 42.84% das respostas.

Projeções econômicas do país.

Quando as pessoas decidem fazer compras online e aproveitar as ofertas, inclusive da Black Friday, muitas vezes, elas baseiam a decisão em diferentes fatores. Por exemplo, se o aluguel vai sofrer reajuste e subir o valor, se o preço dos alimentos vai cair ou se manterá alto nos próximos meses, se as mensalidades das escolas serão reajustadas ou se o custo dos financiamentos irá diminuir ou aumentar. 

Isso tudo influencia ao avaliar se as promoções e descontos disponíveis são realmente vantajosos e se encaixam no planejamento financeiro.

Para administrar essas expectativas, grandes agentes do mercado como bancos, corretoras, consultorias e indústrias se dedicam a realizar pesquisas macroeconômicas que resultam na elaboração de projeções econômicas do país. 

O Relatório Focus, do Banco Central do Brasil (BCE), apresenta esse resultado a partir das informações de cerca de 140 instituições cadastradas. Por meio da pesquisa, o BCE monitora dados do IPCA, câmbio, taxa Selic e PIB. Ele é publicado toda segunda-feira.

boletim focus bce

No boletim do início de maio de 2023,  foi computada a estimativa para o crescimento do PIB de 2023 de 1,6% para 1,9%. O aumento reflete resultados melhores do que os projetados para o primeiro trimestre e para o início do segundo trimestre.

O mesmo relatório prevê que a inflação deve bater 5,31% e a taxa Selic deve chegar a 12,25% ao ano. A estimativa do primeiro para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BCE, de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Segundo o banco, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%.

O setor agropecuário agropecuário, impulsionado pela safra recorde de grãos, deve ser um dos principais responsáveis pelo crescimento esperado para o Brasil em 2023. A projeção de crescimento no ano para o setor foi revisada de 10,4% para 11%. Na indústria, a previsão registrou uma leve alta de 0,4% para 0,5%, enquanto a projeção para serviços cresceu de 0,9% para 1,3%.

Enfim, o que esperar da Black Friday de 2023?

Analisando o histórico, os resultados do ano passado e as projeções econômicas para este ano, conseguimos prever com mais assertividade como será o próximo evento.

Com a economia apresentando melhora, não é errado esperar que o faturamento da Black Friday 2023 aumente. Portanto, vale a pena preparar sua loja virtual para o provável retorno financeiro.

Deve-se considerar também algumas mudanças gerais no comportamento dos compradores. Recentemente, discutimos as perspectivas do consumo em 2023. Elas vão guiar as ações deste ano também!

 Fique atento caso essas dicas façam sentido para o seu negócio:

  •  Maior diversidade de produtos: a Black Friday tradicionalmente oferece descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e acessórios. No entanto, a cada ano, vemos uma maior diversificação nos produtos promocionais. Em 2023, espera-se que setores como turismo, serviços de streaming, academias e até mesmo experiências culturais ofereçam descontos atrativos.
  •  Foco em sustentabilidade: a conscientização sobre a importância da sustentabilidade tem crescido rapidamente, e as empresas estão se adaptando a essa demanda. Na Black Friday de 2023, espera-se que haja uma ênfase ainda maior em produtos sustentáveis e responsáveis, desde roupas feitas com materiais reciclados até eletrônicos com menor impacto ambiental. Os consumidores estarão atentos a marcas que se preocupam com questões sustentáveis e buscarão opções mais eco-friendly.
  •  Integração de tecnologias: a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, assistentes virtuais e outras tecnologias têm desempenhado um papel importante na experiência de compra. Em 2023, essas tecnologias podem ser ainda mais utilizadas pelas empresas para oferecer uma experiência de compra inovadora e personalizada.
  • Atenção à segurança: é essencial que as empresas invistam em medidas de segurança robustas para proteger os dados dos consumidores e evitar fraudes. Além disso, a experiência do consumidor deve ser aprimorada, com site e aplicativos rápidos e responsivos, processos de pagamento simplificados e um atendimento ao cliente eficiente.

Não custa lembrar que os consumidores estão cada vez mais céticos em relação à veracidade das promoções. Então, monte ofertas realmente atrativas!

Conclusão

Em suma, a Black Friday desempenha um papel crucial para o e-commerce. Esse evento impulsiona as vendas, amplia o alcance geográfico das empresas, promove inovação e proporciona aos consumidores a oportunidade de economizar. 

O evento representa uma chance de crescimento, expansão e desenvolvimento, fortalecendo um setor que tem se tornado cada vez mais relevante na economia global.

Segundo o mercado econômico, a Black Friday de 2023 promete apresentar melhora em relação ao ano passado. Com base nas tendências atuais, espera-se um aumento significativo das compras online, uma diversificação de produtos em promoção, uma ênfase na sustentabilidade, a integração de tecnologias para melhorar a experiência do consumidor e a garantia da segurança cibernética

As empresas que conseguirem se adaptar a essas expectativas estarão bem posicionadas para alcançar o sucesso durante a Black Friday de 2023. Se você ainda não sabe como pode adotar alguns dos meios citados ao longo deste artigo, contate a Flexy aqui. Ainda dá tempo! 

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