Gestão Vendas de Complexas

Gestão de vendas complexas: entenda os benefícios de contar com uma plataforma

Você lida com diferentes processos na sua venda? Nem sempre vendas complexas são vendas difíceis, mas elas costumam demandar bastante atenção. Você está acompanhando a gestão de vendas complexas da sua empresa?

Para ampliar os negócios e se manter competitivo é necessário investir em um canal de vendas online, contar com o domínio de habilidades comerciais avançadas e o apoio tecnológico. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe!

Qual a importância da tecnologia para fazer a gestão de vendas complexas? 

É preciso considerar, antes de tudo, que vendas complexas são movimentações que exigem estratégias e métodos de negociação mais elaborados e profundos. 

Muitas indústrias e empresas utilizam o modelo de representação comercial para realizar as suas vendas. Independentemente do tipo do negócio, elas podem desenvolver um e-commerce destinado às vendas complexas. 

Dito isto, a gestão de vendas complexas precisa estar bastante alinhada com os propósitos da empresa. Afinal, elas abarcam um alto volume de produtos ou grande porte de serviço, valores elevados e envolvimento de vários membros relacionados ao cliente.

Isso significa que adotar recursos tecnológicos eficientes trará muitos benefícios. Até mesmo o processo em que já se possui contato com o cliente é beneficiado, visto que aplicações inteligentes podem tornar as fases da venda mais práticas e confortáveis para o comprador. Assim, é possível que a transação seja ágil, facilitada virtualmente e sem burocracias, o que certamente agradará o cliente e influenciará no fechamento da compra, podendo refletir, inclusive, em um aumento do faturamento.

Fuja dos erros mais comuns na gestão de vendas complexas 

Gerir vendas exige técnica e conhecimento do produto ou serviço. Empresas que vendem para outras empresas são envolvidas em diversas etapas da negociação. E, isso influencia no modo de operação das vendas complexas B2B ou business-to-business.  

No entanto, alguns equívocos podem acontecer durante a jornada. Embora errar também leve ao aprendizado, é preciso evitar os erros mais comuns na gestão de vendas complexas. Veja alguns deles:

1 – Ter apenas um canal de venda 

Em vendas complexas, focar apenas em um canal é uma forma muito restrita de atender o cliente. Se você ainda não vende pela internet está perdendo a oportunidade de gerar escala no seu negócio e reduzir custos de operação.

Leia também: Por que eu devo considerar a internet um canal de venda B2B?

2 – Deixar de fora o time comercial

O time comercial é fundamental para todo tipo de negociação. Se não estiverem engajados, a força de venda cai e pode prejudicar o fluxo. Ou seja, a equipe precisa estar alinhada a todos os objetivos das estratégias de venda

3 – Não contar com uma plataforma que otimize seus processos de vendas 

Por falar em times, não contar com processos otimizados é um grande erro para uma boa gestão de vendas complexas. A tecnologia está mudando o mundo inteiro, principalmente o setor mercadológico. Implementar abordagens e planejamentos estratégicos exige uma boa plataforma que oriente e ofereça o suporte necessário.

Além de contribuir com as atividades das equipes, tanto comercial quanto de venda, garante ações alinhadas com todos os setores e embasadas em informações úteis, organização e otimização de tempo, energia e recursos necessários, como também o acompanhamento de todo o processo. 

Inclusive, os dados captados por meio dessas abordagens podem ser analisados e utilizados como base para as próximas ações.

Saiba como a plataforma E-commerce B2B pode aumentar a eficiência do seu negócio 

Por fim, agora que você entendeu melhor a importância de uma boa gestão de vendas complexas, saiba que a plataforma E-commerce B2B da Flexy pode ajudar a sua empresa com isso, seja ela do setor industrial, de importação ou distribuição. Isso porque conta com benefícios como:

  • Canal para gerar novos negócios;
  • Redução de custos de venda;
  • Atendimento personalizado de clientes;
  • Customização de acordo com as políticas comerciais do cliente;
  • Integração entre os centros de distribuição e revendedores;
  • Otimização de controle dos processos;
  • Previsão de demandas com resultados reais;
  • Velocidade e agilidade nas negociações;
  • Grande catálogo digital customizado de produtos;
  • Parametrização da plataforma.

Com a plataforma da Flexy, seu negócio consegue gerir melhor as vendas, reduzir custos, manter o cliente do processo de negociação envolvido, atendendo-o de forma customizada e entregar dados e informações sobre o público de forma ágil e rápida às equipes.

Além disso, é possível manter uma boa comunicação durante toda a transação, acompanhando de perto os processos de venda e as etapas realizadas. Quer saber mais? Conheça o E-commerce B2B da Flexy e veja todos os benefícios.

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