Os setores do e-commerce no Brasil: principais insights do início de 2023

O e-commerce vem crescendo no Brasil e cada vez mais faz parte do dia a dia do consumidor. Por isso, para nós, que buscamos aprimorar nossos negócios por meio da internet, analisar como o mercado digital caminha nos primeiros 4 meses de 2023 é importante para saber como se posicionar no mercado no resto do ano. 

Em abril de 2023, a Conversion entregou um relatório com informações gerais de todo o mercado e-commerce nos últimos 12 meses, além de uma análise específica para cada setor. Neste artigo, abordaremos os pontos mais relevantes das informações gerais do comércio eletrônico e unicamente do setor de marketplace, deixando para outro momento os demais setores relatados.

Análise do Comércio Eletrônico Brasileiro de 2023

Depois de 4 meses em baixa, o e-commerce voltou a ser impulsionado com o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Para se ter uma ideia, em fevereiro, o tráfego nas plataformas de e-commerce no Brasil diminuiu 15%, enquanto que em março, mês da referida data comemorativa, os números aumentaram em 8%, totalizando 2,31 bilhões de visitas únicas. Essa foi a primeira alta do e-commerce nos primeiros 4 meses do ano de 2023. 

Acesso a sites e apps no e-commerce brasileiro em fevereiro e março de 2023, em bilhões.
Acesso a sites e apps no e-commerce brasileiro em fevereiro e março de 2023, em bilhões.

O CEO da Conversion, Diego Ivo, pontuou que, além do fator Dia das Mulheres, outro motivo para a alta em março pode ter sido o fim das dívidas contraídas pelos consumidores nas datas comemorativas de fim de ano de 2022, o que faz as pessoas terem novamente capacidade de compra

Neste contexto do Dia das Mulheres, os setores que mais venderam foram os de Presentes e Flores, com aumento de 17%, e os de Jóias e Relógios, 13%. Claramente setores relacionados diretamente à data. 

(Maiores crescimentos e retrações do e-commerce brasileiro entre Fevereiro e Março de 2023)
(Maiores crescimentos e retrações do e-commerce brasileiro entre Fevereiro e Março de 2023)

Os marketplaces, que são os grandes e pequenos lojistas que têm negócios online, também se beneficiaram com o aumento de 9% no número de acessos, totalizando 989,5 milhões de visitas online.

Analisando todos os setores, apenas um único setor não foi beneficiado pela data comemorativa. Trata-se dos Pets, que tiveram uma sutil queda de 1,3% nos acessos. 

Quanto às plataformas, em março, o Mercado Livre esteve na liderança, com quase o dobro de visitas em relação à Amazon Brasil, que foi a vice-lider. A primeira cresceu 8%, totalizando 340 milhões de acessos. A segunda, embora tenha ficado atrás, cresceu em maior porcentagem, 13,7%. Já a Shopee aumentou em 4% os acessos. MagaLu vem em seguida. A AliExpress vem atrás, mas com crescimento de 14% em relação a fevereiro de 2023. E a Shein enfim aparece com 75,9 milhões de visitas. 

Fica claro o grande espaço que as 3 gigantes asiáticas (Shopee, AliExpress e Shein) vêm tomando no mercado. 

(As 10 maiores lojas detêm 50,5% de toda a audiência do e-commerce do Brasil)
(As 10 maiores lojas detêm 50,5% de toda a audiência do e-commerce do Brasil)

>> Share of Search

Um ponto interessante abordado pelo relatório do e-commerce do Brasil em 2023 é o Share Of Search, que representa o quanto uma marca é buscada, pesquisada e lembrada dentro da sua categoria. Trata-se da mais importante métrica para medir a eficiência do marketing. Alguns setores são amplamente dominados por um ou dois players, como a categoria de Importados (Amazon 59% e Shein 32%) e de Pets (Petz 37% e Cobasi 30%).

(Marcas com maior lembrança e busca em seus mercados, conforme metodologia Share Of Search e o Google Trends, em Março de 2023)
(Marcas com maior lembrança e busca em seus mercados, conforme metodologia Share Of Search e o Google Trends, em Março de 2023)

>> Mecanismos de Busca

Os mecanismos de busca são a fonte de tráfego mais importante para o e-commerce, pois eles entendem a intenção do consumidor e os encaminham para a loja virtual mais adequada à sua demanda. Por isso, é importante implementar estratégias de tráfego pago e orgânico, por meio do SEO, que devem se complementar. 

Vale lembrar que o SEO é uma estratégia que faz com que o seu site ou produto apareça na frente dos concorrentes nas pesquisas dos sites de busca, como google, youtube, etc, trazendo público qualificado e gratuito.

Para deixar mais clara ainda a importância do SEO, conforme estudos da Conversion e outras plataformas, como Hubspot e New Market Share, os brasileiros confiam 77% mais em buscas orgânicas do que em postagens patrocinadas; 75% dos usuários do Google não vão até a página 2 dos resultados; o google foi o alvo, em 2020, de 93,89% das pesquisas feitas em celulares no mundo inteiro; e 62,5% das pessoas que compram online, antes fazem pesquisas no Google sobre as marcas e os produtos que têm interesse.

Além disso, também é importante fazer com que a visita ao seu site seja interessante ao consumidor, para que ele passe o maior tempo possível navegando na sua loja virtual. Isso aumenta a probabilidade de conversão e de retorno do comprador.

Vale destacar que a principal fonte de tráfego é a tráfego direto, que é simplesmente o consumidor digitar o site da loja diretamente no navegador.

(Porcentagem de visitas por fonte de tráfego)
(Porcentagem de visitas por fonte de tráfego)

Nos últimos 12 meses, os sites e aplicativos somados tiveram 28,1 bilhões de acessos no Brasil.

(De 1 a 10, dados de visitas mensais em apps Android e sites da web)
(de 11 a 20, dados de visitas mensais em apps Android e sites da web)
(de 11 a 20, dados de visitas mensais em apps Android e sites da web)

Porém, se considerarmos o ranking dos 10 maiores apps de e-commerce, as posições mudam no “meio da tabela”. O Mercado Livre continua na liderança, mas dessa vez não tão isolada assim em relação à Shopee, vice-líder:

(Ranking dos 10 maiores apps de e-commerce no Brasil. Visitas mensais em apps Android)
(Ranking dos 10 maiores apps de e-commerce no Brasil. Visitas mensais em apps Android)

>> Plataformas de Acesso

Com relação às plataformas que os consumidores utilizam para acessar os sites e lojas virtuais de e-commerce, o relatório sobre os setores do e-commerce no Brasil em 2023 mostra que, em fevereiro de 2023, 75% dos acessos foram feitos por meio do celular, enquanto que os outros 25% foram feitos pelo Desktop. Os tablets tiveram baixa participação, então foram incorporados na categoria de celulares. Vale ressaltar que os dados são coletados apenas de aparelhos Android

(Divisão das visitas totais por dispositivo)
(Divisão das visitas totais por dispositivo)

>> Faturamento

Para finalizar, também foi feita uma análise do faturamento de 4 setores de consumo diferentes. Entre eles: Calçados, Cosméticos, Eletrônicos e Eletrodomésticos e Presentes e Flores. Aqui mostraremos a média do faturamento dos 4 juntos a fim de entender um padrão de comportamento do consumidor mesmo que somando áreas diferentes. Foi feita uma pesquisa individual de cada setor, mas que não será abordada ainda neste artigo.

A análise mostra que durante quase o ano inteiro o consumo varia entre 10% positivos e negativos, até chegarmos no fim do ano. Em novembro o consumo sobe absurdamente. É o mês que os consumidores tendem a gastar mais durante todo o ano (116,2% a mais) e, por consequência, dezembro acaba sofrendo uma queda brusca (-50,8%). O que parece contra intuitivo por conta da época de Natal. 

(Média da variação mensal do faturamento de 4 setores)
(Média da variação mensal do faturamento de 4 setores)

Análise do Setor de Marketplace Brasileiro em 2023

Falando agora especificamente do setor de marketplace, categoria composta por 59 sites, sendo que 29 deles possuem aplicativos. É formada por sites genéricos, grandes magazines e pelas principais marcas da indústria, como Mercado Livre, Amazon e Americanas.

O tráfego no setor de marketplace cresceu bastante na virada de ano, no período entre novembro a janeiro de 2023, mas logo depois, por consequência, acabou diminuindo muito no mês de fevereiro. Mais uma vez, o Mercado Livre é o líder do setor, seguido por Amazon e Shopee. As Americanas têm apresentado crescimento e se aproxima do top 3.

(tráfego no setor de marketplace nos últimos 12 meses, em milhões)
(tráfego no setor de marketplace nos últimos 12 meses, em milhões)

Os aplicativos representam 23,8% do tráfego mensal no setor de marketplace, totalizando 235,7 milhões de acessos. Desse total, o Mercado Livre também lidera o tráfego de aplicativos representando 41,9%, o que equivale a cerca de 98,7 milhões de acessos.

Quanto ao Share of Traffic, métrica de quanto o tráfego de cada player do mercado representa em toda a categoria, podemos destacar o tráfego pela web e pelo celular Android. Pela web, temos 3 marcas dominando 67,1% do mercado de marketplaces, sendo eles Mercado Livre, Amazon e MagaLu.

(share of traffic pelo celular Android no setor de marketplace)
(share of traffic pelo celular Android no setor de marketplace)

Quanto ao tráfego pelo celular Android, a lista muda um pouco. A Shopee toma a posição da MagaLu.

(share of traffic pela web no setor de marketplace)
(share of traffic pela web no setor de marketplace)

Quanto ao Share of Search, que já falamos acima, no setor de marketplace, o e-commerce que mais aparece e é lembrado nas buscas é, novamente, o Mercado Livre, com 29,6%, seguido por Amazon (17,2%) e Shopee (11,2%).

(share of search no setor de marktplace em 2023)
(share of search no setor de marktplace em 2023)

Diante disso, esses são os top 10 e-commerces da categoria marketplace de acordo com as visitas mensais em aplicativos e websites, liderado pelo Mercado Livre:

(top 10 e-commerces do setor marketplace em 2023)
(top 10 e-commerces do setor marketplace em 2023)

Conclusão

Por fim, concluímos que o Dia da Mulher se mostrou o momento mais importante dos primeiros 4 meses de 2023, pois é o responsável direto pelo aumento dos acessos dos usuários ao e-commerce e aos marketplaces no primeiro semestre do ano. 

É importante trabalhar com a mescla entre tráfego pago e orgânico para o crescimento saudável do negócio digital. O uso do SEO é um diferencial para os que se destacam no mercado. 

O celular já é consolidado a maior plataforma de acesso dos consumidores aos marketplaces e e-commerces.

O Mercado Livre é o grande player do mercado e-commerce e marketplace, pois lidera na maioria do país em acessos e buscas pelos consumidores.

E, no setor específico do marketplace, os melhores meses do ano tendem a ser entre novembro e janeiro, durante as festas de fim de ano. Com uma previsível queda em fevereiro. 

Com isso, você está devidamente atualizado sobre os primeiros 4 meses de 2023. Siga nossas redes sociais e entre em contato com a Flexy aqui para que possamos caminhar juntos no processo de crescimento do seu e-commerce!

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