resultados do e-commerce no ano de 2022

Como foram os resultados do e-commerce no ano de 2022?

E-commerce brasileiro tem recorde de vendas, faturamento estável e crescimento da categoria de Alimentos & Bebidas.

De forma geral, os resultados do e-commerce no ano de 2022, em faturamento, foram parecidos com os do ano anterior, mas exibiram números promissores e uma ligeira mudança de comportamento dos consumidores diante do cenário mundial. Os dados são do 47º Relatório Webshoppers, publicado pela E-bit/Nielsen.

O ano de 2022 bateu recorde de vendas nos canais online! Esse resultado mostra que o  e-commerce cada vez mais vem se tornando um aliado do consumidor e fazendo parte da sua rotina. 

O que chama atenção é que, enquanto as vendas aumentaram, o ticket médio dos produtos vendidos diminuiu. A justificativa pode ser o contexto geopolítico mundial, como também citamos na postagem sobre os resultados do e-commerce no 1° semestre de 2022. A retomada das atividades presenciais pós-vacina da covid-19, a Guerra da Ucrânia, entre outros acontecimentos internacionais que colocaram em dúvida a estabilidade econômica não só do Brasil, mas também do mundo inteiro.

As categorias de rotina, principalmente alimentos e bebidas, foram as que mais ajudaram no crescimento do e-commerce em 2022, pois trouxeram novos consumidores online.

Embora o recorde de vendas, o faturamento do e-commerce em 2022 teve resultados estáveis em relação ao ano anterior. Em 2021, o faturamento foi de R$ 258,5 bilhões, 29,8% a mais que em 2020. Em 2022, o faturamento foi de R$ 262,7 bilhões, apenas 1,6% a mais que em 2021. 

A relação é clara: mais vendas de produtos com ticket inferior, resultando em faturamento parecido. A quantidade de pedidos em 2022 foi 7,9% maior que em 2021. Enquanto o ticket médio em 2022 foi 7,5% menor que em 2021.

e-commerce 2022
Variação em faturamento 2020 x 2021 x 2022, quantidade de pedidos e ticket médio.

Os meses de Janeiro e Fevereiro de 2022 foram os de maior crescimento em comparação ao ano anterior, ambos passando de 18%. No entanto, os outros 10 meses do ano variaram entre 4,5% positivos e 4,8% negativos.

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Evolução do E-commerce mês a mês | 2022 vs 2021

Entre as principais categorias de venda, as de maior ticket tiveram resultados negativos. A única exceção foram os produtos eletrônicos (ticket médio: R$ 1.327), que cresceram em 9,8% e integram, e também lideram, as top 5 categorias que mais ajudaram no crescimento do e-commerce em 2022. 

As outras 4 categorias possuem tickets de menor valor. São elas: Casa e Decoração (ticket médio: R$ 391), Saúde (ticket médio: R$ 145), Perfumaria e Cosméticos (ticket médio: R$ 123) e Alimentos e Bebidas (ticket médio: R$ 82). 

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Ticket médio das 5 principais categorias | 2022 vs 2022

Tirando uma média dos tickets médios das 5 principais categorias, em 2021, o valor era de R$ 720, enquanto em 2022 diminuiu para R$ 259, uma variação de -64%: redução gritante que chama atenção e pode indicar uma mudança de comportamento e padrão de consumo online.

Enquanto isso, os tickets médios de cada categoria não tiveram uma variação tão relevante de um ano para o outro. Em 2021 e 2022 os produtos não mudaram de forma considerável a precificação.

Entre todas, as categorias de rotina foram as que mais impulsionaram o crescimento dos pedidos online. E o destaque se dá para os Alimentos e Bebidas. Em 2021 eles representavam cerca de 7% do consumo. Em 2022 passaram a compor 11% das vendas online. Um total de 4 pontos percentuais positivos a mais. Um aumento de mais de 50% de um ano para o outro. Em termos de comparação, as outras categorias, quando tiveram variações, foram de 1 a 2 pontos percentuais positivos ou negativos neste mesmo período.

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Importância em pedidos por categoria  | 2022 vs 2021

Esse crescimento nas vendas online dos Alimentos e Bebidas o fez ocupar a terceira posição das categorias mais pedidas de 2022, ficando atrás apenas de Perfumarias e Cosméticos e Casa e Decoração. Em 2021, os Alimentos e Bebidas ocupavam a sexta colocação nas vendas.

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Ranking das categorias  | 2022 vs 2021

E foi dessa forma que o ano de 2022 mais que dobrou o crescimento do e-commerce se comparado a 2021. Em números estimados, 2020 obteve 79,7 milhões de consumidores online. Em 2021, esse número cresceu 10%, subindo para 87,7 milhões. Já em 2022, o crescimento foi de 24%, subindo para 108,9 milhões de consumidores do e-commerce. Um crescimento maior que o dobro.

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Número de consumidores online  | 2020, 2021 e 2022

Ao individualizar as regiões do Brasil, o resultado do e-commerce de 2022 mostra que a região Norte foi a que mais cresceu nas vendas, além de consumir o maior ticket médio do Brasil. Em sequência decrescente de ticket médio: Região Norte (R$ 586), Região Centro Oeste (R$ 504), Região Nordeste (R$ 495), Região Sul (R$ 435) e Região Sudeste (R$ 394).

Quanto às formas de pagamento, o Cartão de Crédito foi disparadamente a principal, representando 80% das vendas. Na sequência, Boleto Bancário (14%), Cartão de Loja (3%), Pagamento por Celular (2%), Pix (1%) e Cartão de Débito (0%). 

E o frete grátis também se mostrou importante nos números do resultado, já que 49% das vendas não cobraram o frete. O interessante é que 60% destas vendas foram efetuadas na região Sudeste. Um número muito superior ao resto do país.

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Frete grátis por região

Aplicativos de Entrega e Supermercados

Em fevereiro de 2022 foi feita uma pesquisa em todo o Brasil com 1.964 consumidores a fim de entender o padrão de consumo dos brasileiros nos aplicativos de entrega. A pesquisa levou em consideração o consumo nos 6 meses anteriores.

Com relação às plataformas utilizadas para a compra, 21,4% responderam preferir comprar por meio de sites em navegadores de internet. Outros 14% preferem a compra por meio de aplicativos. Mas outros 62,8% se mostraram usufruir de ambas as plataformas.

Falando especificamente dos aplicativos de supermercado, o principal motivo que faz os clientes comprarem são os descontos, por meio de frete grátis, cupons e derivados; e a praticidade de não precisar sair de casa e economizar tempo. 

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Motivos para comprar por aplicativos de entrega

Leia mais sobre o e-commerce para supermercados.

Conclusão

O resultado do e-commerce de 2022 mostra que o faturamento se manteve estável em relação a 2021. As vendas aumentaram, mas o comportamento do consumidor tem mudado para o consumo de produtos de ticket inferior, principalmente por causa dos Alimentos e Bebidas, que foram responsáveis por trazer muitos novos compradores que antes não consumiam o mercado online.

A região norte ganha destaque por consumir o maior ticket médio do Brasil e por aumentar muito as vendas em comparação a 2021.

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