O e-commerce vem crescendo no Brasil e cada vez mais faz parte do dia a dia do consumidor. Por isso, para nós, que buscamos aprimorar nossos negócios por meio da internet, analisar como o mercado digital caminha nos primeiros 4 meses de 2023 é importante para saber como se posicionar no mercado no resto do ano.
Em abril de 2023, a Conversion entregou um relatório com informações gerais de todo o mercado e-commerce nos últimos 12 meses, além de uma análise específica para cada setor. Neste artigo, abordaremos os pontos mais relevantes das informações gerais do comércio eletrônico e unicamente do setor de marketplace, deixando para outro momento os demais setores relatados.
Análise do Comércio Eletrônico Brasileiro de 2023
Depois de 4 meses em baixa, o e-commerce voltou a ser impulsionado com o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Para se ter uma ideia, em fevereiro, o tráfego nas plataformas de e-commerce no Brasil diminuiu 15%, enquanto que em março, mês da referida data comemorativa, os números aumentaram em 8%, totalizando 2,31 bilhões de visitas únicas. Essa foi a primeira alta do e-commerce nos primeiros 4 meses do ano de 2023.
![Acesso a sites e apps no e-commerce brasileiro em fevereiro e março de 2023, em bilhões.](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Acesso-a-sites-e-apps-no-e-commerce-brasileiro-em-fevereiro-e-marco-de-2023-em-bilhoes.jpg)
O CEO da Conversion, Diego Ivo, pontuou que, além do fator Dia das Mulheres, outro motivo para a alta em março pode ter sido o fim das dívidas contraídas pelos consumidores nas datas comemorativas de fim de ano de 2022, o que faz as pessoas terem novamente capacidade de compra.
Neste contexto do Dia das Mulheres, os setores que mais venderam foram os de Presentes e Flores, com aumento de 17%, e os de Jóias e Relógios, 13%. Claramente setores relacionados diretamente à data.
![(Maiores crescimentos e retrações do e-commerce brasileiro entre Fevereiro e Março de 2023)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Maiores-crescimentos-e-retracoes-do-e-commerce-brasileiro-entre-Fevereiro-e-Marco-de-2023.jpg)
Os marketplaces, que são os grandes e pequenos lojistas que têm negócios online, também se beneficiaram com o aumento de 9% no número de acessos, totalizando 989,5 milhões de visitas online.
Analisando todos os setores, apenas um único setor não foi beneficiado pela data comemorativa. Trata-se dos Pets, que tiveram uma sutil queda de 1,3% nos acessos.
Quanto às plataformas, em março, o Mercado Livre esteve na liderança, com quase o dobro de visitas em relação à Amazon Brasil, que foi a vice-lider. A primeira cresceu 8%, totalizando 340 milhões de acessos. A segunda, embora tenha ficado atrás, cresceu em maior porcentagem, 13,7%. Já a Shopee aumentou em 4% os acessos. MagaLu vem em seguida. A AliExpress vem atrás, mas com crescimento de 14% em relação a fevereiro de 2023. E a Shein enfim aparece com 75,9 milhões de visitas.
Fica claro o grande espaço que as 3 gigantes asiáticas (Shopee, AliExpress e Shein) vêm tomando no mercado.
![(As 10 maiores lojas detêm 50,5% de toda a audiência do e-commerce do Brasil)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/As-10-maiores-lojas-detem-505_-de-toda-a-audiencia-do-e-commerce-do-Brasil.jpg)
>> Share of Search
Um ponto interessante abordado pelo relatório do e-commerce do Brasil em 2023 é o Share Of Search, que representa o quanto uma marca é buscada, pesquisada e lembrada dentro da sua categoria. Trata-se da mais importante métrica para medir a eficiência do marketing. Alguns setores são amplamente dominados por um ou dois players, como a categoria de Importados (Amazon 59% e Shein 32%) e de Pets (Petz 37% e Cobasi 30%).
![(Marcas com maior lembrança e busca em seus mercados, conforme metodologia Share Of Search e o Google Trends, em Março de 2023)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Marcas-com-maior-lembranca-e-busca-em-seus-mercados-conforme-metodologia-Share-Of-Search-e-o-Google-Trends-em-Marco-de-2023.jpg)
>> Mecanismos de Busca
Os mecanismos de busca são a fonte de tráfego mais importante para o e-commerce, pois eles entendem a intenção do consumidor e os encaminham para a loja virtual mais adequada à sua demanda. Por isso, é importante implementar estratégias de tráfego pago e orgânico, por meio do SEO, que devem se complementar.
Vale lembrar que o SEO é uma estratégia que faz com que o seu site ou produto apareça na frente dos concorrentes nas pesquisas dos sites de busca, como google, youtube, etc, trazendo público qualificado e gratuito.
Para deixar mais clara ainda a importância do SEO, conforme estudos da Conversion e outras plataformas, como Hubspot e New Market Share, os brasileiros confiam 77% mais em buscas orgânicas do que em postagens patrocinadas; 75% dos usuários do Google não vão até a página 2 dos resultados; o google foi o alvo, em 2020, de 93,89% das pesquisas feitas em celulares no mundo inteiro; e 62,5% das pessoas que compram online, antes fazem pesquisas no Google sobre as marcas e os produtos que têm interesse.
Além disso, também é importante fazer com que a visita ao seu site seja interessante ao consumidor, para que ele passe o maior tempo possível navegando na sua loja virtual. Isso aumenta a probabilidade de conversão e de retorno do comprador.
Vale destacar que a principal fonte de tráfego é a tráfego direto, que é simplesmente o consumidor digitar o site da loja diretamente no navegador.
![(Porcentagem de visitas por fonte de tráfego)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Porcentagem-de-visitas-por-fonte-de-trafego.jpg)
Nos últimos 12 meses, os sites e aplicativos somados tiveram 28,1 bilhões de acessos no Brasil.
![](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/De-1-a-10-dados-de-visitas-mensais-em-apps-Android-e-sites-da-web.jpg)
![(de 11 a 20, dados de visitas mensais em apps Android e sites da web)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/de-11-a-20-dados-de-visitas-mensais-em-apps-Android-e-sites-da-web.jpg)
Porém, se considerarmos o ranking dos 10 maiores apps de e-commerce, as posições mudam no “meio da tabela”. O Mercado Livre continua na liderança, mas dessa vez não tão isolada assim em relação à Shopee, vice-líder:
![(Ranking dos 10 maiores apps de e-commerce no Brasil. Visitas mensais em apps Android)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Ranking-dos-10-maiores-apps-de-e-commerce-no-Brasil.-Visitas-mensais-em-apps-Android-1.jpg)
>> Plataformas de Acesso
Com relação às plataformas que os consumidores utilizam para acessar os sites e lojas virtuais de e-commerce, o relatório sobre os setores do e-commerce no Brasil em 2023 mostra que, em fevereiro de 2023, 75% dos acessos foram feitos por meio do celular, enquanto que os outros 25% foram feitos pelo Desktop. Os tablets tiveram baixa participação, então foram incorporados na categoria de celulares. Vale ressaltar que os dados são coletados apenas de aparelhos Android
![(Divisão das visitas totais por dispositivo)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Divisao-das-visitas-totais-por-dispositivo.jpg)
>> Faturamento
Para finalizar, também foi feita uma análise do faturamento de 4 setores de consumo diferentes. Entre eles: Calçados, Cosméticos, Eletrônicos e Eletrodomésticos e Presentes e Flores. Aqui mostraremos a média do faturamento dos 4 juntos a fim de entender um padrão de comportamento do consumidor mesmo que somando áreas diferentes. Foi feita uma pesquisa individual de cada setor, mas que não será abordada ainda neste artigo.
A análise mostra que durante quase o ano inteiro o consumo varia entre 10% positivos e negativos, até chegarmos no fim do ano. Em novembro o consumo sobe absurdamente. É o mês que os consumidores tendem a gastar mais durante todo o ano (116,2% a mais) e, por consequência, dezembro acaba sofrendo uma queda brusca (-50,8%). O que parece contra intuitivo por conta da época de Natal.
![(Média da variação mensal do faturamento de 4 setores)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Media-da-variacao-mensal-do-faturamento-de-4-setores.jpg)
Análise do Setor de Marketplace Brasileiro em 2023
Falando agora especificamente do setor de marketplace, categoria composta por 59 sites, sendo que 29 deles possuem aplicativos. É formada por sites genéricos, grandes magazines e pelas principais marcas da indústria, como Mercado Livre, Amazon e Americanas.
O tráfego no setor de marketplace cresceu bastante na virada de ano, no período entre novembro a janeiro de 2023, mas logo depois, por consequência, acabou diminuindo muito no mês de fevereiro. Mais uma vez, o Mercado Livre é o líder do setor, seguido por Amazon e Shopee. As Americanas têm apresentado crescimento e se aproxima do top 3.
![(tráfego no setor de marketplace nos últimos 12 meses, em milhões)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/trafego-no-setor-de-marketplace-nos-ultimos-12-meses-em-milhoes.jpg)
Os aplicativos representam 23,8% do tráfego mensal no setor de marketplace, totalizando 235,7 milhões de acessos. Desse total, o Mercado Livre também lidera o tráfego de aplicativos representando 41,9%, o que equivale a cerca de 98,7 milhões de acessos.
Quanto ao Share of Traffic, métrica de quanto o tráfego de cada player do mercado representa em toda a categoria, podemos destacar o tráfego pela web e pelo celular Android. Pela web, temos 3 marcas dominando 67,1% do mercado de marketplaces, sendo eles Mercado Livre, Amazon e MagaLu.
![(share of traffic pelo celular Android no setor de marketplace)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/share-of-traffic-pela-web-no-setor-de-marketplace.jpg)
Quanto ao tráfego pelo celular Android, a lista muda um pouco. A Shopee toma a posição da MagaLu.
![(share of traffic pela web no setor de marketplace)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/share-of-traffic-pelo-celular-Android-no-setor-de-marketplace.jpg)
Quanto ao Share of Search, que já falamos acima, no setor de marketplace, o e-commerce que mais aparece e é lembrado nas buscas é, novamente, o Mercado Livre, com 29,6%, seguido por Amazon (17,2%) e Shopee (11,2%).
![(share of search no setor de marktplace em 2023)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/share-of-search-no-setor-de-marktplace-em-2023.jpg)
Diante disso, esses são os top 10 e-commerces da categoria marketplace de acordo com as visitas mensais em aplicativos e websites, liderado pelo Mercado Livre:
![(top 10 e-commerces do setor marketplace em 2023)](https://blog.flexy.com.br/wp-content/uploads/2023/05/top-10-sites-do-setor-de-marketplace-pela-web-em-2023.jpg)
Conclusão
Por fim, concluímos que o Dia da Mulher se mostrou o momento mais importante dos primeiros 4 meses de 2023, pois é o responsável direto pelo aumento dos acessos dos usuários ao e-commerce e aos marketplaces no primeiro semestre do ano.
É importante trabalhar com a mescla entre tráfego pago e orgânico para o crescimento saudável do negócio digital. O uso do SEO é um diferencial para os que se destacam no mercado.
O celular já é consolidado a maior plataforma de acesso dos consumidores aos marketplaces e e-commerces.
O Mercado Livre é o grande player do mercado e-commerce e marketplace, pois lidera na maioria do país em acessos e buscas pelos consumidores.
E, no setor específico do marketplace, os melhores meses do ano tendem a ser entre novembro e janeiro, durante as festas de fim de ano. Com uma previsível queda em fevereiro.
Com isso, você está devidamente atualizado sobre os primeiros 4 meses de 2023. Siga nossas redes sociais e entre em contato com a Flexy aqui para que possamos caminhar juntos no processo de crescimento do seu e-commerce!