escopo de projeto e-commerce

3 itens fundamentais para o escopo de projeto de e-commerce

Um dos motivos para o escopo de projeto de e-commerce falhar é a falta de planejamento e de conhecimento de mercado. O número de lojas virtuais no Brasil durante a pandemia passou de 135 mil para 242 mil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Porém, muitas delas não conseguirão sobreviver por muito tempo.  

Neste artigo vamos discutir 3 itens fundamentais para o escopo de um projeto de e-commerce! De modo que seu negócio possa se tornar sólido e rentável.

Marketing e gestão no escopo de projeto de e-commerce

Quando um empreendedor decide criar um escopo de projeto de e-commerce pela primeira vez, geralmente traz consigo apenas sua experiência de comprador. Muitas vezes não sabendo como o e-commerce funciona do ponto de vista de um lojista.

Sendo assim, o novo empreendedor não se aprofunda sobre o seu produto, o mercado, seus concorrentes, fornecedores e sequer conseguem prever o investimento necessário para colocar a loja virtual no ar e ter algum retorno financeiro.

Invista em marketing

Lembre-se que no comércio eletrônico, a conversão é sinônimo de vendas. É necessário gerar tráfego (visitas) no seu endereço eletrônico e promover ações para que o cliente seja atraído para o seu site. Tudo para que, ao entrar na loja virtual, ele não saia sem ter finalizado a compra.

Quando um comerciante investe em uma loja física, por exemplo, ele busca um excelente ponto de vendas: boa localização, fácil acesso e conforto. No universo online, a visibilidade é a mesma para todos. 

Para ser conhecido e consagrado pelo público, o novo site precisa construir sua reputação. Para isso, é necessário divulgá-lo. Então, além do valor do investimento para desenvolver sua loja online, é necessário ter uma verba destinada para divulgação.

O investimento em marketing é um dos pilares para criar um escopo de projeto de e-commerce. É preciso fazer com que as pessoas conheçam o seu produto e encontrem seu site com facilidade nos mecanismos de busca para poder acessá-lo.

Faça um planejamento do seu negócio 

Segundo dados do IBGE, seis em cada dez empresas abertas em 2012 não conseguiram manter as portas abertas por mais de cinco anos. Os principais motivos são a falta de:

  • Planejamento;
  • Informação; 
  • Capacitação. 

Para contornar esses obstáculos e não cair na estatística, o primeiro passo para o escopo de projeto de e-commerce é desenhar um plano de negócio. 

Ao colocar no papel as informações práticas, com objetivos claros, você poderá ter uma visão ampla do negócio e estudar sua viabilidade. Com isso, é possível prever a solução para os problemas que poderão surgir. 

Uma ferramenta bastante usada para ajudar na elaboração plano de negócios é o Business Model Canvas (ou canvas de modelo de negócio). Ele reúne em uma única página informações estratégicas do projeto. Assim, você pode visualizar a integração estratégica de todas as áreas. 

Um dos principais elementos do plano de negócios é a análise de mercado. Afinal, é fundamental conhecer bem o seu cliente, concorrentes e fornecedores. O primeiro passo é identificar o segmento de clientes que você irá atender. 

Planejamento logístico em um projeto de e-commerce

A estrutura logística é um ponto que pode fidelizar um cliente, se bem pensada. Do contrário, se o consumidor tiver uma experiência negativa, é provável que ele nunca mais repita uma compra no seu site. Os principais pontos a serem planejados são:

Existem plataformas de e-commerce que possibilitam a integração com o sistema de gestão. Assim, é possível controlar toda a operação, desde o estoque até o marketing. Além de tornar tudo mais prático, traz eficiência para o seu negócio. 

Entenda as possibilidades de sistemas de pagamentos 

Uma das muitas vantagens do e-commerce é oferecer múltiplas possibilidades de pagamento. Conheça as opções:

  • Boleto bancário: os boletos são títulos de cobrança que possuem uma data de vencimento curta. Assim, o comprador pode realizar o pagamento no momento que achar melhor. Porém, a compensação demora até 48h para ser confirmada. 
  • Gateway de pagamento: é basicamente uma plataforma de pagamento integrada ao sistema da loja. Por meio dela, o consumidor faz o pagamento de maneira segura sem precisar sair do seu site. 
  • Intermediário: algumas instituições de pagamento oferecem apoio ao e-commerce em seu próprio sistema. Dessa forma, quando o cliente compra no seu site, ele é redirecionado para o site do intermediário para fazer o pagamento. Por isso, as taxas de abandono de carrinho são mais altas e os prazos para confirmação do pagamento mais longos. 
  • Digital wallets: através de carteiras digitais, o consumidor adiciona dados de cartões de débito, crédito ou pré-pagos. A facilidade é que não é necessário que o consumidor digite todas as informações de pagamento cada vez que for efetuar uma compra. 
  • Transferência online: o pagamento é feito de maneira imediata pelo comprador através do internet banking ou aplicativo do banco. 

Uma das facilidades mais recentes em relação aos pagamentos é o PIX. Você sabia que  este sistema de pagamento também pode ser utilizado no escopo de projeto de e-commerce? 

Conhecer as possibilidades de pagamento é um dos pilares do escopo de projeto de e-commerce. Dessa forma, você oferece uma melhor experiência aos seus clientes, além de mais opções para ter acesso ao seu produto. 

Baixe nosso e-book e descubra como oferecer mais esta opção de pagamento a seus clientes e consumidores!

Conclusão

O e-commerce vem crescendo consistentemente ano após ano. Com isso, muitas empresas motivaram-se a adotar uma estratégia de vendas online para atingir novas regiões e aumentar receita. Porém, como em qualquer outro negócio, para se obter sucesso é necessário planejamento e conhecimento de mercado.

Assim, ter um escopo de projeto de e-commerce bem definido e de acordo com a realidade da empresa é pilar essencial para o êxito do novo canal de vendas online. Marketing, logística e meios de pagamento são 3 pontos essenciais a serem considerados no planejamento estratégico.   

Se você quer transferir parte da sua operação de vendas para o online, acompanhe o blog da Flexy para saber o que sua empresa necessita para ter sucesso nas vendas online!

“Baseados na ilusão de que criar um e-commerce seja rápido e fácil, muitos empresários acabam iniciando o projeto de forma equivocada, ignorando a primeira e mais importante etapa no desenvolvimento de uma loja online: o planejamento.” Cristiano Chaussard

Quando um empreendedor decide criar um e-commerce pela primeira vez, ele geralmente traz consigo apenas o seu conhecimento de usuário, isto é, a experiência de comprador: a pessoa que acessa um site e realiza uma compra. Ele não sabe como a loja funciona do ponto de vista de um lojista.

É bastante comum, portanto, que os empreendedores iniciem um projeto de e-commerce escolhendo a plataforma de vendas, acreditando que somente essa parte da tecnologia será suficiente para gerar lucro. Sendo assim, eles não se aprofundam sobre o seu produto, o mercado, seus concorrentes, fornecedores e sequer conseguem prever o investimento necessário para colocar a loja virtual no ar e ter algum retorno financeiro.

Quando tratamos da criação de um novo negócio, seja grande, pequeno, físico ou online, ele deve sempre ser respaldado por conceitos de gestão e marketing aplicáveis a todos os tipos de projeto.

Sem um planejamento, as chances de fracasso são grandes. Segundo dados do IBGE, seis em cada dez empresas abertas em 2012 não conseguiram manter as portas abertas por mais de cinco anos. Falta de planejamento, falta de informação e falta de capacitação são apontados como os principais problemas. Para contornar esses obstáculos e não cair na estatística, o primeiro passo é desenhar um plano de negócio. Ao colocar no papel as informações práticas, com objetivos claros, você poderá ter uma visão ampla do negócio e estudar sua viabilidade, prevendo a solução para os problemas que poderão surgir. Uma ferramenta bastante usada para ajudar na elaboração plano de negócios é o Business Model Canvas (ou canvas de modelo de negócio) que reúne em uma única página informações estratégicas do projeto e permite que você visualize o encaixe estratégico entre as áreas do negócio. 

Muitos empreendedores iniciam um projeto de e-commerce escolhendo a tecnologia. Mas isso pode ser desastroso: deve-se partir do planejamento.
Figura 1: exemplo de Canvas de Modelo de negócio para um e-commerce

O canvas pode servir como uma boa base, mas é importante salientar que um não substitui o outro. O plano de negócios é mais completo e detalhado.

Um dos principais elementos do plano de negócios é a análise de mercado, afinal é fundamental conhecer bem o seu cliente, concorrentes e fornecedores. O primeiro passo é identificar o segmento de clientes que você irá atender. Ao entender as motivações e as necessidades humanas, é possível definir qual necessidade o seu produto satisfaz e a quem ele atende – o público-alvo. Tendo isso em mente, a partir da análise do seu nicho de mercado, seu plano de marketing deve conter a resposta às seguintes perguntas: 

  • Quais são os problemas dos consumidores? 
  • Quais são suas necessidades? 
  • Quais fatores sociais definem seus interesses.
  • Existe demanda pela sua solução?
  • A ideia é viável tecnologicamente e culturalmente?
  • Você entrega valor por meio do seu produto?
  • O quanto uma pessoa está disposta a pagar – entregando algo que valoriza em troca (dinheiro, bens, tempo de trabalho, etc.) – para satisfazer essa necessidade?

Todas essas questões são respondidas por meio de ferramentas de marketing e registradas em um plano cujo objetivo é auxiliar os administradores a darem regras aos seus negócios baseados em troca de valor, equilibrando as equivalências entre produtos, necessidades do consumidor e a rivalidade entre os provedores das soluções.

Recentemente lançamos o e-book: “8 P’s do E-commerce”, que leva os conceitos evoluídos do Mix de Marketing aplicados ao e-commerce, para empreendedores que desejam entender melhor como planejar o seu negócio online e aumentar suas chances de sucesso.  

Além da escolha da tecnologia, que corresponde não só a plataforma de e-commerce como também a servidores e armazenagem, gateway de pagamentos, ERP entre outros , o plano de negócio do seu novo projeto online deve abranger diversos outros pontos. Somente depois de ter essa estrutura completa é que seu e-commerce estará pronto para entrar no mercado.

  1. Mercado potencial
  2. Lucratividade esperada
  3. Fornecedores
  4. Estoque
  5. Abertura da empresa
  6. Nome e Identidade Visual
  7. Precificação
  8. Plataforma
  9. Meios de pagamento
  10. Meios de entrega
  11. Marketing
  12. Equipe
  13. Atendimento (SAC)
  14. ERP
  15. Jurídico
  16. Vendas
  17. Tributação

Por fim, lembre-se que no comércio eletrônico, conversão é sinônimo de vendas.  É necessário gerar tráfego (visitas) no seu endereço eletrônico e promover ações para que o cliente, ao entrar na loja virtual, não saia sem ter finalizado a compra.

Quando um comerciante investe em uma loja física, por exemplo, ele está em busca de um excelente ponto de vendas: boa localização, fácil acesso, conforto. No universo online, a visibilidade é a mesma para todos. Nenhum site que vai ao ar já é conhecido e consagrado pelo público. Para construir essa reputação, é necessário divulgá-lo. Por isso, além do valor do investimento para desenvolver sua loja online, é necessário ter uma verba destinada somente à divulgação.

Além do planejamento e da escolha da plataforma, o investimento em marketing é um dos pilares cruciais para se criar um e-commerce de sucesso. É preciso encontrar maneiras de fazer com o que as pessoas conheçam o seu produto, acessem o seu site e que ele seja encontrado com facilidade nos mecanismos de busca.

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Ainda restam dúvidas por onde começar um projeto de e-commerce? Entender quais necessidades seu produto satisfaz e a quem ele satisfaz facilita não só a escolha da plataforma – afinal, você adotará aquela cujas funcionalidades são valorizadas pelo seu público – mas também torna mais fácil atingir o público certo. Quanto mais específico possível o perfil de cliente, tipo de produto ou serviço ofertado, faixa de preço, e demais características do seu modelo de negócios, mais chances de sucesso o seu projeto terá. 

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