Qual a importância da curadoria de conteúdo no seu e-commerce?

Aprovação dos produtos ajuda a manter o padrão de qualidade.

Diante da massificação de informações publicadas na internet todos os dias – sites, textos, imagens e vídeos – a curadoria de conteúdo se tornou uma estratégia atraente no mundo digital. Ela nada mais é que a ação de filtrar, editar e organizar o que é verídico, interessante e relevante para o público de uma marca/empresa. Quem se destaca, acaba se tornando “autoridade” no assunto, fonte confiável de informação e até especialista na área de interesse. Quando analisamos a dinâmica de um e-commerce, mais especificamente de um marketplace, a curadoria funciona de maneira semelhante. Hoje, falarei sobre a importância da curadoria de conteúdo no seu e-commerce.

Assim como acontece em Shopping Centers, que alugam seus espaços para diversos lojistas, um Marketplace empresta sua tecnologia e plataforma de e-commerce para diversos sellers. Esses, por sua vez, montam sua própria loja de forma fácil, inserindo seus produtos a partir de modelos pré-definidos. Para pequenos e médios lojistas, que muitas vezes têm dificuldade de criar sua própria loja virtual, essa é a oportunidade perfeita para entrar de vez no competitivo mercado eletrônico.

Não importa o modelo de negócio desse “shopping virtual” – de diversos segmentos, como a Amazon, ou de nichos, como a Netshoes – os marketplaces facilitam a vida dos usuários que estão em busca de mercadorias. Com a credibilidade de grandes marcas e melhores colocações nos resultados de busca – vários lojistas investindo em uma mesma força de marketing resulta em uma maior quantidade de recursos, o que permite construir uma relevância virtuosa ao ponto de vendas – os consumidores encontram o que procuram com mais facilidade e sentem confiança para realizar a compra.

No entanto, ao atrair lojistas de todo o país com produtos, culturas e níveis de experiência diferentes, o desenvolvimento de um marketplace também traz um desafio para os gestores: manter a padronização e a qualidade das informações.

Padrão de Qualidade e Informação

Falta de informações importantes, conteúdo mal escrito, descrições sem padronização, imagens pouco esclarecedoras, enfim, a falta de cuidado nos detalhes do cadastro pode prejudicar as conversões do seu site. Você já desistiu de uma compra porque a descrição não estava clara ou não parecia confiável?

Além de estabelecer autoridade, transmitir credibilidade e ajudar o seu cliente a entender melhor a solução que você vende, uma boa descrição influencia positivamente sua estratégia de SEO. Ganhar relevância diante dos mecanismos de busca é a mídia mais sustentável e barata à longo prazo.

Além de bem escritas, as descrições devem ser atraentes, persuasivas e devem estar em conformidade com a linha de produtos fornecida pelo marketplace e com a legalidade desse produto.

Módulo de Curadoria de Conteúdo

Com o objetivo de manter o padrão de qualidade das informações dos produtos cadastrados pelos lojistas no marketplace, algumas plataformas de e-commerce robustas oferecem o módulo de curadoria de conteúdo, que permite ao gestor fazer a validação do que foi cadastrado e aprovar ou não sua publicação.

Essa funcionalidade pode ser aplicada tanto para marketplaces convencionais (de diversos segmentos) quanto para a Central de Fornecimento Online, solução para franquias que precisam homologar seus fornecedores e manter o padrão de qualidade em todas as unidades. Entenda melhor sobre essa solução no artigo:  Como padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados?

Vantagens para Gestores e Lojistas (Sellers)

Engana-se quem pensa que essa funcionalidade traz vantagens somente para o gestor. Como eu costumo explicar para os clientes, o módulo de curadoria também é vantajoso para os sellers que desejam participar do marketplace. Abaixo, eu cito as principais delas:

  • Controle de padrões e de qualidade do que será apresentado na loja.
  • Evitar que produtos que não obedeçam à ética de mercado (ex: produtos piratas) ou produtos fora da linha de atuação daquele marketplace sejam publicados sem a anuência do gestor. Você sabia que um produto proibido pode gerar um processo contra o marketplace?
  • Aumento da fluidez de comunicação entre o gestor do marketplace e o seller. O recurso automatiza as respostas do marketplace, fornecendo, inclusive, o motivo da reprovação. Isto é, o seller recebe  feedback ágil e fluido.
  • O recurso também dá dicas ao seller para ajudá-lo a fazer o ajuste necessário do seu cadastro (qualidade da imagem, descrição e conformidade com as políticas comerciais do marketplace).

A curadoria de conteúdo para marketplaces dinamiza o processo de seleção dos melhores lojistas, aqueles que contribuirão com o melhor desempenho do shopping virtual, mantendo a padronização das descrições e da qualidade do que será vendido.

Entre em contato com um especialista Flexy aqui para entender como essa funcionalidade pode ser útil para a sua loja virtual.

 

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