Seu e-commerce possui um módulo de cálculo de impostos e preços?

Entenda porque esse recurso pode ser decisivo nas vendas online B2B.

A sua plataforma de e-commerce possui um módulo de cálculo de impostos e preços? Se a resposta for não, você pode estar perdendo dinheiro ou abrindo margem para problemas fiscais. 

Uma loja virtual, como qualquer negócio, deve considerar todos os aspectos legais na hora precificar seus produtos, não somente para estar de acordo com a lei, mas para garantir um preço competitivo. No entanto, a complexidade dos cálculos e a constante mudança das legislações podem gerar dúvidas nos gestores de e-commerce.

A tributação das vendas realizadas no e-commerce são as mesmas do comércio físico. A única diferença está no ICMS, imposto sobre produtos e mercadorias, cuja alíquota varia de estado para estado. Desde 2020, é aplicado somente o percentual referente ao estado do comprador final. 

O ICMS representa grande parte do valor arrecadado pelos impostos estaduais, o que faz desse tributo um dos mais importantes do país. Por isso, sua arrecadação pode impactar diretamente nos resultados do negócio. Nós já explicamos como funciona o recolhimento de ICMS nas vendas via internet neste artigo.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de calcular, exibir e gerenciar esses preços, que pretendem facilitar a vida das empresas.

Como a precificação é feita SEM o módulo de cálculo de impostos e preços?

Como existe a variação de impostos por destino, entre outras variáveis, os produtos precisam ser precificados em tabelas separadas por região de destino. 

Em uma loja virtual B2B, é possível configurar os produtos por perfis de clientes. Sendo assim, ao logar na plataforma, o comprador localizado na região X recebe a tabela de preço dessa região, já com todos os impostos previamente calculados e embutidos.

Porém, a configuração por meio de tabelas de preços pode se tornar impraticável,   principalmente em empresas que possuem muitos CD ‘s, variedade de produtos e regras fiscais específicas para esses perfis. Imagine a quantidade de combinações possíveis!

Além disso, por si só, o processo para gerar as tabelas já é bastante intenso e desgastante, ainda mais em cenários de constantes mudanças.

Por fim, sem o módulo, o cliente não consegue visualizar os impostos de cada produto para tomar a decisão de compra. 

Como a precificação é feita COM o módulo de cálculo de impostos e preços?

Com o módulo, o cálculo fiscal é feito dentro da plataforma de e-commerce, onde o gestor configura os parâmetros fiscais de cada produto.

O módulo de cálculo do ICMS já existe desde 2016 na Plataforma Flexy, mas em setembro de 2022, ela passou por uma atualização, onde é possível configurar a expressão matemática para o cálculo de ICMS, IPI, ICMS-ST, DIFAL, FCP, SUFRAMA, entre outros.

Esse motor de cálculo consulta os parâmetros já configurados na plataforma como preço, alíquotas estaduais e realiza a conta de acordo com a expressão configurada pelo cliente (Exemplo: IPI x preço + ICMS SP = valor final), aplicando-o ao produto dentro do cenário de compra e venda.

O cálculo é feito no momento do check-out e é exibido detalhadamente ao cliente. Como a conta é realizada dentro da plataforma, a navegação não depende de outras integrações.

A possibilidade de configurar a expressão matemática traz a vantagem da personalização, tornando possível atender diferentes cenários em que as empresas B2B se encaixam.

Por que o módulo de impostos e preços impacta nos negócios?

É sempre bom lembrar que nas compras realizadas pela internet, não existe a atuação de um vendedor. O comprador faz um auto-serviço e precisa de informações detalhadas para tomar a decisão.

No Brasil, os valores dos impostos já estão embutidos no preço final. Portanto, para um comprador B2C, saber os detalhes do preço de cada produto pode não fazer diferença. Já em uma operação B2B, esse cenário é completamente diferente. 

Uma indústria, por exemplo, não pode se dar ao luxo de obter os detalhes somente na emissão da nota fiscal. Isso deve estar claro antes do fechamento da compra. O valor final pode influenciar um negócio a escolher uma praça em detrimento da outra.

Além disso, as compras B2B envolvem grandes quantidades e grandes valores, por isso, um pequeno erro matemático pode gerar prejuízo à empresa. 

O módulo traz eficiência e praticidade, reduz os custos de cálculos equivocados e desfaz as gambiarras necessárias para criar inúmeras tabelas de preço para cada UF. Cálculos precisos também ajudam o gestor a definir o preço certo para o público certo, definindo um valor final competitivo.


Em outras palavras, existe um montante significativo de dinheiro que pode ser recuperado com uma plataforma de e-commerce que possui o módulo de cálculo de impostos e preços. Verifique se a sua possui ou fale com a Flexy aqui.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar