A plataforma B2C também faz vendas B2B?

Entenda as diferenças e fique longe do improviso!

Um dos e-books mais baixados aqui na Flexy Digital é o B2B de Verdade x B2B de Mentira, que procura alertar os consumidores sobre os “improvisos digitais” que encontramos por aí, abordando todas as funcionalidades que o sistema B2B precisa ter para suprir as necessidades desse mercado tão complexo. O interesse pelo conteúdo demonstra que esse assunto ainda gera muitas dúvidas em quem está em busca da melhor plataforma para seu negócio. Com devido planejamento e investimento, uma plataforma de e-commerce é capaz de realizar os dois tipos de transações (B2B e B2C), mas dizer que a plataforma B2C também faz vendas B2B é um erro.

Nos primórdios do e-commerce, empresas trabalhavam somente sob o modelo B2C. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de criar um segmento de e-commerce para atacado, um modelo de e-commerce B2B voltado para cadeias produtivas complexas. Ambos os modelos têm necessidades e desafios bem diferentes, mas infelizmente isso é negligenciado por muitas plataformas de e-commerce encontradas no mercado.

A chave dessa diferença está nos perfis de clientes. Nas vendas B2C o grande desafio é despertar o desejo de compra no maior número de pessoas possível, uma vez que a venda normalmente é motivada pela emoção. O processo de compra é muito mais simples, curto e individual. A solução para vendas online por sua vez, precisa estar pronta para atender esse tipo de necessidade – sem muita robustez e complexidade de sistema mas com layouts chamativos e customizáveis, página de produto rica e detalhada, liberdade para criação de promoções e cupons de desconto, entre outros.

Já nas vendas B2B a razão é componente determinante, sendo necessária uma análise detalhada antes da concretização do negócio. O processo de compra é mais longo e complexo. Existem, por exemplo, diferentes preços e formas de pagamento para o mesmo produto, dependendo do perfil de cliente. O sistema precisa então acompanhar a complexidade desse tipo de venda, diferenciando políticas comerciais, preços, impostos, descontos, formas de pagamento, catálogo de produtos, etc.

As principais diferenças entre plataformas de e-commerce B2B e B2B eu expliquei neste artigo aqui. Não deixe de ler! Em resumo, plataformas que conseguem atender ao modelo B2B automatizam as tarefas de apresentar e montar o produto, aprovar o crédito ou pagamento e efetivar a transação financeira, além de incluir nesta transação os parceiros que mantém o cliente na carteira, como o representante, o distribuidor e o profissional de vendas.

plataforma B2C também faz vendas B2B?
Agentes de vendas | Cadeias Produtivas Complexas

Dificilmente uma plataforma cujos clientes são principalmente do varejo está realmente pronta para atender as necessidades da sua empresa de atacado. Dê preferência para as plataformas especializadas!

O sistema B2C adaptado pode até parecer uma boa ideia no começo, mas essa decisão pode acabar prejudicando o seu projeto, limitando sua atuação e até forçando um novo investimento para “fazer do jeito certo”. Leia também: Sistema B2C adaptado ameça ROI de vendas B2B.

Um sistema completo e robusto leva tempo para ser desenvolvido, testado e aperfeiçoado. Muitas plataformas estão entrando no mercado agora e se dizem completas. Cuidado! Peça uma demonstração das funcionalidades para se assegurar de que elas realmente existem e estão totalmente desenvolvidas. Em certos casos, boa parte delas serão desenvolvidas somente depois que o seu projeto já tiver iniciado, aumentando o tempo de implementação, prejudicando sua operação e pondo em xeque o sucesso do seu projeto.

Na dúvida, faça um checklist de funcionalidades no blogpost:  A plataforma do seu e-commerce foi desenvolvida para o mercado B2B?

Se você precisa de um sistema que faça os dois tipos de transações, tenha em mente que o projeto precisa de bastante planejamento, investimento, tempo e o apoio de empresas experientes. Faça um orçamento com a Flexy e tire suas dúvidas aqui.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar