Como começar um projeto de marketplace multimarca?

Passo a passo para criar o seu

A indústria depende de lojistas para vender produtos, seja de forma exclusiva ou em lojas multimarcas. O mesm​o princípio vale em um projeto de marketplace. Uma indústria pode manter um marketplace com diversas lojas da mesma marca – o que acontece com as franquias, por exemplo – ou pode criar um portal com marcas diferentes.

Ambas as soluções são pertinentes para a indústria que pretende participar da margem de lucro do varejo. Por um lado, ter apenas produtos de sua indústria cria um espaço exclusivo que privilegia a sua marca​; por outro ângulo, a falta de diversidade pode tornar o marketplace pouco atrativo para o consumidor. Por isso, existem as opções de marketplace multimarcas para a indústria.

Algumas vantagens desse modelo você confere a seguir:

  1. Ele cria um engajamento maior entre ​os seus revendedores e atrai mais consumidores;
  2. ​O e-commerce da sua indústria ​pode se utilizar da fama de outras marcas para atrair clientes de diferentes segmentos;
  3. Com um marketplace multimarca, você fica em uma posição privilegiada no monitoramento de concorrentes. Como o marketplace será seu, as informações geradas ​por meio dos lojistas cadastrados​ ​também serão de sua propriedade​. ​Assim, você terá dados ​como preços dos produtos concorrentes, faturamento por marca​, preferência de consumidores, níveis de interesse no seu produto em comparação com outros, d​entre outras​ inúmeras informações estratégicas​.

Ficou interessado? No infográfico abaixo, você pode conferir o passo a passo para quem deseja começar um projeto de marketplace multimarca.

Guia Marketplace
Guia Marketplace

 

Para aprofundar o assunto e conhecer as vantagens do marketplace para o gestor e para o lojista, baixe também o Guia do Marketplace. Se as dúvidas continuarem, entre em contato com a equipe Flexy!

Veja também!

Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

2 thoughts to “Como começar um projeto de marketplace multimarca?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.