Fazer supermercado online é uma das últimas barreiras do e-commerce no Brasil, segundo a diretora de Negócios para Varejo do Google, Gleidys Salvanha. A declaração foi feita em julho de 2019. Depois disso, com a pandemia da Covid-19, vimos que essa barreira praticamente não existe mais.
Entre abril e setembro de 2020, mais de 11 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
E no primeiro semestre deste ano, as vendas pelo e-commerce no país bateram recorde. Foram 100 milhões de pedidos, conforme a 44ª edição do relatório Webshoppers da Ebit | Nielsen.
Mas, se tratando de varejo de alimentos, um dos grandes desafios na transformação digital é a complexidade do setor.
Muitos supermercadistas têm mais de uma loja física e para vender online precisam tornar essa operação possível. Além disso, vendem uma grande quantidade de itens perecíveis, que exigem cuidados de armazenamento e entrega.
E para te ajudar a entender as particularidades de como montar um supermercado online, elaborei esse texto.
Vale mencionar que os supermercados online também são chamados de e-grocery (a junção com o prefixo “e-” de eletrônico com grocery, que em português significa mercearia). Porém, abordaremos mais esse termo em outros artigos.
Então, acompanhe a leitura para saber como montar um supermercado online e se surpreender com o crescimento desse setor.
Veja também: E-commerce para supermercados: os principais desafios ao passar do off para o online.
Vale a pena montar um supermercado online?
A resposta é sim, com certeza! A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital dos supermercados e de muitos outros negócios.
Entre abril e setembro de 2020, surgiram 150 mil novos e-commerces, segundo a ABComm. No artigo Afinal, você sabe qual é o impacto do e-commerce no varejo? falamos mais sobre isso. Inclusive, recomendo a leitura!
O setor de alimentos e bebidas foi o que mais cresceu no comércio eletrônico durante a pandemia. E nos próximos anos, deve se tornar a principal categoria no e-commerce. Mesmo com as lojas físicas abertas durante a pandemia, alguns itens dos supermercados tiveram um crescimento acima de 1000% nas vendas pela internet.
De fato, as pessoas estão cada vez mais acostumadas à praticidade de fazer compras online sem precisar sair de casa. E as pesquisas mostram que esse novo cenário não é passageiro.
Por exemplo, nos Estados Unidos, as vendas nos supermercados online cresceram 63,9% em 2020 e devem crescer outros 12,3% ainda neste ano. Além disso, a expectativa é que as vendas quase dupliquem em 2025. As informações são da eMarketer, empresa norte-americana de pesquisa de mercado.
A tendência também é de um crescimento nos próximos cincos anos no e-commerce de alimentos e bebidas na Índia, atingindo 64 bilhões de dólares, de acordo com a consultoria Technopak.
E adivinha qual a principal aposta dos varejistas de supermercados pelo mundo? Conforme a Technopak, é o omnichannel, uma estratégia de vendas multicanal que oferece ao cliente uma experiência integrada.
Como funciona um e-commerce de supermercado?
Praticamente um supermercado online funciona quase da mesma forma que o físico. É necessário, por exemplo, a gestão do negócio, uma ótima apresentação dos produtos e ofertas, formas de pagamento e canais de atendimento.
Numa plataforma de e-commerce para supermercado muitas funcionalidades podem ser integradas com a(s) loja(s) física(s) como: finanças, área tributária, relacionamento com o cliente e estoque.
Leia mais: Por que integrar o Sistema de Gestão com o E-Commerce?
Além da integração com os sistemas de gestão, é necessário pensar em ações que gerem sempre a melhor experiência para o cliente. Desde a escolha dos produtos, a compra, a entrega até o pós-venda.
Portanto, se você está pensando em montar um supermercado online, lembre-se que é fundamental seguir um planejamento. Falaremos a seguir sobre isso.
Como montar um supermercado online
Ao montar um supermercado online é importante ter em mente que o seu cliente deseja o mesmo atendimento que recebe na loja física. Ou seja, o consumidor quer encontrar os mesmos produtos, os mesmos preços e as mesmas ofertas. Além de ter segurança no pagamento e facilidade na entrega.
Hoje o cliente pesquisa, interage e consome tanto nos canais de venda online quanto offline, buscando integração entre eles. É o que chamamos de consumidor omnichannel. Em conclusão, o omnichannel veio mesmo para ficar.
Depois disso é que começamos a estratégia de como montar um supermercado online. No plano de negócios é onde definimos o público-alvo, os diferenciais, os canais de atendimento, as formas de pagamento e de entrega, entre outros.
Portanto, a escolha da plataforma de e-commerce é outro ponto de atenção ao montar um supermercado online. Afinal, ela é a base da migração do seu supermercado para o digital. E, acima de tudo, deve ser completa e robusta. Tudo isso para atender as necessidades atuais e futuras do seu supermercado, considerando que o objetivo seja de crescer.
Para te ajudar de uma vez por todas a montar um supermercado online, criamos um material exclusivo e gratuito. É o nosso Guia Completo: Como montar um Supermercado Online. É só clicar na imagem abaixo para acessá-lo:
Por exemplo, alguns assuntos que você encontrará no Guia:
- Dicas de como montar o plano de negócios;
- Como escolher a plataforma ideal para o seu supermercado online;
- Quais as principais regras comerciais;
- Treinamento de equipe;
- E muito mais!
Portanto, não perca mais tempo e comece já o seu supermercado online!
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