Apresentação do e-commerce: cuidados para melhorar o visual da sua loja online.

Torne a sua loja online atraente, assertiva e que resulte em conversão.

O visual da sua loja online é responsável por grande parte da credibilidade transmitida ao visitante. Um bom design não diz respeito apenas a um site bonito: deve-se criar um layout onde o objetivo principal seja influenciar a decisão final do usuário. Por isso, a apresentação do e-commerce é um ponto que requer constante atenção e atualização. Anote os cuidados que você deve tomar para tornar sua loja atrativa, objetiva e que, principalmente, resulte em conversão

1. Falhas de código.

O primeiro cuidado a ser tomado é em relação ao layout: monitore seu site para que não ocorram erros ou falhas de código. Falhas de código podem classificar negativamente seu site para os buscadores, como o Google. Isso faz com que você venda menos.

Plataformas hospedadas em servidores sem a infraestrutura necessária para o alto nível de exigência do e-commerce, com erros de programação, falta de técnica de otimização de imagem, texto, e arquivos html ou que tenham funções de automatização e interface exageradas, acabam tornando as lojas virtuais lentas. 

O tempo de carregamento é um fator essencial para o desempenho da sua loja, uma vez que os usuários buscam por rapidez e praticidade durante as suas compras online.

2. Experiência do usuário.

Para desenvolver um layout atraente e que resulte em conversão, é necessário criar rotas de navegação confortáveis para o consumidor, onde ele não precise pensar muito ao navegar e o faça de forma natural e fluida. As informações importantes também devem estar organizadas de maneira que ele as encontre em poucos cliques.  

3. Descrição dos produtos.

Um terceiro passo para otimizar a apresentação do e-commerce é investir na descrição de produto. Explicar a usabilidade, materiais, tamanhos e composição ajuda a conquistar um cliente exigente, que gosta de se informar sobre o que está comprando. 

Não esqueça de utilizar linguagem da sua marca seu e-commerce, mas sempre com muita clareza e concisão. Vale a pena compartilhar fotos em still, com zoom, fotos com modelos, compartilhadas por usuários e até vídeos. 

Descrever bem o produto equivale ao papel de bom vendedor apresentando um produto na loja física. Este é o momento para encantar o cliente, convencê-lo e deixá-lo seguro de que a compra será uma  boa decisão.

4. Qualidade das fotos.

Fotografia de qualidade e, de preferência, profissional é um cuidado importantíssimo a se tomar. Ter um produto excelente ou o exato produto que o cliente procura pode não valer muito se a visualização do mesmo não for atraente! Capriche na iluminação das fotos. Fotos de boa qualidade geram confiança e é isso que o consumidor procura em um e-commerce. Aqui você pode utilizar fotos oficiais, enviadas pelo fornecedor ou produzi-las você mesmo. 

Tenha cuidado com o tamanho das fotos: imagens muito pesadas são difíceis de carregar e, por outro lado, imagens leves demais podem não ter qualidade suficiente. Salve as fotos com o nome do produto, pois isso ajudará os buscadores a encontrarem um maior número de hits em seu site.

5. Segurança.

Confiança e segurança também são fatores decisivos no momento em que o consumidor decide finalizar a compra. A etapa do pagamento requer muito cuidado! Utilizar um sistema seguro e que transmita essa segurança ao consumidor é essencial para que ele clique em “Finalizar Compra”. Discriminar taxas, condições de pagamento e explicar como realizar trocas e devoluções também é essencial.

Quando um e-commerce é novo no mercado, é comum que os consumidores se sintam inseguros no momento de finalizar a compra e informar seus dados pessoais e de pagamento. Mas essa insegurança não deve existir.

Leia também: 5 fatores que garantem a segurança de um e-commerce

6. Mobile First.

A interface da loja virtual deve ser responsiva, adaptada tanto no computador quanto em dispositivos móveis. Mas a dica é que o projeto web seja criado primeiro em dispositivos móveis, para depois fazer adaptações para o desktop e outras plataformas, ao contrário do que ainda acontece na maioria das vezes. Esse é o conceito do mobile first. 

Vivemos um marco de crescimento das compras realizadas por smartphones. A evolução do m-commerce é uma das alavancas do crescimento de pedidos online. Somente no primeiro semestre de 2019, o número de pedidos feitos por um telefone móvel cresceu 57% em comparação ao primeiro semestre de 2018 (Webshoppers 40, 2019).

A partir de agora, quem pensa em investir em estratégias digitais deve realizar qualquer planejamento a partir das menores telas, favorecendo, assim, a experiência do usuário em termos de performance e usabilidade da página, além do melhor acesso ao conteúdo.

#

Não adianta criar uma loja virtual se você não souber atrair e conquistar clientes. O visual do e-commerce corresponde diretamente à mensagem que você deseja passar. Mas, além do aspecto visual – o design precisa ser atraente e dinâmico -, permitindo uma experiência de compra excepcional para o seu consumidor. 

Se você tiver dúvidas em como melhorar a visual da sua loja virtual para gerar mais conversão, entre em contato com a nossa equipe aqui.

Comentar

One thought to “Apresentação do e-commerce: cuidados para melhorar o visual da sua loja online.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar