Devo pagar comissão para meu representante pelas vendas feitas online?

Módulo que calcula comissão é essencial em plataformas.

Em diversos países, o comércio varejista tem por hábito incorporar ao salário dos vendedores os valores da comissão sobre as vendas. O intuito principal é motivá-los a fazer um bom trabalho e, consequentemente, incrementar os resultados da empresa. Para quem atua como representante comercial, a comissão é ainda mais importante, uma vez que representa sua única fonte de remuneração. Mas, será que também devemos pagar comissão pelas vendas realizadas no portal online?

Quem trabalha com vendas sabe como o valor da comissão pode fazer a diferença no final do mês. Nada mais justo para recompensar o esforço de quem vende em nome de terceiros, não é?

No caso dos Representantes Comerciais, esse valor é ainda mais importante pois representa sua única fonte de renda. Como eles não possuem uma relação empregatícia com a indústria, e sim um contrato de representação, que permite a intermediação de negócios em nome do representado, a remuneração é feita através da comissão. Conforme a legislação, esse valor deve ser calculado sobre o valor bruto da mercadoria, ou seja, englobando tributos e valor do frete.

e-commerce para representanteNão acrescentar comissões pelas vendas realizadas pela internet é comprar uma briga desnecessária. O sistema de vendas online, que poderia se tornar um aliado do representante, acaba se tornando uma ameaça à sua posição. No e-book: “E-commerce: o melhor amigo do representante comercial” você aprende a usar o canal a favor desse profissional.

Colocar o e-commerce a favor do representante através de sua inclusão na cadeia comercial é uma mera questão de definição de políticas comerciais. Mas algumas ferramentas disponíveis podem facilitar ainda mais. 

Algumas plataformas de e-commerce especializadas na indústria e atacado (B2B) fornecem um módulo de gestão de carteiras de representantes que auxiliam o cálculo do comissionamento. O sistema permite que as vendas sejam creditadas ao representante, mesmo que ele não tenha participado no momento da inclusão do pedido.

Assista ao webinar: Otimizando políticas comerciais em vendas online B2B.

A plataforma Flexy possui um módulo específico que calcula e apresenta comissões feitas não só pelos representantes, mas também pelos vendedores e profissionais de televendas. O gestor do portal pode criar políticas comerciais para limitar o uso e o valor dessas comissões de acordo com o merecimento. Veja alguns exemplos a seguir:

  1. Se um representante comercial não fizer visitas a um cliente no período de X meses, ele não receberá mais comissões, isto é, o cliente será retirado de sua carteira, mesmo que posteriormente ele faça a compra pelo portal.
  2. As comissões podem ser destinadas apenas aos representantes cujas avaliações feitas pelos clientes no portal sejam positivas.
  3. O valor das comissões pode aumentar caso o representante atinja suas metas ou recupere um cliente inativo.

E por aí vai!

As possibilidades de configurações são inúmeras! A escolha do tempo, dos valores e das regras que valorizam  e estimulam o trabalho do representante ficam à critério do diretor comercial.

Com um módulo de gestão voltado para o representante, esse profissional pode, inclusive, aumentar seu seu faturamento. Isso porque ele poderá continuar priorizando o atendimento presencial daqueles clientes que já prioriza sem, no entanto, deixar de atender ao restante da carteira, que poderá comprar de forma independente pelo e-commerce B2B.

Na prática, indústria e representantes saem ganhando. Por isso, sim, você deve pagar comissão ao seu representante comercial pelas vendas feitas via internet. Como já mencionei, inseri-lo no processo de vendas online é a melhor solução para evitar possíveis conflitos. E nada mais justo do que fazer isso por meio do comissionamento! Dúvidas, sugestões e comentários, escreva aqui embaixo.

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