Marketplace de mentira? Afaste-se das armadilhas do mercado ao escolher sua tecnologia de vendas.

No mundo dos negócios online, os marketplaces têm ganhado cada vez mais destaque. O modelo é uma promessa de expansão, crescimento e lucro que atrai inúmeras empresas, dos novos às gigantes do comércio varejista, franquias, importadores e indústrias. No entanto, encontramos no mercado algumas soluções com aparência de uma operação legítima, mas que carregam problemas estruturais, dos quais podem acarretar em projetos fracassados.

É um fato lamentável que, em muitos casos, o rótulo de “marketplace” pode ser apenas uma fachada, escondendo uma estrutura de e-commerce tecnológica frágil de uma simples plataforma de e-commerce, precariamente adaptada para atuar como plataforma de marketplace

Neste artigo, vamos esclarecer a diferença entre o marketplace de verdade x marketplace de mentira, revelando como você pode evitar essas armadilhas ao escolher a tecnologia certa para o seu negócio online. 

Marketplaces em ascensão.

Os principais insights do início de 2023 demonstraram que o tráfego no setor de marketplace cresceu bastante na virada de ano, no período entre novembro e janeiro de 2023. Mais uma vez, o Mercado Livre é o líder do setor, seguido por Amazon e Shopee. As Americanas têm apresentado crescimento e se aproximando do top 3.

De acordo com dados da GfK , em 2022, os marketplaces já representavam 29% das vendas online. Nos primeiros seis meses de 2023, esse número cresceu para 32%. Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK, destaca que os marketplaces abriram novas perspectivas de oferta, criando uma “prateleira infinita” que gera mais tráfego nas plataformas dos varejistas nacionais. Ao mesmo tempo, ampliaram-se as oportunidades e a visibilidade para os pequenos varejistas e regionais.

Leia também: Marketplace Regional – ampliando as vendas e impulsionando negócios locais.

Participar de um marketplace ou criar um próprio?

Se há mais consumidores e mais lojistas interessados em participar de um marketplace (marketplace out), há também uma oportunidade para gestores criarem seu próprio marketplace (marketplace in), com o intuito de oferecer espaço para esses comerciantes. Vamos entender as diferenças dos dois conceitos a seguir.

>> Marketplace OUT: vendendo em marketplaces externos

Nessa abordagem, os vendedores (sellers) se registram em uma plataforma externa para promover seus produtos e, em troca, pagam uma comissão com base nas vendas realizadas. Essas plataformas de terceiros geralmente oferecem alta visibilidade e tráfego, o que permite aos vendedores aproveitarem os investimentos em marketing e publicidade feitos pelo próprio marketplace para atrair visitantes.

Para quem integra sua loja, seja B2B ou B2C, a um marketplace externo, vale a pena avaliar cuidadosamente as taxas aplicadas e analisar a concorrência de outros fornecedores dentro de cada plataforma.

>> Marketplace IN: criando seu próprio shopping online

No “marketplace in”, a estratégia envolve uma empresa disponibilizando sua própria estrutura tecnológica para sellers diversos comercializarem seus produtos. Ele representa um movimento contrário ao modelo de marketplace out.

Isso vale não só para o varejo (B2C), mas para qualquer outro mercado que precise acomodar uma grande diversidade de lojas. Eles podem ser marketplaces de nicho, marketplace para redes de franquias, para seus próprios revendedores e por aí vai!

O resultado é um aumento no alcance da empresa, uma elevação no valor médio das compras e a criação de uma nova fonte de receita, obtida por meio da cobrança de comissões dos vendedores que utilizam a plataforma.

É no conceito de “marketplace in” que observamos algumas soluções de “mentirinha”. São elas que merecem a sua atenção na hora de escolher a tecnologia de venda.

O marketplace de verdade x marketplace de mentira

Na hora de analisar as tecnologias para criação de marketplaces, o primeiro ponto a considerar é se a infraestrutura que possibilita a venda é de fato unificada.

Não é difícil encontrar modelos de empresas conhecidas que vendem sua plataforma de marketplace mas, que na prática, realizam a integração entre centenas de lojas, criando um HUB de marketplace. O problema, neste caso, é que a partir de um grande volume de lojas integradas, a plataforma começa a ficar extremamente lenta, sujeita a erros e a gargalos de dados.

Em um marketplace de verdade, esse desempenho é fluido. Não importa se 300 ou 3000 sellers sejam cadastrados. Como não se trata de uma simples “integração entre lojas”, a estrutura, que é nativa, consegue suportar um grande volume com agilidade, segurança e rapidez na transmissão de dados. Além disso, ela se torna muito mais flexível para se aplicar a diferentes modelos de negócios. 

Na Plataforma de Marketplace da Flexy, a estrutura tecnológica é unificada para todos os vendedores. Nossa solução nativa elimina a complexidade de adquirir licenças isoladas e gerenciar dados distintos. Em vez de dificultar a vida dos empreendedores, nós garantimos a escalabilidade desses negócios para que possam, verdadeiramente, se beneficiar desse modelo de vendas.

Um exemplo notável de quem desfruta dos benefícios da Plataforma Flexy é a empresa Segvel. Com um marketplace B2B, a Segvel encontrou a solução ideal para simplificar suas operações, oferecendo uma experiência eficiente e unificada tanto para seus franqueados quanto para os clientes finais. A Flexy garante que as vendas sejam realizadas com alta performance, garantindo que seu negócio prospere neste ambiente altamente competitivo.

Marketplace B2B da Segvel

Confira outros cases reais para entender o que estamos falando! 

Não custa lembrar as funcionalidades essenciais que impulsionam a eficiência dos marketplaces.

  1. Gerenciamento de Múltiplos Vendedores: infraestrutura robusta para acomodar vários vendedores.
  2. Centralização de Estoque e Pedidos: funcionalidade que facilita o controle de estoque e gerenciamento de pedidos de todos os vendedores em um único lugar. 
  3. Sistema de Pagamento Seguro: a variedade de transações entre diversos vendedores e compradores exige que marketplaces tenham sistemas de pagamento extremamente seguros e confiáveis.
  4. Avaliações e classificações: a presença de múltiplos vendedores torna as avaliações vitais para a credibilidade em marketplaces. 
  5. Integração com Logística: cada vendedor em um marketplace pode ter sua própria logística. Integrá-los oferece ao cliente uma experiência de compra coesa, mesmo quando comprando de vendedores distintos.
  6. Ferramentas de Marketing: vendedores em marketplaces competem pelo mesmo público. Ferramentas de marketing personalizadas permitem que eles se destaquem e alcancem seus nichos específicos.
  7. Análise de Dados: marketplaces devem monitorar o desempenho de múltiplos vendedores, identificar tendências e assegurar que os padrões de qualidade sejam mantidos. 
  8. Suporte ao Cliente: problemas podem surgir tanto do lado do comprador quanto do vendedor. Um suporte alinhado é crucial para resolver conflitos e garantir uma boa experiência de compra.
  9. Segurança da Informação: o volume de dados, que inclui informações de diversos vendedores e compradores, exige que os marketplaces tenham sistemas de segurança da informação muito mais robustos.
  10. Flexibilidade e Personalização: ele deve se adaptar às necessidades e identidades de seus vendedores. Essa flexibilidade permite que o ambiente seja dinâmico e representativo de sua diversidade.

E agora?

E aí, a tecnologia de marketplace que você pretende contratar para montar seu próprio shopping virtual é de verdade ou de mentira?

O perigo de ser atraído por “marketplaces de mentira” é real, e a distinção entre uma solução verdadeira e uma adaptação pode ser a diferença entre o crescimento robusto e a estagnação. Assim, é essencial associar-se a plataformas confiáveis, que compreendem as nuances e desafios deste espaço dinâmico.

Ao refletir sobre a escolha, lembre-se de que um marketplace bem gerido não é apenas uma fonte de receita; é uma extensão da sua marca, um testemunho da sua integridade e um pilar fundamental na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. 

Se almeja elevar o nível do seu negócio, agende sem compromisso uma reunião com nossos especialistas aqui para conhecer nossa tecnologia!

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