Como se preparar para a phygital, a nova experiência do consumidor

Como se preparar para a phygital, a nova experiência do consumidor

A experiência do usuário é um dos principais pontos de atenção nas ações estratégicas de negócio. O assunto inclusive virou pauta em muitas companhias, visto que, com as mudanças nos hábitos de consumo, mudam-se também as abordagens, como com a adoção da estratégia de phygital.

Você sabe o que isso significa? Tenho certeza de que pelo menos já ouviu falar sobre a integração entre os meios offline e online, certo? É nesse sentido que o phygital surge, buscando impactar a experiência do consumidor e potencializar os métodos de venda

Neste texto, vou falar tudo o que você precisa saber para se preparar para a era do phygital. Confira!

O futuro da experiência do consumidor: o que é o Phygital 

O termo “phygital” é uma junção de outros dois termos bastante conhecidos: physical (físico) + digital. Trata-se de um conceito que une dois meios de atuação, o offline e o online, proporcionando ao consumidor uma experiência mais completa, atrativa e diferenciada. 

Embora o meio digital esteja sendo muito propício aos negócios com o avanço da tecnologia e da transformação digital, o mais indicado é investir em ações que possibilitem boas experiências tanto na modalidade online quanto offline. Ou seja, o consumidor busca encontrar boas oportunidades tanto no físico quanto no digital.

Dessa forma, o phygital é visto como o futuro do consumidor, já que é uma integração que exige cuidado, planejamento e ações que possam fortalecer o atendimento ao cliente e estabelecer uma aproximação genuína entre a sua empresa e ele. Isso significa dizer que quanto mais multicanal maiores são as possibilidades de manter conexões com o público.

Para isso, portanto, é preciso que a empresa invista em estratégias e tecnologias que contribuam para alcançar esse objetivo, reconhecendo a importância da experiência do cliente e também a jornada de compra. É uma forma eficiente de mostrar o que você oferece e entregar valor a quem procura seus serviços.

Quais as tecnologias utilizadas na experiência Phygital? 

Como mencionamos, o investimento em tecnologias é fundamental para implementar a abordagem de phygital no seu negócio. Veja uma lista das principais que você deve considerar:

Inteligência artificial (IA)

Já bastante falado no comércio eletrônico, a IA é uma tecnologia capaz de identificar e entender padrões de comportamento. Por meio disso, é possível realizar previsões, como em relação às tendências, e obter dados com muito mais qualidade, já que é possível filtrá-los facilmente.

Internet das coisas (IoT)

Outra abordagem já muito conhecida é a IoT, que pode potencializar ainda mais a experiência phygital do usuário. Isso porque ela tem capacidade de ligar pontos do ambiente físico ao digital, criando uma conexão direta.

Realidade aumentada

A realidade aumentada permite intervir no mundo físico a partir da criação de uma experiência digital. Isso proporciona ao consumidor a mesma vivência do off no on, tornando seu processo de compra mais confortável, ágil e eficaz. 

Reconhecimento facial

Já essa tecnologia é uma forma de garantir mais segurança ao consumidor, possibilitando a ele uma experiência descomplicada e rápida. Além disso, respeitando a privacidade em primeiro lugar, indica informações características dos clientes, que podem potencializar as estratégias.

Internet 5G

Por falar em conexão, a nova conectividade 5G possui uma maior taxa de transmissão de dados, o que proporciona uma experiência phygital por meio da troca de informações de forma completa e integrada entre o cliente e a sua empresa.

Estratégias para criar uma boa experiência do consumidor com a marca

Agora que você já entendeu tudo sobre a abordagem phygital, saiba como preparar a sua empresa para investir na boa experiência do consumidor:

Antes de tudo… conheça sua persona 

O primeiro passo para implementar o conceito de phygital na sua empresa é conhecer a persona. Dessa forma, é possível saber quais são suas dores, demandas e buscas, para que seja possível proporcionar um atendimento personalizado e focado em propor soluções úteis para seus problemas.

Promova ações de marketing que una os mundos online e offline 

Sem pensar em métodos que integrem os dois mundos, o físico e o digital, torna-se muito difícil aplicar a abordagem phygital, já que ela trata exatamente de uni-los. Por isso, planeje ações de marketing que trabalhem on e off com criatividade e atratividade para os dois meios.

Aposte em comunicação omnichannel 

Quando falamos da experiência phygital esbarramos também na comunicação omnichannel, um modo de integrar a mesma linguagem e atendimento direcionados aos clientes em todos os canais da empresa. O objetivo é justamente atendê-los da melhor forma e fazer com que não sintam diferença entre o on e o off.

O phygital já faz parte do varejo 

Estamos falando de como aplicar o phygital na sua empresa, mas saiba que isso já vem sendo explorado no varejo. Um exemplo disso são as lojas que permitem que você compre online e busque a encomenda no estabelecimento físico, sem cobrar frete e sem que precise esperar o produto chegar.

Outro exemplo é justamente por meio da abordagem omnichannel, que busca integrar os dois mundos, físico e digital, de forma que o consumidor tenha a mesma experiência em ambos, como quando é possível usar um desconto que recebeu online tanto na loja física quanto na virtual e vice-versa.

Exemplos da experiência phygital 

Grandes empresas como Amazon Go e Pier X já fazem uso desse recurso para interagir com consumidores finais de forma totalmente alinhada ao ambiente virtual. 

A Amazon, por exemplo, permite que os consumidores comprem na loja física e retirem os produtos sem enfrentar filas, nem precisar de atendentes e o pagamento é feito automaticamente pelo celular.

Já em relação ao Pier X, ele é considerado o primeiro marketplace phygital do Brasil, que investiu na característica híbrida entre o ambiente físico e o online, com foco 100% no cliente. Um exemplo disso é que é o primeiro lugar do mundo a usar apenas moeda digital.

Agora que você viu os pontos fundamentais para adotar a experiência phygital no seu negócio, saiba que é preciso conhecer o perfil do consumidor online da atualidade no Brasil para tornar sua estratégia mais assertiva. 

E para ajudar você com isso, a Flexy elaborou um conteúdo completo e atual. Acesse o infográfico na íntegra e esteja preparado para unir o on e o off na sua empresa!

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