Por que integrar sistemas de gestão com a plataforma de e-commerce B2B?

A resposta para essa pergunta está resumida em duas palavras: produtividade e precisão. Em uma empresa com porte para vender em atacado, todos os processos, desde a produção até a distribuição, já são gerenciados por um sistema de gestão ERP. É o sistema que faz, também, o controle financeiro e de faturamento, mantém o banco de dados com o cadastro dos clientes e os detalhes das transações de cada um. Portanto, integrar sistemas de gestão com a plataforma de e-commerce B2B é um passo natural e inevitável para simplificar o trabalho, facilitar a tomada de decisões e garantir o sucesso dos negócios.

1. Produtividade

Ao integrar o sistema ERP com a plataforma de vendas, o gestor consegue ter uma visão abrangente de todos os setores da empresa. É possível acompanhar o estoque, cadastros de clientes, produtos e informações sobre vendas em um único lugar e com atualização automática.

Com a automação, aproveita-se tudo o que está depositado no sistema da loja física (ou no sistema das operações offline). Isso economiza tempo do comercial, que antes seria gasto na transposição de dados e atualização de informações.

Em resumo, a integração evita o desperdício de tempo e recursos, já que não é necessário repetir toda a rotina administrativa em outro sistema.

2. Precisão

Duplicações de pedidos e vendas do mesmo produto em canais de vendas diferentes, por exemplo, são situações que geram inúmeros problemas, mas que podem ser evitados com a integração.

A automatização e a agregação das informações em uma plataforma única – sem  a necessidade de interferência manual – permite que um e-commerce tenha menos erros de processos que os seus concorrentes que não usam ERP.

Por que não fazer tudo em um sistema de gestão?

Simplesmente porque ele não realiza vendas. Sua interface não permite que o cliente possa fazer o pedido sem a ajuda do revendedor, por isso, um sistema não consegue substituir o outro. Eles apenas trabalham de forma integrada.

Nessa dinâmica de trabalho, a função do ERP é auxiliar o time do comercial nas análises de crédito de novos clientes. A função de uma plataforma de e-commerce é permitir que o cliente interaja com a sua empresa na modalidade de auto atendimento, sendo uma interface externa dos seus sistemas de pedidos.​

A plataforma de e-commerce analisa essas condições e concede as diferentes opções de pagamento para determinado cliente (do boleto a faturar ao ​cartão de crédito).

O cliente faz seus pedidos de forma autônoma e os representantes têm acesso aos dados, quantidades e preços disponíveis (atualizados automaticamente) para aquele cliente. Esses também podem fazer os pedidos diretamente na plataforma, o que torna o seu trabalho mais ágil.

Leia também: Benefícios do e-commerce B2B para o Representante Comercial.

#

Com menos burocracia e menos intervenções manuais, integrar o ERP com a plataforma de e-commerce faz com que os processos de trabalho fiquem mais rápidos, as informações trafeguem com maior velocidade e os consumidores sejam atendidos com mais agilidade.

Lembre-se: é preciso escolher uma plataforma de e-commerce B2B que possibilite essa integração.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a importância de integrar sistemas de gestão com plataforma de vendas online B2B, deixe um comentário abaixo ou entre em contato com um especialista Flexy aqui.

Comentar

One thought to “Por que integrar sistemas de gestão com a plataforma de e-commerce B2B?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar