Os desafios do gerenciamento de fornecedores em rede de franquias

Os principais problemas encontrados pelos gestores

Uma rede de franquias é capaz de levar uma marca a um território muito grande, às vezes, além do nível nacional. Essa expansão territorial tem diversas vantagens, mas também traz diversos desafios de gerenciamento. O dono da franquia precisa estar atento para garantir o suporte adequado aos franqueados e também para assegurar o padrão de qualidade de sua marca.

Um dos principais fatores que influenciam no padrão de qualidade é a escolha dos fornecedores. Os franqueados precisam encontrar empresas próximas que forneçam produtos de qualidade, a um bom preço. Por sua vez, os franqueadores precisam ter certeza de que as intermediações de compra sejam feitas da maneira mais rentável possível.

Abaixo, listei os principais problemas encontrados nessa relação entre franqueadores, franqueados e fornecedores. Também explico como esses problemas podem ser solucionados.

Inclusive, já falei sobre esse assunto no Webinar – Central de Fornecimento Online para Franquias, publicado recentemente, onde apresento a solução de gerenciamento online para franquias. Vale a pena assistir para entender melhor!

  1. Padronizar a intermediação das compras

Principalmente em franquias menores, onde o nível de gestão não é tão avançado, o franqueado acaba comprando insumos para o funcionamento de sua loja de fornecedores com produtos mais baratos que, às vezes, comprometem a qualidade do produto final. A distância geográfica entre o franqueado e o franqueador também favorece a compra de produtos não sugeridos pela franquia.

Sem uma tecnologia de gestão, o franqueador não tem controle do que está sendo adquirido, não tem acesso a dados e não tem informações sobre a qualidade do produto.

  1. Ranquear a qualidade dos produtos entregues

Sem centralizar as informações de compra de toda a rede de franquias, o franqueador não consegue decidir quem são os melhores fornecedores, quem está comprando mais e quem está fazendo o melhor negócio. Ainda que cada franqueado forneça um relatório de faturamento, como ter certeza de que os números correspondem à realidade?

  1. Disponibilidade de estoque de produtos de cada fornecedor por região

Sem dados de compra por cada região, principalmente das unidades mais distantes, torna-se difícil fazer o controle de estoque. Como saber quais são os itens mais vendidos por região        e aqueles que precisam de reposição?

  1. Homologar novos fornecedores por região

Muitas vezes a franquia está distante da região onde o franqueador está, por isso, é difícil encontrar novas opções. Os franqueados dessa região tem muito mais know-how para encontrar os fornecedores ideais. Por essa razão, por que não dar a eles a oportunidade de se tornem fornecedores oficiais? Eles podem passar por um processo de avaliação e homologação, tornando-se o fornecedor principal daquela região.

A avaliação e homologação podem ser feitas pela Central de Fornecimento Online, que disponibiliza as funções de cadastro de fornecedores por região, inclusive com a possibilidade de avaliação em relação à qualidade do produto, prazo e outros atributos. Dessa maneira, encontrar novos fornecedores fica muito mais fácil.

  1. Fuga da rede

É muito comum que os franqueados deixem de comprar dos fornecedores homologados – aqueles selecionados pela franquia. Às vezes, isso acontece pela falta de produtos ou porque eles encontraram um preço mais baixo. Na maioria delas, este franqueado está quebrando um acordo.

Com uma central de fornecimento online, as regras sobre o que é permitido ou não estão bem claras, diminuindo a fuga de rede. Com o acesso às informações de compra e venda entre fornecedores é possível analisar e descobrir onde a fuga está sendo praticada.

  1. Falta de controle sobre o número de transações e participação nas vendas

Além de não poder analisar a quantidade real de transações financeiras, perde-se a chance de participar das vendas nessa intermediação: franqueado x fornecedor. Com uma central de fornecimento online há uma oportunidade financeira tanto para baratear os custos quanto para participar do percentual de vendas nessas transações.

A utilização de tecnologia para homologar fornecedores traz diversas vantagens. Os franqueados podem comprar de diversos fornecedores, consultar preços, disponibilidade e distância geográfica, além de fazer o pagamento pelo portal. Fornecedores podem cadastrar produtos e atualizar estoque de forma rápida e ágil. Franqueadores garantem uma gestão centralizada, controlam a qualidade de suas franquias e podem participar das vendas.

Sobre outras vantagens de montar uma plataforma online capaz de solucionar os problemas que citei anteriormente, leia também o artigo: Marketplace de Fornecedores Homologados.

Não se esqueça de aprofundar o assunto no Webinar e tirar suas dúvidas aqui no blog! Muito em breve vou explicar melhor como a Plataforma Flexy pode te auxiliar a solucionar os problemas de gerenciamento de franquias.

Veja também!

Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.