O que é fuga de rede e como evitá-las?

Sobre a padronização de fornecimento em redes de franquias.

O sucesso de uma rede de franquias está baseado no poder de padronização. É através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, por mais longe que elas estejam uma das outras. A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como da identidade da marca, é importante para a manutenção e reconhecimento da qualidade da empresa pelo público. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Mas, verdade seja dita, esse controle não é fácil.

Mesmo fazendo a homologação de fornecedores, isto é, delimitando as empresas que os franqueados deverão comprar seus insumos, maquinários, tecnologia e todos os serviços necessários para que ela funcione, é muito comum que os franqueados deixem de comprar deles. Quando isso acontece, dizemos que houve uma fuga de rede. A fuga de rede compromete a qualidade do produto que será entregue para os clientes. Ou seja, temos um problema!

Por que acontece?

São diversos motivos que levam à fuga de rede. Na maioria delas, o franqueado está quebrando um acordo. Abaixo eu cito os fatores mais comuns.

  1. Distância geográfica

Uma rede de franquias é capaz de levar uma marca a um território muito grande, às vezes, além do nível nacional. Essa expansão territorial tem diversas vantagens, mas também traz diversos desafios de gerenciamento. Muitas vezes, a distância dificulta a comunicação entre as duas partes. Por isso, os franqueadores não têm controle do quê de fato está sendo adquirido em todas as unidades.

  1. Falta do produto

Como as franquias estão espalhadas por locais diferentes, nem sempre os fornecedores são os mesmos, o que pode influenciar na disponibilidade de um produto. No caso de franquias de alimentação, como há muita matéria-prima perecível, fica difícil para as unidades dependerem exclusivamente de um fornecedor estabelecido pela franqueadora.

Cada região também tem um hábito de consumo distinto, o que significa que alguns produtos podem ser mais consumidos do que outros, exigindo uma reposição diferenciada. Caso falte algum insumo, a própria franquiada acaba fazendo a compra em sua região.

  1. Preço inferior

Sem regras claras e sem controle, o franqueado acaba adquirindo um produto mais barato do que o sugerido pela franqueadora. O problema é que nem sempre o produto escolhido é de qualidade.

  1. Falta de controle e gestão

No final das contas, a fuga de rede está ligada, principalmente, à falta de controle e gestão por meio da franqueadora. Ter controle é saber o que está sendo adquirido, em qual quantidade, ter acesso aos dados de compras e obter informações sobre a qualidade do produto.

Além disso, em plena era digital, a distância geográfica não pode ser um problema: franquias são desenvolvidas com o intuito de se reproduzirem, se “espalharem”, como mencionei anteriormente. Por isso, a gestão das unidades deve ser tratada como prioridade.

Como evitar?

Mesmo cientes da importância da homologação de fornecedores, o processo não é realizado de forma tão simples e organizada dentro das organizações. Isso acontece porque muitas empresas desconhecem as soluções que automatizam os processos e facilitam a gestão de todas as unidades. A Flexy tem uma solução para esta demanda das franquias: a Central de Fornecimento Online para Franquias. Clique aqui para assistir ao webinar, onde explico detalhadamente como ela funciona.

Neste sistema, o dono do portal – e também dono da franquia – oferece uma plataforma online onde os próprios fornecedores fazem o cadastro de seus produtos. Para garantir que eles sejam de qualidade, o gerenciador consegue validar e aprovar todos eles, de acordo com a categoria de fornecimento, por meio de um módulo de curadoria.

Com os fornecedores homologados na plataforma, os franqueados podem garantir os insumos necessários para fazer sua unidade funcionar, com a certeza de que serão de qualidade. O dono do portal pode selecionar um número X de fornecedores de qualquer região do país, inclusive os mais próximos de cada loja, por meio de geolocalização. Os franqueados podem comprar de diversos fornecedores, consultar preços, disponibilidade e distância geográfica, além de fazer o pagamento pelo portal.

Leia também: Como funciona a geolocalização em marketplaces?

Muitos franqueados acreditam que se encontrarem fornecedores por conta própria conseguirão preços menores. Mas isso não é verdade. Com a homologação, ganha-se o poder de negociação. Isso ocorre porque toda a rede compra com a mesma empresa e, com isso, os preços podem diminuir devido à compra em grande escala. Em muitos casos, o franqueador já define em contrato os preços dos produtos, que não podem sofrer variação.

Muitas vezes a franquia está distante da região onde o franqueador está, por isso, é difícil encontrar novos fornecedores. Não podemos negar que os franqueados dessa região tem muito mais know-how para encontrar os fornecedores ideais. Por essa razão, por que não dar a eles a oportunidade de selecionarem os fornecedores oficiais daquele local?

Outra vantagem é que a Central de fornecimento Online centraliza as informações de compra de toda a rede de franquias. Com acesso a todos os dados, o gerenciador consegue analisar a quantidade real de transações financeiras e decidir quem são os melhores fornecedores, qual é a unidade que está comprando mais e quem está fazendo o melhor negócio. Também é possível analisar e descobrir onde a fuga de rede está sendo praticada.

A Central deve se tornar a fonte exclusiva de compra de fornecimento. Essa é a maneira mais efetiva para padronizar a intermediação de compras feitas pelas unidades e evitar fugas de rede. Mas é importante que ela traga benefícios para todas as partes envolvidas: franqueadora, franqueado e fornecedor.

Leia também: Como padronizar a intermediação de compras feitas pelos franqueados?

E aí, a sua franquia sofre com problemas de fuga de rede? Entre em contato com um especialista da Flexy aqui para encontrar a melhor solução para a sua empresa.

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