Plataforma e-commerce supermercado ou site: qual a diferença?

A função de uma plataforma de e-commerce para supermercado é diferente de um site. Contudo, as duas têm o mesmo objetivo que é de impulsionar as vendas.  

É muito comum surgirem dúvidas na hora de escolher a melhor forma de vender online. Por exemplo: “Uso uma plataforma de e-commerce para supermercado ou um site?”.

Afinal, por mais experiência que um varejista tenha, um negócio digital exige certos conhecimentos técnicos. Devido a nossa experiência em soluções digitais, queremos te ajudar nessa tomada de decisão.

Portanto, elaboramos este artigo voltado ao início de um projeto de e-commerce para supermercado. Assim, você irá conferir neste texto:

  1. O que é um site?
  2. O que é um e-commerce?
  3. Diferenças entre uma plataforma de e-commerce e um site
  4. Como funciona uma plataforma de e-commerce para supermercado
  5. Conclusão

Leia também: E-commerce para supermercados: os principais desafios ao passar do off para o online

O que é um site

Um site é uma página na internet acessado a partir de um determinado endereço eletrônico, como “www.seusupermercado.com.br”.

Uma das principais características do site é o perfil institucional. Ou seja, num site, em geral, encontramos informações sobre a empresa, o serviço e o contato.

No caso dos supermercados, os sites têm informações básicas sobre a marca, ofertas, endereço e contato.

Em suma, o menu de um site de supermercado conta com as seguintes informações:

  • Início: que é a página inicial.
  • Ofertas: costuma ser um folheto digital com as principais ofertas da semana, quinzena ou mês.
  • Institucional: conta a história da empresa, de como surgiu até o momento atual. 
  • Nossas lojas: mostra os endereços de todas as lojas do supermercado.
  • Contato: pode ser um formulário, número de telefone ou WhatsApp.  
  • Trabalhe conosco: mostra as vagas abertas e recebe os currículos dos interessados. 

Da mesma forma que um cartão de visita, um site serve para o cliente conhecer melhor a marca. Embora, o e-commerce seja considerado um site, ele possui funções diferentes. Explicarei a seguir.  

O que é uma plataforma de e-commerce

Por sua vez, uma plataforma de e-commerce diz respeito às transações de compras e vendas feitas na internet. O objetivo da plataforma é gerenciar o negócio com mais agilidade, controle e segurança.

Em outras palavras, a plataforma fornece uma série de dados e informações que facilitam a tomada de decisão dos gestores. Portanto, podemos afirmar que um e-commerce vai muito além de um site.

Quer descobrir outras diferenças? Então, continue a leitura que vamos te contar!   

Confira: Para que serve uma plataforma de e-commerce?

Diferenças entre uma plataforma de e-commerce e um site

Para explicarmos melhor as diferenças entre uma plataforma de e-commerce e um site, vamos usar uma analogia. Imagine um iceberg! Nele só vemos a parte de gelo que está em cima da água. O mesmo ocorre com uma loja virtual, na qual a parte visível é o site.

Todo o resto do iceberg – cerca de 90% – está embaixo da água. Só que essa é a parte que não conseguimos ver. O mesmo acontece com a plataforma de e-commerce para supermercado. É lá que está todo o sistema necessário para a loja online funcionar. Portanto, são as funcionalidade que não vemos, as mais necessárias para se criar um negócio lucrativo.

Em outras palavras, no supermercado online temos a parte da frente, chamada de front-end. Ou seja, o layout da loja com fotos e descrições dos produtos, promoções e ofertas, carrinho de compra, opiniões de consumidores e delivery ou frete. E temos no back-end, a plataforma de e-commerce com as funcionalidades referentes ao gerenciamento do negócio. Como tecnologia, operação, administrativo, atendimento e marketing.

Estrutura de uma loja na internet

Como funciona uma plataforma de e-commerce para supermercado:

Tecnologia

Sozinha, a tecnologia não faz milagres. Afinal, ela é desenvolvida e operada por pessoas para pessoas. O objetivo é oferecer a melhor experiência de compra ao cliente.

Operação

Aqui, tratamos de integrar todas as operações da loja física na plataforma de e-commerce para supermercado. Por exemplo: sistema de estoque, compras, logística e meios de pagamento. Para se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do artigo O que é preciso para montar uma operação de e-commerce?.

Administrativo

Em resumo, por meio do painel administrativo na própria plataforma, é feito o cadastramento dos produtos, o controle dos pedidos e o processamento das entregas.

Atendimento

Na plataforma de e-commerce para supermercado, o atendimento é automatizado através do autoatendimento. Ou seja, como já mencionado, a intenção é proporcionar a melhor experiência ao cliente. Como resultado, o cliente conseguirá realizar a compra sozinho.

Marketing 

Certamente, o marketing é um diferencial estratégico no comércio online. Não tem mais como ignorar o novo perfil e comportamento de compra do consumidor, mais bem informado e crítico graças às redes sociais, avaliações e aos sites comparadores de preços, por exemplo.  

Além disso, a plataforma de e-commerce para supermercado também deve ser capaz de integrar processos para automatizar os fluxos de vendas, além de facilitar o envio de informações ao cliente. Por exemplo: o status do pedido.

Baixar Guia Supermercado

Conclusão

Apesar da diferença, um site e uma plataforma de e-commerce para supermercado andam juntos. Enquanto um tem a função de vitrine, o outro é responsável pela gestão.

Afinal, a venda numa plataforma de e-commerce é altamente mensurável. É possível saber exatamente o que seu cliente procura, além do que deixou de comprar. Facilitando, assim, recuperar as vendas.  

Por fim, é a tecnologia que torna viável montar um supermercado online. Certamente, o primeiro passo é o planejamento. E quanto mais efetiva for a estratégia, melhor a experiência do consumidor e o retorno do investimento. 

Portanto, conheça a solução da Flexy para o seu projeto de e-commerce para supermercado. Aproveite também para falar com um dos nossos especialistas.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar