Saiba o que a fornecedora da plataforma está oferecendo
Já ouviu falar naquele ditado “quem vê cara não vê coração”? É a essência desse post. Ao decidir qual software de e-commerce contratar, muitos empresários prestam mais atenção no portfólio da desenvolvedora do que no nível de serviço oferecido. Enquanto a carteira de clientes pode, sim, trazer credibilidade, sua decisão final não deve ser feita somente com base nesse fator, e vou explicar o porquê.
Nem sempre ter uma plataforma de e-commerce que apresenta um portfólio com um grande número de clientes ou recheado de marcas consagradas significa que o nível de atenção e a qualidade de seu serviço será alto. Na verdade, às vezes o excesso de clientes pode ser prejudicial ao desempenho de sua loja. Eu expliquei essa situação no artigo: Plataforma com muitos ou poucos clientes: entenda qual é a melhor para você.
Nível de serviço: saiba o que você está contratando
Não estou dizendo que o portfólio deve ser ignorado, mas a sua decisão deve ser baseada, principalmente, nas características da tecnologia contratada e nos serviços agregados ao qual você terá direito na modalidade SaaS (software as a service). Como já falamos em nosso post “Quem é dono do software de e-commerce?“, optar por esse tipo de serviço, que funciona como se fosse um aluguel, vai fazê-lo economizar a longo prazo, trazer comodidade e receber um serviço de qualidade.
Um alto nível de serviço significa receber atenção especializada da equipe contratada, de forma humanizada e focada sempre na busca de soluções para os desafios do crescimento. Também está incluído o cuidado e a manutenção da infraestrutura de servidores, para que eles não apresentem problemas, e a atualização tecnológica, como as de segurança. Inclui, ainda, uma análise periódica de desempenho da loja e sugestões de melhorias.
A fim de exemplificar esses serviços, compartilho abaixo as etapas de implementação de um projeto e-commerce que acontece aqui na Flexy Digital.
Como o processo é longo e, muitas vezes, complexo, é importante que a fornecedora disponibilize uma equipe de desenvolvimento e atendimento dedicada exclusivamente ao seu projeto, elevando o nível de serviço ao ritmo que a sua estratégia determinar! Eles deverão acompanhar o seu projeto do início até a publicação final.
As soluções de e-commerce mais simples disponibilizam somente um software básico e dificultam o acesso ao suporte técnico, rebaixando o nível de serviço. Algumas delas focam na obtenção do maior número de clientes possível. Como a instalação do sistema é dividida com outras centenas de empresas, o custo se torna menor. No entanto, esse compartilhamento pode gerar prejuízos na performance do seu site, gerando quedas, travamentos e outros transtornos aos usuários.
O nível de serviço oferecido pela empresa é o principal fator que influencia no preço final da plataforma. É por esse motivo que existem tantos valores diferentes no mercado. Para aprofundar o assunto, leia também: Por que os preços das plataformas de e-commerce são tão diferentes?
Antes de tomar a decisão final, saiba exatamente o que está sendo oferecido, bem como se o fornecedor cumpre com o combinado e é acessível!
Você já passou por alguma experiência em que se decepcionou com o nível de serviço oferecido pelo seu fornecedor? Conte sua experiência abaixo!
One thought to “Por que o nível de serviço é mais importante que o portfólio?”