Por que os preços de plataformas de e-commerce são tão diferentes?

Fique atento aos níveis de serviços oferecidos

Quem recebeu o desafio de encontrar a melhor plataforma de e-commerce para iniciar seu projeto, certamente não tem uma tarefa fácil pela frente. Existem no mercado diversas opções, com características tão distintas (de funcionalidades a formas de pagamento) que tornam a resposta à pergunta “Quanto custa uma plataforma de e-commerce?” praticamente impossível.

Arrisco a dizer que não existe uma resposta concreta. É como perguntar “Quanto custa construir uma casa?”. O projeto só começa depois da elaboração do Programa de Necessidades, que reúne todas as necessidades funcionais dos futuros moradores. O preço será definido a partir do tamanho e localização do terreno, do engenheiro e arquiteto do projeto, do tamanho da casa, da compra de materiais e da contratação de mão de obra, entre muitos outros.

O mesmo acontece na hora de montar uma loja virtual. É por essa razão  que os preços de plataformas de e-commerce são tão diferentes.

Antes de começar a escolher a plataforma, você deve estar decidido e seguro do futuro imediato do seu negócio, respondendo à perguntas como: qual será o produto, o preço, a região de alcance, se a venda será para o consumidor final ou revendedor, se você manterá um estoque próprio ou utilizará o estoque de terceiros. Leia também: É possível vender produtos que eu não tenho em estoque?

Sobre o futuro distante você deve saber onde quer chegar: ser o maior, o melhor, transformar a modalidade de venda em atacado ou marketplace. Essa clareza sobre o futuro ajudará você a encontrar a plataforma que atende agora e continuará a atender nas suas necessidades futuras. Saiba mais em: Como escolher fornecedores a longo prazo?

Vale lembrar que a escolha da plataforma representa, em média, apenas 30% dos custos gerais de implantação de um e-commerce. O Guia do E-commerce publicado pela Abradi SP, em 2017, dividiu os custos em 10 pilares. Confira abaixo.

Planejamento Loja Virtual – Pilares de Custos – Fonte: Abradi SP 2017

Isso não significa que a plataforma seja menos importante. Muito pelo contrário, fazer uma escolha certeira é crucial para o sucesso do seu negócio. Inclusive, ela poderá te auxiliar no desenvolvimento das outras etapas do projeto, como criação de conteúdo, logística e  pagamentos.

Leia também: Como escolher o melhor software para o seu e-commerce desde o início?

Tudo vai depender do tipo de plataforma que você vai contratar: Open Source (código aberto e gratuito); Híbridas (código open source customizado para o cliente); ou Proprietárias (código pertencente a uma empresa especializada) e dos níveis de serviços oferecidos. Isto é, além da comercialização da licença de uso de um software, todos os serviços agregados que o ajudam a acontecer.

No caso de uma plataforma de e-commerce, podemos incluir a gestão da segurança, gestão de servidores, suporte técnico e consultoria. Tudo isso vem em um pacote que é pago mensalmente e que vale enquanto o cliente estiver pagando a mensalidade.

Leia mais em: Quem é o dono do Software de E-commerce?

Crescendo junto.

Tenha em mente que sua loja virtual pode crescer da noite para o dia, pois não há limites geográficos para as vendas. Por isso, deve-se contratar uma plataforma que atenda às necessidades de hoje e daqui a pelo menos 5 anos. Começar com uma “baratinha” para fazer a troca no futuro pode gerar muitas dores de cabeça. Entenda mais no artigo: Os desafios de quem precisa trocar de plataforma.

Muitos clientes, pouca performance.

Algumas empresas fornecedoras de e-commerce focam na obtenção do maior número de clientes possível. Como a instalação do sistema é dividido com outras centenas de empresas, o custo se torna menor. No entanto, esse compartilhamento pode gerar prejuízos na performance do seu site.

Por isso, nem sempre a empresa que possui o maior portfólio de clientes é aquela que vai te trazer os melhores resultados. Procure um fornecedor que ofereça tecnologia suficiente para acompanhar o seu crescimento, como mencionei anteriormente, capaz de aguentar qualquer quantidade de pageviews. Leia também: Por que o nível de serviço é mais importante que o portfólio?

Caso uma empresa prefira ter uma instalação exclusiva, onde a performance do sistema fica totalmente independente dos projetos de outros clientes, o custo é bastante alto. São sistemas desenvolvidos por grandes empresas, onde os custos com plataforma podem chegar até 3 milhões de reais.

A Flexy Digital criou um sistema dividido em duas partes, onde a seção administrativa é compartilhada com os demais clientes, mas o front-end, o layout acessado pelos clientes finais, é separado. Dessa maneira, os clientes não concorrem com outros e garantem o maior desempenho possível, não importando a quantidade de pageviews.

Sistemas Improvisados.

Ao pesquisar uma plataforma, tenha certeza que o sistema desenvolvido esteja pronto. Algumas empresas vendem softwares que não estão 100% finalizados. Eles são concluídos durante a implantação, o que acaba aumentando o tempo de entrega do projeto.

Para evitar esse tipo de improviso, peça para ver o sistema funcionando. Apresentações, “prints” ou descrições do software não são suficientes.

Funcionalidades.

Algumas funcionalidades-chave do e-commerce são críticas para o sucesso do seu negócio, como cadastros, pagamentos, integrações, etc. Todas elas também são determinantes no preço de uma plataforma. A Flexy, por exemplo, possui uma lista de funcionalidades a serem desenvolvidas que podem ser escolhidas pelos clientes. Também é possível personalizá-las, o que adiciona mais custos ao projeto.

Manutenção e Infraestrutura.

Além da tecnologia de e-commerce, é importante que a manutenção esteja incluída no serviço. Observe no contrato o tempo de resposta SLA (Service Level Agreement), para evitar que a loja fique fora do ar por muito tempo caso ocorra algum problema. A Flexy entrega aos seus clientes SLAs acima de 99,5%.

O serviço contratado inclui o acompanhamento da implantação da plataforma? Esse processo não é simples e exige a supervisão de um especialista. Com um gerente de Customer Success, seu projeto é acompanhado desde o planejamento inicial até após a publicação, contribuindo para que seu site tenha o melhor desempenho.

Etapas da Implementação da plataforma de e-commerce – Flexy Digital 2018

Seus objetivos, o tipo de plataforma e os níveis de serviço oferecidos pelas empresa contratada são determinantes no preço final. Por isso, a variação é enorme! Defina bem seus objetivos antes de encontrar a melhor solução para sua empresa.

Se tiver dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas aqui.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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