Mercado B2B Online continua em expansão em 2018

Índice B2B deve chegar a 2,04 tri até o final do ano

As transações digitais entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017 e devem chegar a R$2,04 tri até o final de 2018, marcando um crescimento de 12,7%, de acordo com a projeção da E-Consulting, empresa que elabora e divulga o índice Business-to-Business Online (B2BOL) há mais de 16 anos.

O levantamento mede, a cada três meses, os volumes transacionados digitalmente entre empresas tanto em marketplaces (B2BOL E-markets) quanto em transações realizadas em sistemas integrados entre as companhias e seus fornecedores (B2BOL Companies), que incluem portais digitais, EDI, plataformas B2B.

Crescimento do faturamento em relação a 2017 | Fonte: E-bit

Cerca de 88% de toda a movimentação no ano do B2BOL será feita em plataformas de marketplaces fechados, praticado entre a indústria e as suas cadeias produtivas e ecossistemas. A expectativa de vendas para esta modalidade é de R$ 1,58 trilhão, 14% a mais do que o R$ 1,39 trilhão conquistado em 2017.

Quem vai impulsionar essas compras na web, segundo a análise, serão os setores de commodities agrícolas e minerais (17,4%), de indústria de base e de capitais (13,13%), de governo e agências públicas (12,7%), de bens de consumo e varejo (12,2%) e de convergência, ou seja telecomunicações, TI e internet, entretenimento e mídia (9,3%).

Segmentos que mais compraram em 2018 – B2BOL Companies | Fonte: E-bit

“Diferente de outros nichos da economia, que sofrem com a atual crise econômica do país, o segmento B2B online continua em expansão, mesmo que tímida”, explica o sócio e diretor da Flexy Digital, Cristiano Chaussard.

Cada vez mais empresas que vendem para outras empresas aumentam seus investimentos em plataformas de e-commerce, em integração end-to-end (pedidos de gestão, ERP, ferramentas financeiras, dentre outros) e multicanalidade.  Elas já descobriram o potencial dessas ferramentas que auxiliam não apenas nas vendas, mas na gestão (pedidos, estoque, fornecedores) e recuperação de clientes inativos.No entanto, elas ainda são minoria.

Talvez nem todas as empresas industriais brasileiras conheçam as vantagens de comercializar seus produtos pela internet. Tampouco sabem do potencial deste mercado!

É por isso que eu não me canso de compartilhar esses dados surpreendentes. Ao compararmos o faturamento do já consolidado mercado B2C com o do B2B, por exemplo, verificamos uma diferença considerável. Confira o gráfico abaixo.

Faturamento B2B x B2C Online em Reais | Fonte: E-bit

Todos esses dados positivos nos encorajam a dizer que em 2019 isso não será diferente. Seguimos em expansão!

Quer entender como funciona uma plataforma voltada para o mercado B2B? Baixe o e-book B2B de verdade X B2B de mentira. Conheça também as Estratégias Online para Ampliação de Vendas na Indústria e Atacado.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a Flexy aqui.

 

Avatar

Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

One thought to “Mercado B2B Online continua em expansão em 2018”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.