Sobre a padronização de fornecimento em redes de franquias.
O sucesso de uma rede de franquias está baseado no poder de padronização. É através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, por mais longe que elas estejam uma das outras. A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como da identidade da marca, é importante para a manutenção e reconhecimento da qualidade da empresa pelo público. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Mas, verdade seja dita, esse controle não é fácil.
Mesmo fazendo a homologação de fornecedores, isto é, delimitando as empresas que os franqueados deverão comprar seus insumos, maquinários, tecnologia e todos os serviços necessários para que ela funcione, é muito comum que os franqueados deixem de comprar deles. Quando isso acontece, dizemos que houve uma fuga de rede. A fuga de rede compromete a qualidade do produto que será entregue para os clientes. Ou seja, temos um problema!
Por que acontece?
São diversos motivos que levam à fuga de rede. Na maioria delas, o franqueado está quebrando um acordo. Abaixo eu cito os fatores mais comuns.
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Distância geográfica
Uma rede de franquias é capaz de levar uma marca a um território muito grande, às vezes, além do nível nacional. Essa expansão territorial tem diversas vantagens, mas também traz diversos desafios de gerenciamento. Muitas vezes, a distância dificulta a comunicação entre as duas partes. Por isso, os franqueadores não têm controle do quê de fato está sendo adquirido em todas as unidades.
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Falta do produto
Como as franquias estão espalhadas por locais diferentes, nem sempre os fornecedores são os mesmos, o que pode influenciar na disponibilidade de um produto. No caso de franquias de alimentação, como há muita matéria-prima perecível, fica difícil para as unidades dependerem exclusivamente de um fornecedor estabelecido pela franqueadora.
Cada região também tem um hábito de consumo distinto, o que significa que alguns produtos podem ser mais consumidos do que outros, exigindo uma reposição diferenciada. Caso falte algum insumo, a própria franquiada acaba fazendo a compra em sua região.
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Preço inferior
Sem regras claras e sem controle, o franqueado acaba adquirindo um produto mais barato do que o sugerido pela franqueadora. O problema é que nem sempre o produto escolhido é de qualidade.
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Falta de controle e gestão
No final das contas, a fuga de rede está ligada, principalmente, à falta de controle e gestão por meio da franqueadora. Ter controle é saber o que está sendo adquirido, em qual quantidade, ter acesso aos dados de compras e obter informações sobre a qualidade do produto.
Além disso, em plena era digital, a distância geográfica não pode ser um problema: franquias são desenvolvidas com o intuito de se reproduzirem, se “espalharem”, como mencionei anteriormente. Por isso, a gestão das unidades deve ser tratada como prioridade.
Como evitar?
Mesmo cientes da importância da homologação de fornecedores, o processo não é realizado de forma tão simples e organizada dentro das organizações. Isso acontece porque muitas empresas desconhecem as soluções que automatizam os processos e facilitam a gestão de todas as unidades. A Flexy tem uma solução para esta demanda das franquias: a Central de Fornecimento Online para Franquias. Clique aqui para assistir ao webinar, onde explico detalhadamente como ela funciona.
Neste sistema, o dono do portal – e também dono da franquia – oferece uma plataforma online onde os próprios fornecedores fazem o cadastro de seus produtos. Para garantir que eles sejam de qualidade, o gerenciador consegue validar e aprovar todos eles, de acordo com a categoria de fornecimento, por meio de um módulo de curadoria.
Com os fornecedores homologados na plataforma, os franqueados podem garantir os insumos necessários para fazer sua unidade funcionar, com a certeza de que serão de qualidade. O dono do portal pode selecionar um número X de fornecedores de qualquer região do país, inclusive os mais próximos de cada loja, por meio de geolocalização. Os franqueados podem comprar de diversos fornecedores, consultar preços, disponibilidade e distância geográfica, além de fazer o pagamento pelo portal.
Leia também: Como funciona a geolocalização em marketplaces?
Muitos franqueados acreditam que se encontrarem fornecedores por conta própria conseguirão preços menores. Mas isso não é verdade. Com a homologação, ganha-se o poder de negociação. Isso ocorre porque toda a rede compra com a mesma empresa e, com isso, os preços podem diminuir devido à compra em grande escala. Em muitos casos, o franqueador já define em contrato os preços dos produtos, que não podem sofrer variação.
Muitas vezes a franquia está distante da região onde o franqueador está, por isso, é difícil encontrar novos fornecedores. Não podemos negar que os franqueados dessa região tem muito mais know-how para encontrar os fornecedores ideais. Por essa razão, por que não dar a eles a oportunidade de selecionarem os fornecedores oficiais daquele local?
Outra vantagem é que a Central de fornecimento Online centraliza as informações de compra de toda a rede de franquias. Com acesso a todos os dados, o gerenciador consegue analisar a quantidade real de transações financeiras e decidir quem são os melhores fornecedores, qual é a unidade que está comprando mais e quem está fazendo o melhor negócio. Também é possível analisar e descobrir onde a fuga de rede está sendo praticada.
A Central deve se tornar a fonte exclusiva de compra de fornecimento. Essa é a maneira mais efetiva para padronizar a intermediação de compras feitas pelas unidades e evitar fugas de rede. Mas é importante que ela traga benefícios para todas as partes envolvidas: franqueadora, franqueado e fornecedor.
Leia também: Como padronizar a intermediação de compras feitas pelos franqueados?
E aí, a sua franquia sofre com problemas de fuga de rede? Entre em contato com um especialista da Flexy aqui para encontrar a melhor solução para a sua empresa.