departamentos e-commerce B2B

Quais departamentos devo criar para o meu e-commerce B2B funcionar?

Boas práticas para implementar e gerenciar o e-commerce B2B da sua indústria.

Você já escolheu a melhor plataforma de e-commerce B2B para a sua indústria. Agora, precisa iniciar os trabalhos e preparar a equipe para as possíveis mudanças internas. Sim, elas virão! Mas, acredite: você está mais pronto do que imagina para gerenciar o projeto. Entenda quais departamentos você deve criar para implementar e administrar o novo e-commerce B2B.

Por que você está mais preparado do que imagina?

Para integrar a nova plataforma à dinâmica da empresa, alguns departamentos vão demandar maiores cuidados, mas se você já comanda uma indústria, provavelmente está habituado com as diversas atividades que um e-commerce B2B exige para funcionar com sucesso. Isso tornará o processo de implementação muito mais fácil. 

  1. Em uma indústria madura, o cadastro de produtos está praticamente pronto: catálogo, periódico e descrição dos produtos já existem. O comércio B2B já está sistematizado o suficiente para iniciar as vendas online – diferentemente de um modelo B2C que, muitas vezes, precisa começar o processo do zero.
  2. Os departamentos dentro de uma indústria são muito semelhantes àqueles necessários para lançar o e-commerce B2B. Principalmente quando o assunto é controle de estoque e logística. O varejo não está acostumado a trabalhar com estoque de saída: a entrega é feita na mão do cliente, em uma sacola, na loja física. Na indústria, o estoque é embalado para entrega por caminhão e transportadoras. Isto é, o produto pronto para expedição já é uma tradição.
  3. Por fim, uma indústria costuma ter todos os profissionais necessários para operar um e-commerce, principalmente se as funções já estiverem bem especificadas. Podemos citar algumas: administrador financeiro, profissional de compras, cadastro de produtos, estoque, expedição para picking e packing, precificação, promoção, marketing, logística e análise de crédito.

A sugestão é trazer o conhecimento de cada um desses profissionais e alocá-los também para as vendas online no portal. As vendas online e offline podem ser feitas simultaneamente, com a integração completa do e-commerce. O ERP, que carrega dados dos produtos, estoque e logística da sua indústria, deve estar totalmente integrado, garantindo uma operação verdadeiramente omnichannel.

Leia também: Integração entre ERP e E-commerce B2B gera benefícios.  

“O reaproveitamento dos seus funcionários e departamentos é o melhor caminho para gerir o novo portal, com o menor custo.”

Adição de novos profissionais ao departamento.

A necessidade de se preparar para as vendas online e criar um produto competitivo está cada vez maior. Portanto, pode ser necessário contratar ou terceirizar alguns serviços cruciais para o bom funcionamento da loja online.

1. Plataforma de e-commerce B2B de verdade.

A plataforma que você escolheu foi desenvolvida para resolver os problemas das vendas B2B? Em vez de sobrecarregar a equipe de tecnologia da sua empresa, garanta uma plataforma pronta e completa!

Se sua plataforma for preparada para o complexo mercado B2B, você já terá meio caminho andado. Com tecnologia robusta e madura, você não precisará de uma mega estrutura, nem de uma equipe muito grande para fazer o portal funcionar. Um sistema autônomo poupará, inclusive, o trabalho da sua equipe de TI.

+ Leia também B2B de verdade X B2B de mentira: plataforma de e-commerce ideal para a indústria

2. Gerente de E-commerce

Projetos que contam com um profissional dedicado ao sucesso do e-commerce tendem a ter melhores resultados do que os que não tem.

O gerente de e-commerce fará a gestão de todos os profissionais que compõem o departamento. Ele será como um CEO da loja virtual, afinal, um e-commerce deve ser tratado como um novo negócio e não somente como uma ferramenta de vendas. O objetivo principal desse profissional é obter o melhor retorno de investimento. 

3. Agência de Marketing Digital

A contratação de uma empresa especializada em marketing digital é imprescindível para o sucesso da loja virtual.

Indústrias costumam concentrar seus esforços em catálogos ou publicidade tradicional. Mas é preciso investir no digital para mostrar que seu produto também está disponível na internet. Portanto, depois de lançar o portal de vendas online, divulgue!

4. Atendimento ao cliente

No e-commerce, os clientes não têm o apoio do vendedor ou do representante de vendas, por isso, muitas dúvidas podem surgir! É necessário criar uma equipe de atendimento online, seja por meio de um chat, e-mail ou telefone, dedicada exclusivamente às questões da loja virtual.

O bom atendimento pode ser decisivo no fechamento ou não da compra.

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Ao implementar seu e-commerce B2B, alguns desafios podem surgir no caminho. O maior deles são os possíveis conflitos de canais: representantes, distribuidores da indústria e outros intermediários podem se sentir ameaçados pela novidade. 

A solução é simples: incluí-los totalmente no processo de vendas. Para saber como colocar isso em prática, acesse este artigo.

“Lembre-se: o portal online pretende somar os esforços de venda e não dificultar os processos.”

Para garantir ainda mais o sucesso do portal: não esqueça de que os compradores de revenda, os compradores B2B, não estão acostumados a operar uma venda na indústria. Essa função era realizada pelos representantes. 

Por isso, o ideal é que seu e-commerce seja o mais parecido possível com a do comércio B2C, uma vez que eles também são compradores do varejo e estão habituados com esse formato.

Sua indústria não se sente preparada?

Pode ser que ainda haja resistência por parte da empresa para romper a antiga cultura de vendas, seja por:

  • Dificuldade em encontrar profissionais qualificados para gerir o portal;
  • Insegurança em relação ao potencial do e-commerce;
  • Falta de flexibilidade organizacional para introduzir novos processos.

Para essas situações, há três soluções: 

  1. Terceirização completa (até mesmo da gestão); 
  2. Criação de uma startup dentro da sua organização ou;
  3. Vinculação a marketplaces como canal de distribuição

A terceirização completa é uma opção, mas você estará trazendo uma participação externa para o faturamento do negócio, com percentuais entre 25% a 35% de participação do negócio. É preciso avaliar na ponta do lápis.

Quando uma empresa não consegue trazer novidades ou tem dificuldades em alterar uma estrutura operacional, o ideal é que ela crie uma startup a partir desse projeto para viabilizar disrupções em relação aos processos já estabelecidos pela indústria.

A sua nova startup possuirá flexibilidade organizacional e agilidade de execução, permitindo velocidade na adaptação do negócio aos novos produtos. No caso, ao novo portal de vendas online. Para os céticos e os inseguros, essa é a melhor maneira de se acostumar com as mudanças e fazer testes internos.

Por último, a indústria pode iniciar suas vendas online por meio de marketplaces já consolidados no mercado. Nesta estratégia, a empresa disponibiliza seus produtos para o consumidor final sem dar visibilidade à sua marca. Essa é uma medida alternativa e pode ser um primeiro passo em direção a implementação do próprio canal de vendas online.

Baixe o infográfico explicativo.

Organizar a gestão do portal B2B e difinir os departamentos pode não ser uma tarefa tão simples, mas os benefícios a longo prazo serão muito maiores! Para resumir o conhecimento compartilhado nesse artigo criamos um infográfico para você relembrar os principais pontos vistos e acessá-los com facilidade. Baixe AQUI.

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Pode confiar!

Indústrias maduras têm o potencial para organizar a gestão do e-commerce sem grandes mudanças internas. Confie na experiência da sua equipe para fazer o novo portal funcionar: essa é a melhor solução.

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Além de possuir um sistema de e-commerce ideal para o mercado B2B, a Flexy Digital acompanha a implementação da sua plataforma do início do projeto até sua publicação, seja durante o treinamento da sua equipe, na formação dos departamentos ou na criação de uma startup.

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