Clientes inativos são a “galinha dos ovos de ouro” das indústrias. Em geral, esses clientes foram despriorizados pelos Representantes Comerciais por serem de pequeno ou médio porte, pela falta de regularidade de pedidos ou por estarem longe de sua rota. Afinal, para esses profissionais, nem sempre vale a pena realizar o deslocamento pela comissão que receberão.
No entanto, a recuperação de clientes inativos em vendas B2B é um passo cada vez mais importante no cenário de crise atual, uma vez que possuem um grande potencial conjunto de vendas. Você sabia que eles representam, entre 40% e 60% da carteira total de clientes de uma indústria?
O assunto é tão importante que eu desenvolvi um guia de como recuperar clientes inativos.
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Pensando na recuperação de clientes inativos
Presume-se que o cliente inativo já comprou da indústria e, por alguma razão, não continuou o relacionamento. Para pensar em estratégias de recuperação, é preciso, primeiro, entender por que ele foi embora. Existem vários motivos que tornam um cliente inativo, como inadimplência, descontentamento com o atendimento e até falência do comprador. Mas, no geral, eles estão ligados ao que eu comentei no início do texto: falta de assistência por parte do representante. Se esse for o problema, vale a pena reabrir o canal de comunicação. Como fazer isso?-
E-mail marketing
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Televendas
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Remarketing
6 thoughts to “Estratégias de recuperação de clientes inativos em vendas B2B”
Na empresa onde trabalho existe uma grande movimento em cima dos clientes inativos devido a sua grande importância para as metas da empresa, inclusive é feito um forte trabalho via televendas que busca o contato e recuperação, porém muitos desses clientes na maioria das vezes pequenos não tem a frequência de compra. Analisando o texto percebe-se que o e-commerce B2B seria uma opção sensacional para esta situação onde o cliente se sentiria mais livre e menos pressionado para fazer as compras, com certeza o incremento de faturamento seria considerável neste novo canal. Este canal também poderia ser utilizado para vender itens com estoque com giro lento ou até mesmo itens que já saíram de linha. Outra opção seria fazer um marketplace dos maiores distribuidores da região onde os clientes menores poderiam pesquisar os preços e escolher a melhor opção de entrega para sua região.
Nas exportações esse processo de recuperação de clientes pode ser um pouco mais complexo, contarei uma experiencia que ocorreu comigo, tínhamos um cliente na África do Sul, porém o acesso era bem restrito, e sofríamos com a logística devido a alguns embargos, na empresa temos o conhecido e-mail marketing, que sempre envia as novidades, e uma delas foi a otimização da logística, buscando soluções para as entregas mais longínquas imagináveis, tínhamos uma missão de conseguir levar o produto a qualquer lugar do planeta, nosso cliente africano havia se afastado devido a todo estresse que era para ele para realizar uma importação, após ele ver esse comunicado do e-mail marketing, ele entrou em contato novamente conosco, perguntou se conseguiríamos fazer um estudo para que ele pudesse receber a mercadoria sem tem que passar por complicações nacionais, propusemos então, enviar a mercadoria dele para Luanda – Angola, e de Angola, ele poderia fazer a transferência via canal marítimo ou rodoviário, sabemos que após esse embarque, ele ficou muito grato e se tornou um cliente fiel fazendo uma média de 3 grandes pedidos/ano.
Parabéns. Compreendeu o conceito