Como escolher fornecedores de longo prazo?

Encontrando parceiros para “a vida toda”.

A escolha dos fornecedores de produtos e serviços essenciais para o seu negócio interfere diretamente no bom funcionamento da sua empresa. Seja para uma loja física ou loja virtual, a parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança – assim como em um casamento. Depois do “sim”, tudo o que se espera é uma relação estável e duradoura.

Como escolher fornecedores a longo prazo

Quando falamos em projetos de tecnologia, a escolha dos fornecedores a longo prazo é ainda mais importante. O processo de implementação é bastante complexo: demanda tempo, dedicação e alto investimento. Além disso, trabalha-se com base de dados, o que torna a operação ainda mais trabalhosa e digna de cuidados. “Refazer este processo de tempos em tempos é exatamente replicar todas essas tarefas e processos, com o risco de perder dados, que são a parte mais frágil em projetos dessa natureza”, explica Sidney Pinheiro, consultor comercial da Flexy. Por isso, escolha bem o seu fornecedor.

  • Busque referências

Qualidade, disponibilidade, flexibilidade e preço são critérios imprescindíveis na hora de escolher um bom fornecedor de software. Para ter certeza, busque referências. Não espere o testemunho de clientes sobre um “mar de rosas”. Mas perceba se ele está presente principalmente nos momentos de tensão, se está disposto a caminhar do seu lado.

  • Defina quem faz o quê

Ainda mais importante é definir um fornecedor específico para cada necessidade. Não existe um “faz-tudo” da tecnologia. Quando isso for o prometido, desconfie.

Se na loja física você contrata um instalador de piso, um eletricista, um fornecedor de maquininha de pagamento, entre muitos outros, na loja virtual não será diferente. Selecione a empresa mais preparada para solucionar esse problema específico – e que não vai te decepcionar com falsas promessas. Na prática, você precisará listar os serviços a contratar, como no exemplo:

  • Plataforma de venda – Empresa x
  • Sistema antifraude – Empresa y
  • Desenvolvedor de layout – Empresa z

Depois disso, entenda qual é a responsabilidade de cada fornecedor. Saber o que esperar de cada um é a melhor maneira de evitar desgastes no relacionamento.

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Lembre-se: o sucesso do seu negócio digital não dependerá de uma plataforma “milagrosa”. O aumento das vendas se dará pela união de esforços: qualidade do produto, público interessado, ações de comunicação, atendimento e tecnologia segura.

  • Casamento perfeito?

Não existem relacionamentos perfeitos nem fornecedores perfeitos. Mas é possível desenvolver grandes – e longas – parcerias de sucesso. Os segredos para um casamento longevo são, em resumo:

  • Gestão de expectativas – Saber o que esperar do outro;
  • Confiança – Saber que o produto/serviço é de qualidade e que eles serão entregues com excelência;
  • Cumplicidade – Vontade de crescer junto;
  • Empatia – Se colocar no lugar do outro;
  • Gestão de conflitos – Saber lidar com os conflitos que virão;
  • Alto grau de comunicação – Alinhar objetivos, trocar informações;
  • Transparência – Ser franco desde o início.

Ficou alguma dúvida? Conte a suas experiências com fornecedores nos comentários. Seu feedback é muito importante!

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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